Blog Pira Cultural
Peça itinerante aborda a precarização do trabalho e a gentrificação
O coletivo A Digna, que completa 11 anos, sempre criou produções que dialogam com a cidade. Em seu mais novo espetáculo, Estilhaços de Janela Fervem no Céu da Minha Boca, o grupo aborda a precarização das relações trabalhistas e a gentrificação, processo que consiste no apagamento da identidade de bairros para a construção de condomínios de alto padrão.
Antes do espetáculo começar, o espectador recebe vídeos do proprietário de um novo empreendimento de alto padrão, localizado no bairro paulistano da Barra Funda, e de algumas moradoras de um outro condomínio do mesmo grupo.
Em seguida, um motorista de aplicativo busca o espectador em sua casa e o leva até o local do suposto lançamento imobiliário. No percurso, o motorista compartilha assuntos que são tratados no espetáculo e há também uma rádio ficcional, que toca o tempo inteiro no carro, trazendo músicas, propagandas e entrevistas com as personagens. Cinco ciclistas entregadoras, que fazem parte do coletivo Señoritas Courier, também participam do espetáculo fazendo intervenções durante o percurso.
Ao chegar no local do espetáculo, são mostrados dois vídeos (um para cada grupo de espectadores) sobre o drama familiar de alguns moradores do condomínio, como a história de mãe e filha que não conseguem manter um diálogo. A filha, interpretada por Ana Vitória Bella, apenas consegue se expressar através de um canal no YouTube sobre bebês reborn, enquanto a mãe, interpretada por Eliana Bolanho, exalta a ditadura e trata seus cães como filhos. No final, após a morte de um jovem entregador, alguns ciclistas fazem um desabafo sobre a precariedade do trabalho e a falta de reconhecimento.
Um espetáculo forte, corajoso e que propõe uma reflexão sobre a importância de tornar nossa cidade mais humanizada, onde as pessoas possam sair de suas bolhas e enxerguem os menos favorecidos, que são explorados em trabalhos desumanos. São apenas 12 carros disponíveis, que podem transportar até 24 pessoas. É possível comprar ingressos para as duas últimas apresentações da peça, nos dias 27 e 28 de novembro, às 18h. As vendas começam às 12h desta sexta-feira (19) no site da companhia.