Brasil
‘Oxóssi’: Kamaitachi homenageia orixá em novo single
O cantor e compositor Kamaitachi está prestes a lançar seu mais recente trabalho, o single “Oxóssi“, que chegará no dia 15 de setembro. Este lançamento será uma experiência única para os amantes do universo da animação em 3D, assim como da música e da cultura afro-brasileira.
- Com Léo Santana e Rachel Reis, Filhos de Jorge lança o álbum ‘Ninguém Tá Só’
- Margareth Menezes relança álbuns ‘Naturalmente Acústico’ e ‘Naturalmente’
- Ella Medrá estreia clipe de ‘Sim ou Não’ e encerra trilogia sobre flerte e decepção
A canção estará disponível à 00h e o clipe chegará no YouTube no mesmo dia, às 12h. A inspiração por trás da faixa surgiu após uma experiência profundamente espiritual em uma “gira” de Umbanda. O músico compartilhou que sua jornada pessoal na busca de identificação com os orixás o conduziu ao Orixá Oxóssi, o guardião da mata e destemido guerreiro. Esta experiência significativa levou-o a compor uma música que reflete a importância da religião na vida das pessoas e abriu as portas para uma compreensão mais profunda desse universo espiritual.
“Oxóssi é representado tanto na Umbanda quanto no Candomblé, sendo venerado como uma entidade da mata e um destemido guerreiro que utiliza apenas uma flecha, nunca errando o alvo. Nas antigas tradições africanas ele era visto como o protetor dos caçadores, zelando por todos que saíam de casa para trabalhar. Essa canção me proporcionou muitas reflexões e despertou mais ainda o meu interesse para me aprofundar no tema”, explica Kamaitachi.
Além disso, o cantor teve como referência o trabalho de artistas notáveis, como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, já que também tratam de temas relacionados à religiões de matrizes africanas em suas músicas. Ele incorporou elementos dos pontos entoados durante as giras para criar a faixa de uma forma mais autêntica possível.
O clipe do single é uma animação meticulosamente criada pela equipe de animação do Kamaitachi. A abordagem cartunesca foi escolhida para retratar a atmosfera,os personagens e a culinária associados à entidade. A equipe teve a orientação de um membro praticante do Candomblé, garantindo uma representação fiel. Os personagens do clipe são inspirados na rica mitologia de Oxóssi, o guerreiro da única flecha, e trazem essa figura única à vida de forma cativante.
A composição é assinada por Kamaitachi e a produção fica por conta de Marcus Maia, que também trabalha com outros nomes da música, como Day Limns e Konai. “Que esse teu arco só tem uma flecha / Canta seu ponto, Okê Arô / Acerta o pássaro da feiticeira / Porque no fim, tu é o protetor”, versa o músico.
Estilo de Animação
Kamaitachi tem uma afinidade especial por animações, pois permite passear por conceitos que seriam difíceis de transmitir em vídeos tradicionais. Suas animações têm conquistado o público, que aprecia a capacidade única do artista de transformar um conteúdo que o inspira em experiências envolventes e didáticas.
A relação do cantor com as animações vem desde a infância, quando ele escrevia histórias em quadrinhos. Aos 24 anos, o carioca já acumula mais de 1.5 milhão de seguidores em seu perfil do TikTok e 1 milhão no Instagram. No YouTube, ele tem 2.71 milhões de inscritos, além de mais de 520 milhões de visualizações em seus vídeos, seguidos de 1.2 milhão de ouvintes no Spotify.