Brasil

Karinah festeja os reencontros da vida no álbum ‘Aglomerou’

Crédito: Pino Gomes

Já podemos nos aglomerar de vez! É com essa premissa que Karinah, uma das principais vozes femininas do samba e do pagode, apresenta nesta terça-feira (30) o álbum, de tom festivo, “Aglomerou”. O compilado já está disponível nas principais plataformas digitais de áudio. Além das músicas, o público poderá desfrutar de visualizers, que trarão ambientes intimistas de estúdio, no canal oficial da artista no YouTube. 

Formado por canções compostas especialmente para a cantora por grandes ícones do segmento – Xande de Pilares, Carlos Caetano, Dudu Nobre, Nelson Rufino, Tonico da Vila,  Pretinho da Serrinha, Fred Camacho, Serginho Meriti, Arlindinho e outros – o disco de 13 faixas, sendo 10 inéditas e os singles “Tô de Partida”, “Saudade dos Seus Olhos”  e “Prazer de Viver”, celebra de forma sublime os (re)encontros possibilitados pelo fim da pandemia sob a estética “sambachic”.

“O sambachic pode ser visto como a união dos clássicos arranjos de samba com os tempos atuais. Têm canções que, além da batucada tradicional, trazem arranjos de metais, de cordas e sopro”, explica a cantora. “Na música ‘Moenda’, que gravei com Martinho da Vila, relembramos os tempos do samba calango ou samba caboclo, numa fusão incrível dos tradicionais instrumentos do samba junto a violinos, violoncelos e metais. Chegamos a uma sonoridade sofisticada e moderna, mas sem perder a alegria que o samba nos proporciona”, conclui.

A nova rotina imposta pela pandemia possibilitou que Karinah tivesse mais tempo para trabalhar no novo projeto. Mesmo que à distância na época, a cantora e sua equipe fizeram laboratórios para discutir a identidade sonora e o conceito estético do novo projeto. As canções trazem a essência de cada convidado, que são, além de grandes parceiros profissionais, amigos da artista. 

“Este álbum traz o lado mais intimista da minha amizade com essas pessoas tão queridas. É uma produção mais natural, mais orgânica, até porque estávamos em uma pandemia.”, comenta a Karinah. “Nos clipes em estúdio, a galera vai conseguir enxergar muito a nossa cumplicidade, o lado mais singelo de uma amizade. Algo totalmente natural trazendo quem nós somos, sem frescura, sem estética, sem nada, valores que estão muito acima de tudo que é material. Meu público merece esse presente, assim como os dos meus convidados”, revela. 

Para encabeçar o projeto, foi escolhida a contagiante canção homônima, que traz o samba inconfundível do grupo Fundo de Quintal. O vídeo disponibilizado  no Youtube mostra cenas da gravação de voz em estúdio e ainda deixa evidente a sintonia existente entre os artistas. Este foi, inclusive, o último registro em estúdio de Ubirany, falecido em 2020. “Aglomerou” reúne ainda outras participações especiais: Alcione, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Martinho da Vila, Arlindinho, Neguinho da Beija-Flor, Ana Clara, Gabby Moura, Juninho e Tunico da Vila. Embora não apareça cantando, Pretinho da Serrinha está na capa do álbum devido à sua participação na direção musical de algumas faixas e sua relação quase fraternal com Karinah. 

“As participações são mais que especiais, porque são pessoas que a vida me presenteou. Acredito que é um encontro de almas aqui neste plano. São pessoas que fazem parte da minha vida, da minha construção artística, referências para mim como pessoas, como sambistas e compositores. Estamos sempre procurando fazer o bem, são pessoas compatíveis com a minha vida e com minha família, amigos muito queridos. Esse álbum vai trazer muito a verdade sobre amizade, carinho, acolhimento e cumplicidade”, conta Karinah. 

A capa do álbum foi inspirada em capas dos discos de samba dos anos 1940 e 1960, e é resultado da mescla da inteligência artificial com a pintura a mão. Há também referências da pop art e caricaturas, porém com traços mais contemporâneos. Mais uma vez, como é bastante comum em seus trabalhos, Karinah está a frente da direção artística do álbum.

Karinah canta a força da mulher e sua liberdade, abrindo caminhos para a geração seguinte e é uma figura fundamental para a ampliação do espaço das mulheres em um ambiente historicamente dominado por homens. Tem em seu portfólio 2 álbuns de estúdio e 1 álbum visual, o Karinah Por Elas, que foi exibido com exclusividade pelo Multishow e está disponível no Globoplay. A canção “Medo de Amar” fez parte da trilha sonora da novela “Salve-se Quem Puder”, da TV Globo.

Sair da versão mobile