Brasil

OXA lança novo single ‘Não Tenta’ que traz uma mensagem de autoestima, autoconfiança, resiliência e superação

Foto: Divulgação

OXA divulga seu novo single “Não Tenta” no primeiro minuto desta sexta-feira, 8. O single também ganhou um videoclipe super produzido com direção de Adrian Taubenheim. A música, no ritmo do funk, traz uma mensagem de autoestima, autoconfiança, resiliência e superação.

A produção da faixa tem assinatura dos produtores HITMAKER, que já trabalharam com grandes nomes como Anitta, Luísa Sonza e Ludmilla. A coreografia no audiovisual ficou por conta da cantora e do coreógrafo Eddy Soares, responsável por “MODO TURBO”, além de já ter colaborado com estrelas internacionais como Selena Gomez e Tove Lo.

“Setenta vezes eu caí / Mas eu levantei oitenta”, diz o refrão de “Não Tenta”. E quem nunca passou por isso? Composta pela própria OXA, em parceria com Tállia, Raphael Klismman, Wallace Viana, André Vieira e Breder, a letra passa um sentimento de empoderamento, de resistência às adversidades da vida. “Quis me derrubar, mas não deu muito certo / A vida me fez forte e firme igual concreto”, canta a artista em outro verso. “Não é um afronte a ninguém. E, sim, uma forma de oração em funk pra todes que já caíram, entenderam o porquê da queda e se levantaram”, explica a cantora, que se identifica tanto com pronomes femininos quanto masculinos.

A força de vontade e o ímpeto de nunca desistir não são novidades para a paulista, que enfrentou vários desafios durante toda sua vida como uma pessoa queer, com origem humilde e imigrante em outro continente. “Sei do meu propósito, da minha ancestralidade e tenho responsabilidade por esse espaço que venho tendo”, ela esclarece. “Quero em um futuro breve poder ver outros(as) artistas queer nas mesmas posições!”, completa.

A produção da faixa ficou com HITMAKER, que coleciona nomes de peso no currículo. Entre eles, Anitta (“Combatchy”), Luísa Sonza (álbum “Pandora”), Ludmilla (“Cheguei” e “Favela Chegou”), IZA (“Toda Sua”), Lexa (“Taradinha” e “Bota O Colete”) e outros. A parceria com OXA é celebrada: “O processo de nascimento de ‘Não Tenta’, foi desafiador e delicioso”. Além disso, sobre a internacionalização do funk, com a qual a artista colabora com o novo som, acrescentam: “A felicidade do autor/produtor/artista, vai muito além do tamanho do espaço que ele ocupa em números e foca no espaço que ocupa no coração das pessoas, em se conectar com elas, e saber que podemos nos conectar com pessoas do mundo todo, que a música nos proporciona isso, é gratificante!”.

Filmado em Hamburgo, na Alemanha, o videoclipe mostra uma fisicalidade muito intensa da artista e dos bailarinos, com figurinos que mostram o corpo e danças que conversam com esse conceito artístico. OXA aparece em um estacionamento pouco iluminado. O audiovisual acompanha a história de superação e autoafirmação da música, usando elementos da moda e da dança para representar a narrativa de queda e ascensão da protagonista. “No final, juntando todas as peças do quebra-cabeça, a mensagem a seguir é que não estou mais na posição de presa fácil”, conta ela.

A moda de “Não Tenta” possui fortes referências na estética de “mulher guerreira” popularizado pelo renomado estilista Thierry Mugler. Beyoncé foi uma das estrelas que mais usou esse conceito em seus trabalhos e inspirou OXA a ter em seu novo projeto esse visual carregado de uma energia lutadora, dominadora e empoderada. Com muito couro e inspiração também em um estilo motociclista, cada roupa tem um significado para a narrativa de “Não Tenta”.

A ideia era simbolizar a transformação interior de OXA para a nova OXA através das roupas”, acrescenta o diretor Adrian Taubenheim. Sobre as alusões utilizadas no vídeo, ele compartilha: “A única cena que tem referência direta é a cena de introdução. Ela deitada no chão no escuro, inconsciente, encontrou sua inspiração no filme “Coringa” (Joaquin Phoenix) quando ele foi espancado sem motivo por estranhos”. Além disso, ele não poupa elogios para a brasileira: “É empoderador trabalhar com uma artista tão inspiradora que é mestre em seu ofício”.

A dança pra mim, assim como qualquer arte, também reflete uma comunicação sem necessariamente precisar de palavras. Através do corpo da OXA pude criar essa comunicação para além da letra da música”, conta o coreógrafo Eddy Soares. “Essa letra tem uma mensagem bem forte e o beat nos traz um universo bem Brasil. Tentei ao máximo seguir essa dinâmica e transportar a força da mensagem para os corpos”, ele entrega.

OXA é uma cantora e dançarina brasileira, nascida no interior do estado de São Paulo, que há anos reside na Europa. Cada letra de seu nome tem um significado importante: “O” representa tudo que existe na energia masculina na natureza, “A”, na feminina, e “X” retrata sua alma/corpo transitando por essas energias. Sente-se confortável com os pronomes ele/ela/deles/delas e se considera integrante da comunidade queer, possuindo um gênero fluido.

Viralizou mundialmente após performar “Born This Way”, de Lady Gaga, no The Voice da Alemanha, no qual chegou até as semifinais. Em seu currículo, possui famosos musicais, como “Tarzan”, “Rei Leão”, “Kinky Boots”, “West Side Story” e “Tina Turner”. Além disso, já dançou no palco com Jennifer Lopez por quatro meses em sua residência em Las Vegas e teve uma música no EUROVISION, uma das maiores competições de música no planeta.

Sair da versão mobile