Oscar
Miro Malacrida, do Instacinéfilos, faz balanço sobre favoritos ao Oscar 2022: ‘termômetro para definir os vencedores’
A 94.ª edição do Oscar está prestes a acontecer e uma lista de filmes estreados entre janeiro e 31 de dezembro de 2021 concorrem a estatueta mais cobiçada da indústria cinematográfica. Para conhecermos mais sobre os favoritos do público e da crítica, o publicitário dono da página Insta Cinéfilos, que acumula mais de 1 milhão de seguidores, fez um balanço sobre o desempenho das produções em outras grandes premiações e falou sobre suas expectativas em relação aos nomeados.
- Oppenheimer se consagra como Melhor Filme no Oscar 2024; confira lista dos vencedores
- ‘Barbie’ domina categoria de música no Oscar e ‘Oppenheimer’ lidera indicações; confira a lista
- Lady Gaga faz performance intimista dedicada a Tony Scott no Oscar 2023
“Com a chegada do Oscar, algumas outras premiações que vem antes dele, muitas vezes servem de termômetro para definir os vencedores. Esse é o caso do BAFTA (British Academy Film Awards) e o Critics Choice Awards. Muitas vezes esses prêmios acabam servindo como guia para definir os preferidos dos críticos aos prêmios do Oscar.” explica Miro.
Ele também comenta um pouco sobre o que achou de alguns dos queridinhos pela crítica.
“Ataque dos Cães com certeza é um destaque esse ano. O filme da Netflix lidera com 12 indicações e venceu como Melhor Filme e Melhor Direção tanto no BAFTA quanto no Critics Choice. Dessa forma, acredito que o longa tem grandes chances de vencer também essas 2 categorias no Oscar.” conta.
Além disso, ele pontua: “Vale ressaltar que a diretora Jane Campion é a primeira mulher indicada 2 vezes na categoria de Melhor Direção. A primeira indicação aconteceu em 1994 por O Piano. Agora, em 2022, Jane tem a chance de conquistar a primeira estatueta na categoria. Ela é a única mulher dos 5 indicados.“
“Eu fiquei encantado e emocionado com “No Ritmo Do Coração”, filme que está disponível no Amazon Prime Video, ele conta a história de uma menina que é apaixonada por música e por cantar no meio de uma família toda surda. Acredito que o favoritismo do Troy Kotsur como Melhor Ator Coadjuvante vem forte, e quem sabe também como Melhor Roteiro Adaptado. Já “Duna” é um filme grandioso que parece não ter conquistado tanto os críticos nas categorias principais. Dessa forma, acredito que o longa possa levar algumas das categorias técnicas.”
“Na categoria de Melhor Atriz, acredito que o Jessica Chastain em Os Olhos de Tammy Faye tenha grandes chances, já que a atriz levou um prêmio na mesma categoria no Critics Choice. Queria também fazer uma menção de Melhor Figurino que acredito que ficará com Jenny Beavan por Cruella. A figurinista já levou 2 estatuetas por Mad Max: Estrada da Fúria, de 2015, e Uma Janela para o Amor, de 1985. Jenny criou mais de 45 looks para a personagem no longa e acredito que merece o favoritismo mais uma vez. Mas em geral, será que podemos esperar alguma surpresa esse ano? Eu aposto que sim.” completa.