UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
...
Connect with us
https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

Lançamentos da Semana

Leviatã: isso não é um documentário, mas se baseia em mentiras reais

A faixa, disponível em todas as plataformas de streaming, faz parte do primeiro álbum de Lafetah, “O Bestiário”

Em 2020, a população brasileira assiste seu país construindo cemitérios de matas, culturas e pessoas. São mortes rodeadas de mentiras que em meio a jogos de interesses e o avanço da tecnologia, se espalham 7 vezes mais que notícias verdadeiras e causam danos irreparáveis. É nesse contexto que Lafetah lança, neste dia 28 de outubro – dois anos após as “eleições das
fake news”, o clipe Leviatã, disponível no YouTube do cantor. A música conta com a participação do rapper ViniJoe.
Aperte o play:

Com a premissa “Verdades serão ditas”, o episódio começa com um panorama histórico desde Jesus, passando pelas grandes navegações, ditadura militar até chegar no episódio atual na era da internet e das fake news. Como forma de alertar e provocar o público sobre novas ferramentas de disseminação de mentiras, o clipe usa deep fake (inteligência artificial usada para recriar rostos e vozes) de forma inédita em um clipe musical brasileiro, para escancarar políticos que disseminam, financiam e se aproveitam de esquemas de fake news.

“Mas se é vida ou morte pra quem não tem sorte, agora é uma questão de opinião”. É um trecho da música de Lafetah, cantado no clipe pelo rosto artificialmente reproduzido de Jair Bolsonaro. “Não é só pelo impacto, mas também para criarmos um senso crítico diante disso tudo que estamos vivendo. Não é hora de ficarmos calados. Precisamos compartilhar verdades para quebrar a corrente de mentiras.”, comenta o artista.

Ao longo do clipe, acompanhamos dois universos paralelos: Lafetah, como um ser fantástico que num programa de TV, derrota o verdadeiro Leviatã – representante de um estado autoritário pela definição do filósofo Thomas Hobbes -, e Vinijoe, que do outro lado da tela, assiste ao show. Os universos até então separados, se fundem quando o rapper instigado pelo desejo de também falar algumas verdades para os poderosos, decide que é hora de trazer à tona sua realidade, há tanto inviabilizada. “Queremos ter voz e cutucar a sociedade para abrir os olhos e enxergar tudo isso que está acontecendo. Estamos cansados de tanta mentira e violência.”, diz ViniJoe.

Um cantor gay, um rapper negro e uma diretora mulher. A tríade que está a frente deste projeto experimenta na prática parte dessas consequências e convidam à transformar estes padrões. “Na escola, no mercado, na sala de casa. As notícias falsas fazem parte do nosso cotidiano, não é só uma preocupação, é parte da realidade assim como suas consequências.
Este clipe não é sobre verdades subjetivas, é sobre mentiras que vivemos e compartilhamos. Um convite ao discordar, duvidar, discutir, desde que embasado em premissas verdadeiras. Só o básico mesmo, construir opiniões a partir de notícias reais.”, conta Isadora Canela, diretora do clipe.

Leviatã – Ficha Técnica
Direção: Isadora Canela
Fotografia: Hugo Haddad
Assistente geral: Alan Coratto
Edição: Isadora Canela
Motion e gráficos: Alan Coratto
Finalização de cor: Fine TV
Sound design, mixagem e masterização: Matheus Tiburcio
Produção executiva: Camila Alvarez e Isadora Canela
Direção de arte e cenografia: Camila Alvarez
Figurino: Rodrigo Fraga
Maquiagem: @sem.base
Lettering: Danilo Alvarez
Atores: Téo Cabral, Gustavo Durso e Rick Santana
Motoqueiros: Guuh da Norte, Et do Grau, ÉoGui_031 e Terrorista G4
Apoio: Serra do Derrete, Adelaide Store e Brechó Mordeu a língua

Sobre Lafetah
Cantor e compositor mineiro, Lafetah vem se destacando como expoente LGBTQI+ da nova onda pop de Belo Horizonte, misturando música e teatro, pop e indie, vídeo e poesia, em um trabalho profundo e denso, porém dançante e inovador em sua proposta. Em 2018, ele lançou seu EP de estreia “Insone”, e agora em 2020, em uma nova fase de sua carreira, lança seu primeiro álbum, “O Bestiário”, tomando o rumo das profundezas do mundo
Pop e suas vertentes, mas sem perder a suas raízes árabes. Dono de uma voz potente e marcante, além de uma presença de palco hipnotizante, Lafetah começou a cantar ainda criança, influenciado pela MPB e pelo pop, participando de corais e peças musicais além de começar a esboçar suas primeiras composições musicais. Após trabalhar como crooner em diversas bandas de baile, Lafetah formou sua primeira banda em 2018, e começou a apresentar suas canções autorais para o grande público.

Sobre ViniJoe
Vinícius Geovane, conhecido como “ViniJoe”, é um mc do Aglomerado da Serra descoberto no projeto social Lá da Favelinha, onde começou a se apresentar em diversos palcos de Belo Horizonte. Representado pela produtora e gravadora independente Caviar Entretenimento,
ViniJoe está lançando sua carreira solo e participando de diversos projetos do rap de MG. Abrindo e construindo seu espaço com músicas representativas, dançantes e cativantes, que condizem com sua realidade e relatam sua vivência, em outubro de 2020 ViniJoe lançará sua
primeira mixtape que contará com seis músicas abordando temas como racismo, liberdade, amor e representatividade. ViniJoe teve seu primeiro EP “Numa Madrugada” lançado em dezembro de 2019, que abriu portas para apresentações, singles e participações especiais juntamente a outros artista, como por exemplo Well, Tchouzen e Mirréiz (Noroeste Side), Calixto (In’Rua), Douglas Din, entre outros.

SHOPPING

Inscrever-se na Newsletter

Written By

Bianca Luzetti, 27 anos, jornalista, social media e apaixonada por música, pessoas e histórias - sejam elas escritas, contadas ou vividas. Conversar é minha atividade preferida, então pode puxar papo comigo, sério!

Mais Populares

IZA IZA

IZA divulga capa oficial da nova música, ‘Gueto’

Brasil

Prêmio Jovem Brasileiro Prêmio Jovem Brasileiro

Prêmio Jovem Brasileiro 2021 inicia a primeira etapa de votação

Premiações

Juh Boachat. Foto: Reprodução Instagram Juh Boachat. Foto: Reprodução Instagram

Conheça Juh Boechat, nova aposta do cenário musical; cantora lança seu primeiro single ‘In Luv’; confira

Música

Escute trecho de música da Anitta para o filme ‘Velozes e Furiosos 9’

Pop

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Copyright © PopNow 2017 - 2021. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter