Pop
Lorde estreia na segunda posição da Billboard 200 com o álbum ‘Virgin’
O quarto álbum de estúdio de Lorde, Virgin, estreou na segunda posição da Billboard 200, com 71 mil unidades equivalentes vendidas na primeira semana. O desempenho foi impulsionado principalmente pelas vendas em vinil, que somaram 31 mil cópias, a melhor marca da cantora nesse formato até hoje.
- Ed Sheeran lidera lista das músicas mais reproduzidas da história do Apple Music
- Kelly Clarkson adia estreia de residência em Las Vegas por problemas vocais
- Lorde estreia na segunda posição da Billboard 200 com o álbum ‘Virgin’
De acordo com a Billboard, o novo projeto contou com oito variantes em vinil, incluindo edições autografadas. Somando os formatos físico e digital (LP, CD e vendas digitais), o álbum alcançou 41 mil cópias vendidas, representando mais da metade do total de unidades da semana. Virgin também estreou no topo da parada de álbuns mais vendidos, mas ocupou a 6ª colocação na parada de streaming, com 37,07 milhões de reproduções sob demanda, o equivalente a 29 mil unidades de SEA (streaming equivalent albums).
O desempenho supera a estreia de Solar Power (2021), que somou 56 mil unidades e ficou em 5º lugar no mesmo ranking. O álbum anterior teve números mais baixos de streaming e vendas totais menores, com 34 mil cópias em todos os formatos. Na ocasião, houve polêmica com a Billboard por não contabilizar uma versão “music box” que incluía apenas um código de barras físico.
Diferente de Solar Power, Virgin contou com uma edição em CD, que chamou atenção pelo design transparente, alinhado com a identidade visual do disco, cuja capa mostra um raio-X da região pélvica da cantora. Apesar dos elogios ao conceito gráfico, o CD gerou reações mistas por não ser compatível com todos os sistemas de reprodução.
Mesmo com os bons números, Virgin não alcançou o topo da Billboard 200, liderada pelo álbum I’m the Problem, de Morgan Wallen, que manteve-se em primeiro lugar pela sétima semana consecutiva, com 173 mil unidades.
Outras estreias notáveis no top 10 incluem Beautiful Chaos, do grupo Katseye (44 mil unidades, em 4º lugar), e Wild, de Russ (32 mil unidades, em 10º). Ambos os lançamentos, assim como o de Lorde, apresentaram forte desempenho em vendas físicas.
A semana também registrou o maior salto da parada com o álbum Music, de Playboi Carti, que subiu da 28ª para a 8ª posição com o lançamento da versão em vinil. Já a trilha sonora do filme da Netflix KPop Demon Hunters avançou do 8º para o 3º lugar, acumulando 62 mil unidades, sendo a maioria proveniente de streaming (77,42 milhões de reproduções sob demanda).
Entre os álbuns que se mantêm no ranking estão Tropicoqueta, de Karol G (agora em 5º lugar), SOS, de SZA (7º) e Short ‘n Sweet, de Sabrina Carpenter (9º), que deve ganhar uma sequência nos próximos meses.