Brasil

Ponto de Equilíbrio: Há mais de 20 anos, banda é referência do Reggae brasileiro

Foto: Divulgação

Há duas décadas a música reggae uniu amigos de infância e fez nascer o Ponto de Equilíbrio num grande berço da música, o bairro carioca de Vila Isabel. Com Helio Bentes (vocal), Pedro ‘Pedrada’ Caetano (baixo), Márcio Sampaio (guitarra), Tiago Caetano (teclado), Lucas Kastrup (bateria) e Marcelo Campos (percussão), o grupo de Reggae utiliza a música como forma de lutar por paz e igualdade social.

Em seu primeiro CD, gravado e lançado de forma independente, a banda alcançou a marca de 50 mil cópias vendidas, conquistando a notoriedade necessária para que fossem procurados por grandes gravadoras. De lá para cá foram lançados 4 álbuns de estúdio, 2 DVDs ao vivo e algumas coletâneas, disponíveis nas plataformas digitais.

Natural da Vila Isabel, zona norte carioca,  a banda, fundamentada no autêntico reggae roots, tornou-se uma das principais referências do reggae no Brasil. Compostas pelos próprios integrantes, suas letras transmitem mensagens de igualdade, amor e justiça, de acordo com a filosofia rastafari. Além disso, como bons cariocas, o som conta com influências de dub e samba e de outros ritmos como a capoeira de Angola, o maculelê, a salsa e o maracatu.

O próprio nome da banda resume o objetivo dos músicos: o equilíbrio entre o céu e a terra, entre o positivo e o negativo, o bem e o mal. “Esse é o ponto que todos nós buscamos e para onde todos retornaremos, quando for terminada nossa missão nessa vida”, explicam os músicos.

Ao longo de 20 anos de carreira, o Ponto construiu uma legião de fãs que levaram muita energia positiva para grandes palcos do Brasil e de outros países, como Itália, Noruega, Portugal, Chile, Argentina e Moçambique. Identificado por muitos como a principal representante do Reggae Roots brasileiro, a banda traz na história músicas gravadas com Don Carlos, The Congos, Groundation e Alborosie, ícones do Reggae internacional. Entre os artistas nacionais, a banda coleciona participações com nomes de peso: Ivete Sangalo, Emicida, Marcelo D2, Gabriel Pensador, Rael, Rincon Sapiência, entre outros.

Neste ano, a banda já lançou “Mais que Desejo”, em parceria com Maneva, e “Reação” ao lado dos amigos do Mato Seco. O Ponto promete ainda um álbum completo até o final do ano pela Kilimanjaro Records.

Sair da versão mobile