PopEntrevista

‘O projeto está incrível’: Turma da Bola lança episódio inédito com participação de Michel Teló

Foto: Divulgação

A Turma da Bola chegou para conectar pais e filhos e promover a diversidade e o espírito esportivo. O desenho lança hoje (14) um novo episódio com participação inédita de Michel Teló que, além de cantar a música tema, também participa do episódio, trazendo muita alegria e inclusão. A música do episódio tem a composição da cantora, compositora e criadora de conteúdo infantil Elisa Gatti, conhecida nacionalmente por ser “A Mãe Musical” e traz em sua letra, acolhimento, respeito e a importância da união para um mundo melhor.

O projeto, que encanta adultos e crianças pela estética bem apurada, teve a primeira e segunda fases lançadas no Youtube e em todas as plataformas musicais em 2022, incluindo a comemoração à Copa do Mundo e uma homenagem especial ao ex-jogador e pentacampeão Denílson Show. Em 2023, o desenho se prepara para novos lançamentos e participações inéditas, começando com Michel Teló e uma trilha sonora encantadora.

Turma da Bola é um projeto que fala sobre esporte, sobre o bem que o esporte faz para as crianças e para o ser humano e a gente incentiva isso com um desenho e uma música que falam disso, sobre esses personagens. Realmente fiquei muito feliz e aceitei o convite no mesmo instante, ainda mais vindo do Miguel, que é um cara que confio muito nos projetos e é um grande parceiro, então estou muito feliz e honrado em participar, incentivando a criançada ao esporte, à música, ao futebol e à cultura”, comenta Michel Teló.

“Compor uma canção para um projeto tão original como o Turma da Bola foi incrível. Meu compromisso foi tentar entender a essência de cada personagem e transformar em poesia e música essa ruptura de estereótipos e reforçar os valores que eu acredito e incentivo no Mãe Musical. Depois que a música ficou pronta com a voz do Teló, eu ouvia e me arrepiava, porque, mais do que ver essa turminha nascer, foi ter a certeza de estar fazendo parte de um projeto que nasceu do coração de alguém e que certamente vai fazer muita diferença na vida das crianças.”, comenta Elisa Gatti.

Na estreia, o Turma da Bola contou com 3 clipes, com uma grande produção assinada pela Alopra Estúdio, produção musical da Maria Viola e composições de Pedrinho Pimenta e Eric Barata (Atitude 67) com participação de mais alguns compositores, como Deco Martins (Hotelo). O vídeo número 4 foi lançado no último dia 02 de dezembro, com uma nova série de vídeos, em comemoração à Copa do Mundo e uma homenagem especial ao ex-jogador e pentacampeão Denílson Show.

Desenvolvido pelo relações públicas Guilherme Alf, o Turma da Bola é distribuído pela GTS e pela Virgin e está disponível no YouTube e nas plataformas de música.

Pai da Nina, marido da Fernanda Ortiz (Manager da carreira do Léo Ortiz – Red Bull Bragantino e Seleção Brasileira) Guilherme Alf – RP e escritor reconhecido no mercado – , se viu entre todos esses elementos: necessidade de abordar a diversidade no futebol, reconhecimento do papel da mulher nesse meio e, principalmente, criar memórias de suas paixões (música e futebol) com sua pequena e adorável filha. “Aqui em casa a gente respira futebol e foi um processo natural ver a Nina se apaixonar pelo esporte. Com 1 ano levamos ela para assistir a final da Copa América no Maracanã, onde o dindo dela estava representando o Brasil. Daí pra frente frequentamos o estádio toda semana, mas eu sentia muita falta dela ter algo mais lúdico para assistir”.

Além de muita diversão, futebol e música, a Turma da Bola  tem cinco pilares muito bem definidos que permeiam todo design, conceito e narrativa: vida saudável, família, diversidade, espírito esportivo e desenvolvimento. Cada personagem foi concebido com o firme propósito de apontar características peculiares ao mesmo tempo tão cotidianas: Gogo Goleiro, Dedê Defesa, Pepedalada, Bugol e Cacá Caneta, nossa camisa 10.

Personagens

Gogo Goleiro: Gogo é um menino muito forte e inteligente. Apesar de não ter 2 dedos em uma de suas mãos, esse brilhante rapaz é um grande goleiro e não deixa passar uma bola em sua trave! Apesar do jeitão “geek” e “nerd”, esse menino ama estar em contato com a natureza. Ele está sempre pronto para uma competição e ajudar seu time em busca da vitória. Seu ídolo é o ex-goleiro da Chapecoense Jakson Follmann.

Dedê Defesa: Dedê Defesa é a líder que todos gostariam de ter em seu time. Sempre atenta e pronta para defender sua camisa com garra e determinação, é a grande capitã do time. Uma líder nata e muito acolhedora, Dedê sempre foi uma inspiração e é muito respeitada pelo seu time e todos seus amigos. É uma zagueira que sabe sair jogando, não faz falta violenta nunca. Sua ídola é a jogadora Formiga, um exemplo de atleta.

Pepedalada: Quando estamos falando em show em campo, Pepedalada nos dá aula! Com seus belos dribles, ele desequilibra qualquer defensor, passando muito fácil por qualquer defesa com muita habilidade. Apesar de parecer muito marrento, é um rapaz de coração enorme, muito sociável e querido por todos. Seu futebol é pura alegria e habilidade. É muito fã do Denilson Show e Vini Jr.

Bugol: Bugol é o nosso goleador. Joga fácil e com muita pontaria, encanta a todos com seus belos gols! Seu maior ídolo é o Richarlison da seleção brasileira. E sempre que pode, nunca deixa de assistir os lances de outro grande ídolo, o lendário Ronaldinho Fenômeno! Sempre que faz um gol, esse menino talentoso exibe em sua comemoração um jeito descontraído e brincalhão.

Caca Caneta: Nossa camisa 10, moleca, o cérebro do time, Caca Caneta é a que pensa nas jogadas, a grande “Marta” (sua inspiração) da turma! Sempre a primeira a ser escolhida, exemplo de pessoa, sempre pensa em todos. O cachecol é seu acessório inseparável e muito importante, pois foi um presente da avó e que lhe dá grandes poderes com a bola.

A partir de janeiro e ao longo de 2023 novos episódios, como novas participações, estarão disponíveis.

Confira a entrevista com a Turma da Bola:

Vocês lançaram recentemente um novo episódio do Turma da Bola com o cantor Michel Teló, como aconteceu o convite e como foi essa participação?

O convite veio através do Miguel, falamos que queríamos trazer artistas para cantar com a Turma da Bola e ele falou do Michel. Uma das coisas que mais contou não foi só o fato do Michel ser pai, mas pelo fato de que quando apresentamos a ideia pra ele comprou muito, adorou a ideia, se empolgou e topou na hora. E isso é uma coisa muito importante na Turma da Bola, por que quando estamos falando de criança, temos um carinho e um cuidado diferente, temos uma responsabilidade a mais. Então acho que o Michel foi um cara que entendeu isso desde a nossa primeira conversa e fez questão de estar junto com a gente.

O Turma da Bola tem como principal intuito promover a diversidade entre as crianças e o espirito esportivo. Quais frutos estão colhendo com a realização desse projeto e quais feedbacks já receberam?

É um projeto que recém completou dois meses e os feedbacks estão sendo muito legais. Os maiores feedbacks que estamos recebendo são dois: “que legal que agora meu filho pode assistir um conteúdo de futebol pra ele” e a qualidade dos desenhos. O projeto está incrível.

O projeto já conta com 3 clipe, como são feitos?

Hoje trabalhamos com uma cadeia de produção bem grande de fornecedores e parceiros. Temos um camping de composição coordenado pelo Pedrinho Pimenta do Atitude 67, então ele chama vários compositores pra compor as musicas com ele e todas as musicas foram feitas com eles, tirando a que o Michel  cantou. A gente tá com uma galera de muita qualidade, mas dar um trabalho imenso fazer. Temos cinco clipe com o do Michel.

Já estão se preparando para lançar outros episódios?

Final de semana que vem já sai mais um clipe e a cada 15 dias vamos ter uma musica nova.

Quais planos do Turma da Bola para esse 2023?

Além de continuar lançando as musicas, já temos musicas sendo produzidas até o mês de agosto. No segundo semestre pretendemos lançar episódios com historias e também vamos lançar um show pra Turma da Bola ao vivo que vai estrear nos teatros no segundo semestre desse ano e também, provavelmente, já deve estrear a linha de produtos. Uma serie de coisas pra gente fazer e levar a nossa turminha pra todo Brasil cada vez mais.

Confira a entrevista com a Elisa Gatti:

Conta um pouco sobre o processo de composição da música tema do episódio?

Basicamente tudo começou conversando com o criador do projeto que me apresentou em detalhe o propósito da turma e cada um dos seus personagens. Já faz anos que componho sob demanda então, tudo começa num mergulho empático sobre o projeto, seus valores e neste caso, os personagens tão encantadores.Tento traduzir em poesia e melodia aquilo que seus criadores tentam passar para o público final, nesse caso, uma melodia contagiante que reforçasse as principais características da turminha.
Quando terminei a composição e mandei pro Guilherme Alf, ele disse que todos os envolvidos se emocionaram escutando. E pra mim, não existe nada mais gratificante do que isso: tocar o coração 🙂

A música traz uma letra forte, de acolhimento, respeito… quais suas principais inspirações nas suas composições?

Sempre trazer positividade, leveza, mesmo para assuntos mais delicados. Acho que a música é uma linda ferramenta que move de verdade as pessoas. Com ela podemos mudar comportamentos, transformar relações e vidas. Então, independente se estou compondo para crianças ou adultos, ou marcas, o propósito por trás é sempre esse.

Como se originou o apelido “A Mãe Musical”?

Mãe Musical é muito mais que um apelido, é meu grande projeto artístico. Botei ele de pé logo depois que me tornei mãe. A música foi fundamental para eu passar pelo puerpério e pela perda do meu pai no mesmo período. Foi compondo canções pra minha filha, que percebi que aquilo poderia ajudar mais pessoas para além da minha casa. Assim, decidi criar um perfil no instagram que organicamente começou a alcançar lares por todo o Brasil.

Além do Turma da Bola,  quais projetos você faz parte ou já participou?

Criei e compus todas as canções do projeto Meninas Grandes, que foi protagonizado pelas filhas do cantor Daniel. Esse projeto tem um lugar especial no meu coração, porque falamos sobre empoderamento feminino homenageando 4 grandes mulheres brasileiras: Ana Maria Braga, Ivete Sangalo, Daiane dos Santos e Fernanda Montenegro. Além de ter conduzido o projeto como um todo, pude transformar a vida delas em canções.Sou também jurada há 4 temporadas do programa de talentos apresentado pelo Rodrigo Faro: o Canta Comigo, da Rede Record. E além de me dedicar integralmente ao Mãe Musical, trabalho muito próximo do cantor Daniel desenvolvendo alguns outros projetos de conteúdo musical.

Sair da versão mobile