Blog Pira Cultural

Peça Escola de Mulheres celebra os 400 anos de Molière

Para celebrar os 400 anos do dramaturgo francês Moliére, o Teatro Aliança Francesa montou a peça Escola de Mulheres. Com direção de Clara Carvalho, a comédia, escrita há 360 anos, mostra a força da mulher sobre o machismo e conservadorismo da burguesia.

Escrita em 1662, o espetáculo conta a história de Arnolfo que decide criar Inês, filha de uma pobre camponesa. Ele a tornou prisioneira para que se mantivesse na ignorância e se tornasse submissa a ele até que completasse os 18 anos e pudesse se tornar sua esposa. No entanto, a jovem acaba se apaixonando por Horácio, filho de seu melhor amigo.

Ironicamente, Arnolfo, também chamado de Cornélio, vira confidente de Horácio, que nem imagina que conversava com o algoz de seu grande amor. Mesmo impedindo que o relacionamento dos jovens acontecesse, a força do amor se impôs.

“Como em muitas de suas peças, as personagens femininas de Molière são perspicazes, inteligentes e descobrem como se empoderar numa circunstância a princípio desfavorável e o plano de Arnolfo mostra-se muito difícil de implementar. Sente-se no texto a simpatia de Molière pelas mulheres. O machismo patológico é escancarado, ridicularizado e, sentimos um viés francamente feminista”, disse Clara Carvalho.

Serviço:

Escola de Mulheres

Até 27 de março. 

Quinta a sábado, às 20h; e domingo, às 18h

Preço: Quinta e Sexta: 40,00 (Inteira) e 20,00 (Meia) / Sábado e Domingo R$60 (Inteira) e R$30 (Meia). 

Compra Online: https://bit.ly/EscolaDeMulheres

Classificação: 12 Anos. Duração: 85 Minutos

Sair da versão mobile