Pop

Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok após hiato

Taylor Swift. Créditos: Divulgação

Para surpresa e alegria dos fãs, as músicas de Taylor Swift retornaram ao TikTok após um hiato de 10 semanas em meio a uma disputa de licenciamento entre o aplicativo e o Universal Music Group.

Na manhã da última quinta-feira, várias músicas de Swift – incluindo “You Belong With Me”, “Lover”, “Cardigan”, “Mirrorball”, “Fearless (Taylor’s Version)”, “Cruel Summer”, “Cardigan”, “Style (Taylor’s Version)” Versão)”, “Is It Over Now? (Taylor’s Version)”, “The Man” e “ME!” — estavam disponíveis no aplicativo TikTok para os usuários adicionarem aos seus vídeos.

O retorno das músicas de Taylor Swift ao TikTok ocorre antes do lançamento de seu próximo álbum de estúdio, “The Tortured Poets Department”, que será lançado em 19 de abril.

O catálogo de músicas de Taylor Swift estava entre as faixas retiradas do TikTok em fevereiro, depois que a empresa do aplicativo e a UMG não conseguiram renovar um contrato de licenciamento que expirou em 31 de janeiro. A Universal Music acusou a TikTok de tentar “intimidar” a gravadora para um acordo de valor inferior ao acordo anterior – e alegou que o TikTok não estava disposto a abordar questões de IA e pirataria. O TikTok respondeu que a Universal estava envolvida em “falsa narrativa e retórica”.

No entanto, parece provável que a plataforma tenha chegado a um acordo separado com Taylor Swift, embora sua música seja distribuída pela UMG e a artista tenha assinado com a divisão editorial da empresa em 2020. Embora o TikTok seja responsável por silenciar as músicas da UMG na plataforma, músicas de artistas contratados ou distribuídos pela UMG – incluindo Ariana Grande e Camila Cabello – continuam aparecendo na plataforma, postadas por fãs ou representantes dos próprios artistas.

Também é provável que, com a chegada de seu novo álbum “The Tortured Poets Department” na próxima sexta-feira, Swift esteja fazendo parceria com o TikTok para promovê-lo, como fez com seu último álbum, “Midnights”. Para esse álbum, a cantora forneceu um vídeo revelando cada faixa do projeto, exclusivamente para a plataforma. Isto poderia potencialmente sinalizar que uma exceção foi aberta para a artista, com a aprovação da UMG.

Sair da versão mobile