Connect with us

Subscribe

A Forma da Água. Foto: Divulgação.

Filmes

Oscar 2018: Melhor Figurino e Direção de Arte

A Forma da Água. Foto: Divulgação.

No dia 4 de março, acontece a grande festa do cinema – o Oscar! Até lá, o PopNow te deixará a par de tudo sobre a premiação, que este ano chega à sua 90ª edição. Hoje vamos conhecer melhor os indicados de duas categorias, ambas essenciais para estabelecer o universo de um filme.

Leia mais: Oscar 2018: Confira a lista de indicados ao maior prêmio do cinema mundial
Oscar 2018: Jimmy Kimmel voltará como apresentador

MELHOR FIGURINO:

A Bela e a Fera:

A Bela e a Fera. Foto: Divulgação.

A Bela e a Fera. Foto: Divulgação.

A figurinista britânica Jacqueline Durran teve a missão de transpor para o modo live action o vestuário do clássico conto de fadas – que tem peças, como o vestido amarelo da Bela e o terno azul da Fera, já cravadas no imaginário popular. Tanto é que a figurinista tomou a animação da Disney, de 1991, como referência principal, e usou a moda francesa do século 18 como fonte adicional de inspiração para vestir a galeria de personagens desta versão de 2017, estrelada por Emma Watson.

Durran já foi anteriormente indicada 4 vezes ao Oscar, tendo levado a estatueta, em 2013, pelo trabalho em Anna Karenina.

O Destino de uma Nação:

O Destino de uma Nação. Foto: Divulgação.

O Destino de uma Nação. Foto: Divulgação.

Jacqueline Durran conseguiu o feito de ser indicada por dois filmes este ano, e o segundo é este retrato dos dias em que Winston Churchill se tornou Primeiro-Ministro da Inglaterra em meio à Segunda Guerra Mundial. Os figurinos refletem o ano em que se passa o filme, 1940, mas, seguindo o tom geral de tensão política, segue uma linha mais sóbria – e a figurinista ressalta, de fato, que trabalhou com uma paleta mais limitada de cores.

Vale notar que esta é a quarta vez em que Durran é indicada por um filme do diretor Joe Wright. Os outros foram Orgulho e Preconceito (2005), Desejo e Reparação (2007), e o já citado Anna Karenina, que a consagrou vencedora.

Trama Fantasma:

Trama Fantasma. Foto: Divulgação.

Trama Fantasma. Foto: Divulgação.

Este é um indicado, digamos, um tanto óbvio da categoria, já que a trama do filme gira em torno de um estilista de alta costura, interpretado por Daniel Day-Lewis, e, sendo assim, vários modelos de vestidos são mostrados durante o filme – como criações do personagem Reynolds Woodcock. O figurinista Mark Bridges procurou manter fidelidade aos anos 50, mas usando as peças como elementos de leitura do filme, espelhando o estado de espírito dos personagens. “Nossas escolhas nunca são aleatórias (…) Há sempre algum tipo de ressonância”. Ainda segundo Bridges, os protagonistas, Day-Lewis e Vicky Krieps (que veste boa parte dos modelos no filme) também se envolveram na criação dos figurinos.

Mark Bridges venceu esta categoria, em 2012, por O Artista, e foi indicado, em 2015, por Vício Inerente, de Paul Thomas Anderson – mesmo diretor deste Trama Fantasma.

A Forma da Água:

A Forma da Água. Foto: Divulgação

A Forma da Água. Foto: Divulgação

Para caracterizar os personagens de A Forma da Água, Luis Sequeira trabalhou muito de perto com a equipe de direção de arte e de fotografia – juntos, sob o comando do diretor Guillermo del Torofizeram uma sistematização das cores utilizadas no tratamento visual do filme. Sequeira pesquisou em fábricas americanas para criar as vestimentas do laboratório de pesquisas – e os tons pastéis evocam o clima de opressão e paranoia do contexto Guerra Fria. Para a personagem Elisa, foi usado o recurso de transição gradual de seu figurino para a cor vermelha ao longo do filme, refletindo a evolução do relacionamento da personagem com o homem-peixe na trama.

Esta é a primeira indicação de Luis Sequeira ao Oscar. Ele desenhou os figurinos de filmes como Mama (2013) e Carrie: A Estranha (2013).

Victoria & Abdul:

Victoria & Abdul. Foto: Divulgação.

Victoria & Abdul. Foto: Divulgação.

A figurinista irlandesa Consolata Boyle foi responsável por criar, aqui, os figurinos de uma corte inglesa do ano de 1887, época do jubileu da Rainha Victoria – que, no filme, forma uma amizade com o servo indiano Abdul. Num trabalho que marca pela pompa, ressalta-se o peso das vestimentas usadas por Judi Dench no filme e a predominância inicial da cor preta nas vestes da rainha (segundo a figurinista, muitas pessoas ficavam permanentemente de luto naquele tempo), mas que na evolução da personagem vai evoluindo para tons de cinza escuro e roxo escuro.

Esta é a terceira indicação de Boyle ao Oscar e todas elas foram em colaborações com o diretor Stephen Frears: A Rainha (2006), filme sobre outra monarca britânica, a contemporânea Elizabeth II, e Florence Foster Jenkins (2016).

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE:

A Bela e a Fera:

A Bela e a Fera. Foto: Divulgação.

A Bela e a Fera. Foto: Divulgação.

Um trabalho certamente grandioso o de criar toda a ambientação desse universo de conto de fadas. Mesmo com o uso de efeitos de computação gráfica, a produção de arte quis um alto nível de realismo e detalhismo nos sets, tendo como grande referência o rococó francês. Mas não apenas; por exemplo, a biblioteca do castelo foi inspirada em uma biblioteca existente em Coimbra, Portugal, ao passo que a decoração da ala oeste foi baseada no barroco italiano. Além disso, a equipe complementou os designs dos objetos animados (Lumière, Horloge), com relação à versão de 1991.

A dupla Sarah Greenwood e Katie Spencer já havia sido indicada 4 vezes anteriormente, mas nunca venceu.

Blade Runner 2049:

Blade Runner 2049. Foto: Divulgação.

A equipe de Dennis Gassner e Alessandra Querzola foi a responsável por criar o mundo distópico, pautado pela brutalidade (como o diretor Denis Villeneuve definiu a essência do filme), da continuação de Blade Runner – “um mundo duplamente distópico”, se comparado ao original, segundo Gassner. O designer de produção também revelou que sua a prioridade foi a atualização do Spinner, o veículo policial voador, que estabeleceria um padrão de linguagem visual a ser aplicada ao restante daquele universo.

Essa é a sexta indicação ao Oscar de Dennis Gassner, que venceu, em 1992, por Bugsy. Já para Alessandra Querzola esta é sua primeira indicação.

O Destino de uma Nação:

O Destino de uma Nação.. Foto: Divulgação.

O Destino de uma Nação. Foto: Divulgação.

Novamente, assim como na categoria Figurino, a mesma equipe de A Bela e a Fera se repete aqui. A designer Greenwood conta que “o desafio era recriar a Londres histórica de um modo que parecesse autêntica e se encaixasse naquela era (da ascensão de Churchill ao poder)”. Elas tiveram que recriar locais famosos da capital inglesa, como o Parlamento, o Palácio de Buckingham, a Downing Street, sempre encaixando-os, num trabalho conjunto ao da fotografia, na atmosfera densa que o filme pedia.

Assim como a figurinista Jacqueline Durran, Sarah Greenwood e Katie Spencer são colaboradoras de longa data do diretor Joe Wright, já tendo sido indicadas por outros três filmes dele: Orgulho e Preconceito, Desejo e Reparação e Anna Karenina. Elas possuem uma outra indicação pelo trabalho no filme Sherlock Holmes (2009).

Dunkirk:

Dunkirk. Foto: Divulgação.

Dunkirk. Foto: Divulgação.

O production designer Nathan Crowley assinou a direção de arte de todos os filmes de Christopher Nolan desde Insônia (2002) e comentou que “enquanto Interestelar (o filme anterior de Nolan) foi o mais pesado em termos de trabalho de design, este foi o mais rigoroso fisicamente”. Crowley se refere às condições de filmagem em locação, com desafios logísticos e meteorológicos. Além das embarcações e aviões, sua equipe teve que recriar o molhe, que é uma estrutura de pedras entrando no mar, semelhante a um píer, que teve papel fundamental na Batalha de Dunkirk.

Crowley tem 3 indicações anteriores, todas por filmes de Nolan: O Grande Truque (2006), O Cavaleiro das Trevas (2008) e Interestelar (2014). O decorador de set Gary Settis, por sua vez, também tem a indicação por Interestelar, mas suas outras duas são por outros filmes: O Poderoso Chefão – Parte III (1990) e A Troca (2008).

A Forma da Água:

A Forma da Água. Foto: Divulgação.

A Forma da Água. Foto: Divulgação.

Para criar a ambientação do mundo fantástico de Guillermo del Toro, a equipe de arte procurou, primeiramente, se situar no período (1962). O laboratório onde a protagonista Elisa trabalha e conhece a criatura aquática foi baseado na arquitetura brutalista, enquanto os cenários dos apartamentos sobre o cinema se encaixam na lógica visual de cores do filme – enquanto o de Elisa tem uma aura verde, o de seu vizinho Giles é infundido com marrons calorosos e dourados.

O designer de produção é Paul D. Austerberry e os decoradores de set são Shane Vieau e Jeff Melvin. Essa é a primeira indicação ao Oscar dos três.

Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Written By

Mineiro, 24 anos, morando no Rio há 5, graduado em Cinema e Audiovisual, roteirista, amante de filmes de qualquer espécie. Eventualmente ator, também eterno estudante e praticante de astrologia e tarot, hoje dedica-se, principalmente, à escrita. Gosta de acompanhar o show business em geral.

Mais Populares

Lady Gaga. Foto: Reprodução / Twitter (@RecordingAcad) Lady Gaga. Foto: Reprodução / Twitter (@RecordingAcad)

Eduardo Paes confirma contrato com artista internacional para evento em Copacabana

Pop

Remy, filho de Kelly Clarkson, emociona ao cantar ‘My Way’, de Frank Sinatra

Pop

Festival de Verão Salvador confirma novas atrações para a edição de 2025

Festival

DENNIS DENNIS

DENNIS lança ‘Jogadora Cara’, parceria com Ludmilla e Felipe Amorim

Brasil

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop