Lollapalooza
Décima edição do Lollapalooza Brasil tem recorde histórico de público
Quando o Lollapalooza Brasil chegou ao país, Perry Farrell, fundador do festival e membro do Jane’s Addiction, afirmou em coletiva de imprensa: “Em Chicago, o Lollapalooza muda a cidade, a paisagem e movimenta a economia. Queremos fazer isso em São Paulo também”.
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Após este último final de semana, quando o LollaBR celebrou a sua décima edição por aqui, no Autódromo de Interlagos, é possível dizer que a vontade de Perry Farrell é uma realidade e que os seus desejos, inclusive, ganharam dimensões ainda maiores do que as esperadas por ele. Mais do que uma versão de um evento global, o Lollapalooza Brasil se tornou uma marca querida pelo público brasileiro e movimenta não apenas a capital paulista, mas também a economia, o turismo e, claro, toda a cena musical brasileira. A edição do LollaBR 2023, que é organizado pela TIME FOR FUN (responsável pela expansão e pela consolidação do evento no país), foi o momento de comemorar esse primeiro ciclo de 10 edições. Ao todo, 302.600 pessoas passaram pelo festival nos dias 24 de março (103.350 pessoas), 25 de março (98.500 pessoas) e 26 de março (100.750 pessoas).
Com mais de 80 atrações, o Lollapalooza Brasil teve shows que entraram para a sua história. Foi o caso do rapper Lil Nas X e da cantora Billie Eilish, ambos pela primeira vez por aqui. Além de cenografia, figurino e muitas coreografias, Lil Nas X preparou uma surpresa e convidou Pabllo Vittar para uma participação na música “Batty Boy”, que ainda não foi oficialmente lançada. A drag também esteve nos shows de Pedro Sampaio e de Sofi Tukker. Tratar o palco do LollaBR como uma plataforma para lançar novos sons e anunciar novos projetos e feats é algo que virou frequente para os artistas do seu line-up.
Neste ano, por exemplo, Ludmilla abordou o álbum Vilã (lançado dois dias antes); Melanie Martinez fez um show de fim de ciclo da sua alter ego, Cry Baby; e Black Alien, que convidou Xamã para uma participação surpresa, anunciou uma colaboração dos dois com Hariel, intitulada “Bad Girls & Bad Boyz”. Outro brasileiro que levou parceiros para a programação foi Rashid, que fez um show emocionante e recebeu Emicida, Projota e Luccas Carlos. Ainda na área musical fizeram grandes passagens pelo Lollapalooza Brasil 2023: Rosalía, um dos nomes mais aguardados do evento, interpretou a recente música “Beso” e ainda encontrou Gloria Groove no público para uma palinha; Twenty Øne Piløts, que enfileirou hits, “acrobacias” e fez menções a “Mas que nada”, “Baile de Favela” e “Garota de Ipanema”; Tame Impala e seu som psicodélico; Tove Lo, com um show contagiante; a The Rose, primeira banda coreana a tocar no LollaBR; e, claro, Jane’s Addiction, que fez um show potente e uma homenagem a Taylor Hawkins (baterista do Foo Fighters, que morreu há um ano). Responsável por encerrar a noite de domingo, substituindo Drake, o produtor musical Skrillex fez um show completo, transformou o LollaBR em uma verdadeira balada e ainda recebeu Ludmilla.
Para além das apresentações, o Lollapalooza Brasil fortalece e aprimora, a cada ano, a experiência do público dentro do Autódromo de Interlagos. E neste ano não foi diferente. Isso se deu em espaços como o Lolla Comfort by next e também no Lolla Lounge by Vivo. Ao longo dos 600 mil metros quadrados do espaço, as mais de 19 marcas parceiras e patrocinadores também proporcionaram ambientes interativos, ações imersivas, distribuição de brindes, entre outras atividades, como a icônica roda-gigante de Samsung Galaxy; a Braskem com o estímulo à economia circular e uma ação de incentivo ao descarte correto e reciclagem do plástico; a ativação da Budweiser, com um estúdio onde aconteceram bate-papos e encontros de convidados, muita música, brindes personalizados e exclusivos; a Coca-Cola, por sua vez, montou uma estrutura localizada no centro do festival, promovendo experiências e distribuindo brindes, entre eles o copo personalizado do seu último grande lançamento (em parceria com a cantora Rosalía); entre outras iniciativas.
O Chef Stage foi o ponto de encontro para aqueles que buscaram restabelecer as energias. Ali, o público encontrou mais de 10 estabelecimentos com cardápios diversos de restaurantes queridinhos da capital paulista, como Açougue Vegano, Fôrno, La Guapa, Bráz Elettrica, entre outros. Entre os mais de 15 food trucks presentes estiveram: JK Gastronomia, Consulado das Massas e Bacio di Latte (esta, pela primeira vez no festival).
O Lollapalooza Brasil 2023 também teve novidades no que diz respeito à acessibilidade dentro do evento. Mais uma vez, houve transmissão ao vivo de audiodescrição, entrada exclusiva para PCDs e equipe com coletes especiais circulando pelo evento. Nos anos anteriores, a interpretação de libras ficou na área PCDs do evento e, neste ano, pela primeira vez, a interpretação foi transmitida nos telões. “Agora, o surdo pode andar para qualquer lugar que vai ter acessibilidade”, comentou uma das intérpretes em entrevista à imprensa.
O LollaBR também disponibilizou a Entrada Social com a campanha contra a fome — por meio da plataforma “Para Quem Doar”. Através da compra do ingresso, o público pode doar para cinco instituições que realizam ações de combate à fome pelo país inteiro. São elas: G10 das Favelas, Amigos do Bem, Gastromotiva, Ação da Cidadania e Voz das Comunidades.
Desta forma, o Lollapalooza Brasil celebrou sua décima edição no país, deixando memórias, sorrisos e lembranças que reverberarão na cabeça do público até o ano que vem.
Produzido por Perry Farrell, TIME FOR FUN e C3 Presents, o Lollapalooza Brasil 2023 conta com patrocínio master de Bradesco, Budweiser, Chevrolet, adidas, Johnnie Walker e Vivo, e apoio de Tanqueray, Sadia, Mike’s, next, Braskem, Red Bull e Samsung Galaxy. O Instagram é a rede social oficial. Globo, Multishow, 89 FM – A Rádio Rock, Mix FM e Eletromídia são media partners.