PopEntrevista

Leandro Lehart fala sobre novo álbum ‘Violão No Fundo Do Quintal 2’, shows e novidades; confira

Leandro Lehart. Foto: Divulgação

Chega hoje, 08 de julho, às plataformas digitais o novo álbum de Leandro LehartViolão É No Fundo do Quintal 2 continua a homenagem do cantor a grandes nomes do samba. Jorge Aragão, Serginho Meriti, Luiz Vagner, Adilson Bispo e Zé Roberto são alguns dos artistas apreciados no álbum, ampliando para além da geração do Fundo de Quintal que inspirou o primeiro disco. O álbum também conta com a inédita “Confeitaria”, obra autoral de Leandro.

Muitas das músicas que formam o álbum já são conhecidas pelo público de Leandro, pois fazem parte de seus shows, onde são cantadas em tom emotivo pela plateia. O primeiro volume de Violão É No Fundo do Quintal foi sucesso de crítica e público, tendo lotado teatros pelo Brasil todo. Essa comunidade formada nos shows, que cantava todas as músicas, está ansiosa pela retomada das apresentações pós-pandemia e logo poderá vivenciar a segunda parte desse espetáculo. Com esse sentimento em mente, as gravações, que aconteceram durante a pandemia, foram feitas de maneira orgânica. Isso significa que os registros musicais foram feitos como antigamente, sem a possibilidade de edição digital. Sobre esse processo, Leandro comenta:

“Apenas com microfones ligados, gravei dezenas de performances para escolher a gravação perfeita, capturando a emoção certa para compartilhar com o público. Mais de 500 gravações foram realizadas para a escolha das 19 faixas. Cada música tem um registro de vídeo gravado em película e, entre as músicas, conto histórias afetivas de quando cantava essas obras pelas ruas da cidade de São Paulo, já como integrante e cavaquinista do Art Popular durante a adolescência.”

Leandro tem como objetivo continuar chamando a atenção do público para as melodias e, principalmente, para a poesia dos consagrados compositores que fizeram do samba o que ele é. Obtendo grande sucesso em 2016 com o primeiro volume de Violão É No Fundo do Quintal, Lehart agora expande as referências musicais e convida os ouvintes para uma nova jornada. Sambas como “Falsa Consideração” (Marquinho Sathan), “É Tanta” (Só Preto Sem Preconceito) e “Andança” (Beth Carvalho) são alguns dos clássicos que estão no disco, além de “Confeitaria”, composição autoral de Lehart. Violão É No Fundo do Quintal 2 ganhará versões em vinil e CD, e será acompanhado de uma turnê que começa logo após o lançamento nas plataformas digitais.

Confira a entrevista na íntegra:

PopNow: O que o álbum “Violão é no Fundo do Quintal 2” representa para você?

Leandro: Ele representa muito pra mim, porque comecei a lança-lo em 2016, ‘Violão no Fundo de Quintal 1’, foi meio que injetar um novo jeito de ouvir samba, comecei engatinhando, a colocar na cabeça da galera esse tipo de som, que até então eram só nas casas noturnas, festivais grande e afins. Graças a Deus deu super certo. A pandemia fez a gente ficar longe dos teatros durante quase 3 anos e agora lançando ‘Violão é no Fundo do Quintal 2’ estou louco para rever as pessoas e ver os novos fãs no palco. Tenho certeza que a gente vai se emocionar muito porque é quase um renascimento. Vai ser muito impactante para mim.

PopNow: Conta um pouco da faixa inédita “Confeitaria”, como aconteceu o processo de composição? Se inspirou em algo de sua vivencia?

Leandro: Eu uso muito a inspiração de Gonzaguinha e de grandes compositores da historia da musica brasileira, um cara muito intenso, escrevia musicas intensas, com seu lado emocional muito exacerbado nas suas letras e melodias. Acho que tem muito a ver com nosso aspecto emocional, eu estava em um momento bastante intenso, de muita insegurança em relação ao futuro e no meio de uma pandemia, foi quando eu tive a oportunidade de escrever ‘Confeitaria’. Graças a Deus acho que consegui trazer um pouco de todas as minhas aflições, além daquela letra na melodia.

PopNow: O projeto traz muito do samba raiz, deixando-o ainda mais em evidencia. Qual sua principal proposta?

Leandro: Eu quero trazer um pouco dessa atmosfera das letras e melodias, tirando o lado mais alegre do samba e convidado as pessoas para ouvirem poesias desses poetas que nasceram nos subúrbios das cidades, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. As vezes as poesias, as letras dessas musicas ficam camufladas e escondidas. Quando se canta essas musicas nos pagodes, botequins e rodas de samba, esse espetáculo de voz e violão convida essas pessoas para ouvir essas letras mais aprofundadas. Acho que a gente cria um novo elo de emoção quando começa a sentir essas palavras de uma maneira mais emotiva, mais aprofundada. Então eu convido as pessoas para ouvirem.

PopNow: Como os fãs estão reagindo ao novo álbum? Está recebendo muitas mensagens a respeito?

Leandro: As pessoas estão reagindo de uma maneira surpreendente. E trazendo esse novo jeito de apresentar musica hoje nas plataformas digitais também trazem possibilidades de criar novos nichos, novos públicos e muitas pessoas usam esse disco para descansar, relaxar, esquecer um pouco dos problemas do dia a dia. É um novo caminho que se abre e eu pretendo gravar mais discos com essa formatação.

PopNow: As faixas do novo álbum vão ganhar clipes?

Leandro: Todas as faixas tem clipes, logo depois que gravei o disco em estúdio, a gente gravou os clipes, porque eu acho muito importante hoje você ter imagens. Eu quero lançar todos de uma vez só no meu canal no Youtube. Quero convidar todo mundo dia 7 de agosto, logo depois que eu fizer o primeiro show aqui em São Paulo, as pessoas vão ter acesso a todos os clipes e vão poder curtir as musicas e imagens também.

PopNow: Conta um pouco sobre as novidades, o que você pode nos adiantar?

Leandro: A grande novidade desse projeto é que eu vou, agora, de uma maneira muito intensa, sair da cidade de são Paulo e região metropolitana e visitar os teatros em nível nacional. Já tenho convites para fazer shows em outros estados, cidades, teatros super tradicionais, eu vou ter a possibilidade de fazer esse espetáculo pra esse publico que até então nunca tinha ido para esses teatros.

PopNow: Como estão os preparativos para a turnê de divulgação do “Violão é no Fundo do Quintal 2”?

Leandro: Os preparativos estão realmente me surpreendendo. Os ingressos estão praticamente esgotados com três semanas de antecedência para o show que vai acontecer no dia 7 de agosto, em São Paulo. E depois vamos começar a rodar para outros lugares. Eu quero muito rever os fãs e convidar a galera nova pra poder estar com a gente, porque realmente é uma sensação muito especial.

Sair da versão mobile