Festival

Jonathan ferr se apresentará na 1ª edição do festival internacional Primavera Sound em SP

Jonathan ferr. Foto: Divulgação

Após ser indicado ao Prêmio Multishow na categoria de Melhor Instrumentista, Jonathan ferr se apresentará na primeira edição do festival internacional Primavera Sound no Brasil, neste sábado 5 de Novembro. O artista – que é também apresentador do podcast Passion 4Jazz lançará seu novo álbum “Liberdade”, com 9 faixas inéditas e participações de nomes como Luedji Luna, Rashid, Kaê Guajajara e Tuyo, ainda neste semestre, o público do festival poderá conferir algumas faixas do seu novo projeto com exclusividade e em primeira mão.

Sobre Jonathan Ferr

Se ao ouvir falar em jazz e piano você automaticamente pensa em músicos de figurinos clássicos e cores sóbrias, pode esquecer essa persona. E ninguém melhor para acabar com essa imagem pré-concebida do que o pianista brasileiro – e carioca – Jonathan Ferr. Ferr, aliás, é a personificação da quebra de paradigmas: estética, essencial e, claro, musicalmente falando.

Nascido e criado em Madureira, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro que é considerado o berço do samba – e também do baile charme -, o artista contrariou as expectativas, se firmando como precursor do urban jazz no Brasil – um braço do gênero musical com uma pegada mais pop, que mistura elementos de hip hop, R&B e outros ritmos -, e é considerado um dos maiores nomes do jazz contemporâneo nacional, já tendo se apresentado em alguns dos principais festivais e casas de jazz ao redor do mundo, em países como Portugal, Espanha, Alemanha e Holanda.

Colorido, super descolado, cheio de referências à cultura brasileira nas suas músicas e apaixonado pela estética afrofuturista, que é uma das suas maiores assinaturas, Jonathan é um artista completo e multifacetado: além de pianista, ele dirige os próprios clipes (que são quase uns filmes mesmo, dada a linguagem cinematográfica e o esmero), e  eventualmente atua e escreve. Integrante do slap, selo da Som Livre, seu lançamento mais recente foi o álbum “Cura” (2021), acompanhado de uma websérie, e considerado um dos melhores álbuns do ano pelo prêmio APCA e pelo portal Tenho Mais Discos Que Amigos. Neste trabalho especialmente, o objetivo de Ferr é a democratização do gênero musical instrumental, apresentando o jazz como acessível a todas as camadas sociais, longe dos estereótipos eruditos. O álbum “Cura” chegou ainda com uma proposta de música-medicina, bastante inspirado pelo momento que estamos vivendo. Com nove faixas, além de Ferr no piano, o disco conta com poucas – mas incríveis – participações especiais: a filósofa Viviane Mosé, o ator e cantor Serjão Loroza na faixa “Esperança“, e o violoncelista Jaques Morelenbaum – que já trabalhou com nomes como Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa e Marisa Monte, além de assinar a trilha sonora de clássicos do cinema nacional, como Central do Brasil, Orfeu do Carnaval, Tieta do Agreste e O Quatrilho, entre outros. No mesmo ano, o disco levou Jonathan aos telões da Times Square (New York) em uma campanha do YouTube Music Brasil.

Em 2022, após ser indicado ao Prêmio Multishow na categoria de Melhor Instrumentista e ter se apresentado na primeira edição do festival internacional Primavera Sound no Brasil, o artista – que é também apresentador do podcast Passion4Jazz – lança seu novo álbum “Liberdade”, com 9 faixas inéditas e participações de nomes como Luedji Luna, Rashid, Kaê Guajajara e Tuyo.

SERVIÇO

PRIMAVERA SOUND SÃO PAULO

Datas: de 31 de outubro (segunda-feira) a 6 de novembro (domingo)

Local: Distrito Anhembi – somente nos dias 5 e 6 de novembro

Ingressos: a partir de R$ 410 (ver tabela completa)

Classificação etária para os dias 05 e 06 de novembro, no Distrito Anhembi:

16 anos. Permitida a entrada de menores de 05 a 15 anos acompanhados de responsável legal. Menores de 05 anos não terão acesso ao evento.*

*Sujeito à alteração por decisão judicial*

Sair da versão mobile