Pop
Orquestra Tabajara fará baile gratuito pré-Réveillon na Praia de Copacabana
Aproveitando o movimento turístico que já acontece na cidade maravilhosa, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, convidou a Orquestra Tabajara, uma das mais tradicionais do país, a promover um baile gratuito a céu aberto em plena Praia de Copacabana, fazendo um aquecimento para o Réveillon de Copacabana. O evento vai acontecer no dia 29 de dezembro, das 21h às 23h. Neste show, sob a regência do Maestro Francisco Araújo, filho do Maestro Severino Araújo. A apresentação contará com a participação de 35 músicos, no total, e mais oito bailarinos. A produção do evento Pré-Réveillon é da SRCOM.
No repertório do grande baile que promete atrair moradores e turistas que estiverem no Rio para dançar nas areias de Copacabana, mais precisamente em frente ao Copacabana Palace, estarão clássicos nacionais e internacionais, como “Aquarela do Brasil”, “Garota de Ipanema”, “Anos Dourados”, “Moonlight Serenade”, “New York, New York”, “As Time Goes By” e “Besame Mucho”, entre muitos outros.
Sobre a Orquestra Tabajara:
A Orquestra Tabajara foi fundada em 1934, na cidade de João Pessoa (Paraíba), pelo empresário e cônsul holandês Oliver Von Sohsten. Na época, a orquestra levava o nome de Jazz Tabajara. Em 1937, com a inauguração da Rádio Tabajara, a orquestra foi contratada para fazer parte de seu elenco. Nesse período, Severino Araújo foi convidado para integrar o naipe de saxofones da orquestra, que já contava com músicos conhecidos, dentre os quais K-Ximbinho,Waldyr Brito (Pássaro triste), José Leocádio, Geraldo Medeiros, Porfírio Costa e Raimundo Napoleão. Cláudio de Luna Freire e Olegário de Luna Freire (diretor). Com a morte repentina de Luna Freire, Severino Araújo, aos 21 anos de idade, assumiu a direção da orquestra, que se tornaria uma das mais famosas orquestras populares do Brasil.
Cantores famosos como Francisco Alves, Orlando Silva, Déo, Ciro Monteiro e outros, excursionaram pelo nordeste, acompanhados pela orquestra. Daí, a fama da orquestra chegou ao Rio de Janeiro, então capital do país e pólo de produção musical. Em dezembro de 1944, a Orquestra Tabajara recebeu da Rádio Tupi o convite para se apresentar na capital e a estreia aconteceu no dia 20 de janeiro de 1945, com grande repercussão no país.
A orquestra já realizou muitas apresentações no exterior. Em 1952, tocou em Paris, por ocasião do lançamento do algodão brasileiro, na Festa do Jaques Fath; em 1955, se apresentou no Carnaval de Montevidéu; no ano de 1961, se apresentou na Feira Internacional, em Buenos Aires;
Em 1989, a Tabajara tocou no Cassino Estoril, de Lisboa, e, em 1990, excursionou por diversas cidades de Portugal. Em 2006, Severino Araújo deixou o comando da Orquestra Tabajara. Araújo comandou a Orquestra Tabajara por 74 anos. Em 2012, morreu o maestro Severino Araújo, aos 95 anos de idade. Seu irmão, Jayme Araújo, assumiu o comando do grupo.
Serviço:
Baile Gratuito a céu aberto com a Orquestra Tabajara
Quando: 29 de dezembro de 2017
Horário: 21h às 23h
Onde: Praia de Copacabana – Em frente ao Hotel Copacabana Palace – Avenida Atlântica, 1702.