Rap/Hip Hop
Kanye West é acusado de agressão sexual e tráfico sexual por ex-assistente
O rapper Kanye West, também conhecido como Ye, está sendo acusado de agressão sexual, tráfico sexual e assédio em um novo processo movido por sua ex-assistente, Lauren Pisciotta. As informações constam em uma segunda queixa formal apresentada à Justiça dos Estados Unidos.
- Kanye West é acusado de agressão sexual e tráfico sexual por ex-assistente
- Justiça nega liberdade provisória a Diddy, que seguirá preso até a sentença em outubro
- 50 Cent comenta veredito de Diddy com ironia e provocações
Pisciotta trabalhou com o artista a partir de 2021, inicialmente como profissional de A&R durante a produção do álbum Donda, e posteriormente atuou como assistente pessoal. Em junho deste ano, ela entrou com uma ação por assédio sexual e demissão indevida. Agora, com a nova denúncia, as acusações foram ampliadas.
De acordo com a Variety, entre os pontos levantados, a ex-funcionária alega que West a estuprou oralmente sem consentimento e a coagiu a participar de atos sexuais, utilizando promessas falsas de avanço profissional como forma de manipulação. O processo também menciona toques sem consentimento, comentários de cunho sexual, envio de imagens explícitas e tentativas frequentes de envolvê-la em suas relações sexuais com outras mulheres.
Segundo o documento, West teria, inclusive, “oferecido” Pisciotta sexualmente a terceiros como parte de supostas trocas. A queixa classifica esses atos como tráfico sexual, com base no argumento de que o artista usou fraudes, coerção e ameaças veladas para garantir a submissão da funcionária.
Além disso, a denúncia inclui acusações de:
- ambiente de trabalho hostil,
- agressão,
- cárcere privado,
- perseguição,
- discriminação de gênero,
- estelionato por promessas profissionais não cumpridas,
- e danos emocionais intencionais.
Pisciotta afirma que foi demitida no fim de 2023, após recusar repetidamente os avanços do cantor. Após o desligamento, West teria se mudado para o mesmo prédio em que ela morava e, em uma ocasião, a segurado pelo pescoço de forma violenta. Já morando na Flórida, ela relata ter sido vítima de perseguições, como denúncias falsas a autoridades policiais, incluindo alegações infundadas de abuso infantil e assassinato, prática conhecida como swatting.
Os advogados de Pisciotta pedem indenização por danos morais e financeiros, além de exigirem julgamento com júri.
A equipe jurídica de Kanye West ainda não comentou as novas acusações. Quando o primeiro processo veio à tona, o advogado do artista classificou as alegações como “infundadas” e declarou que o rapper pretendia apresentar uma contra-ação.
A carreira de Kanye West tem enfrentado dificuldades desde 2022, após declarações antissemitas que resultaram na quebra de contratos com grandes marcas como Adidas, Balenciaga, Gap, Universal Music Group e CAA. Em 2024, o rapper também gerou polêmica ao divulgar uma camiseta com símbolo nazista e comparecer ao tribunal para demonstrar apoio público a Sean “Diddy” Combs, investigado por abuso.