Blog Pira Cultural
Peça retrata a relação de Maria Thereza Goulart e seu estilista Dener Pamplona
Maria Thereza Goulart, esposa do ex-presidente João Goulart (1919-1976), foi uma das primeira-damas mais estilosas de todos os tempos e viveu momentos muito duros ao ter seu marido deposto por um golpe militar e ter que se exilar, junto com ele e seus filhos, no Uruguai. As apresentações acontecem às quartas e quintas-feiras, às 20h, até 28 de abril no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura em São Paulo.
No entanto, pouco se fala sobre a amizade com seu estilista Dener Pamplona de Abreu, responsável pelos vestidos que mais deram o que falar na época e que morreu de cirrose em 1978 aos 41 anos. Pensando nisso, a atriz Angela Dippe convidou José Eduardo Vendramini para adaptar para o teatro a biografia de Maria Thereza, Uma Mulher Vestida De Silêncio, escrita pelo jornalista Wagner William.
Angela também interpreta o papel da ex-primeira dama e divide a cena com Thiago Carreira, que interpreta Dener. A direção ficou a cargo de Ricardo Grasson. O espetáculo tem como pano de fundo um dos momentos mais turbulentos que o País já viveu, a ditadura militar. O espetáculo tem diálogos precisos e ainda conta com uma televisão no cenário com imagens históricas do período retratado em cena.
No dia da estreia, a própria Maria Thereza veio prestigiar o espetáculo e autografar a sua biografia. A ex-primeira-dama disse que adorou o espetáculo e que ficou impressionada com a semelhança do ator Thiago Ventura com seu amigo Dener, já falecido. Lúcida e ativa, aos 85 anos, ela foi atenciosa com todos os que estiveram presentes na Livraria Cultura.
“Ao colocar dois atores em cena, pretendi não só fazer alguma síntese possível daquele extenso período, como também elogiar a lealdade e a amizade entre duas figuras ímpares da história do nosso país. Ela, nossa primeira-dama mais bonita, que evoluiu da ingenuidade própria da juventude para o duro amadurecimento trazido pelo longo exílio; ele, talentosíssimo criador da moda brasileira, grande nome nacional e internacional, consumido precocemente por seu enorme brilho pessoal”, revela o autor José Eduardo Vendramini.
No dia 31 de março, data que marca o dia do golpe militar, haverá um debate após o espetáculo para debater este momento triste de nossa história, com a participação da jornalista Mônica Dallari, a cineasta Susanna Lira, o vereador Eduardo Suplicy e o filósofo, poeta, escritor e presidente do Instituto João Goulart e presidente do PCdoB-DF João Vicente Goulart vão conversar sobre o tema O que o golpe mudou em NOSSAS vidas? com mediação do jornalista Don Ernesto.
Espetáculo MARIA THEREZA E DENER
Temporada: Quartas e quintas, às 20h. Até 28 de abril.
Classificação: 12 anos.
Duração: 70 minutos.
Ingressos: R$50 e R$25.
Vendas Sympla.com.br