Festival
Jonathan ferr se apresentará na 1ª edição do festival internacional Primavera Sound em SP
Após ser indicado ao Prêmio Multishow na categoria de Melhor Instrumentista, Jonathan ferr se apresentará na primeira edição do festival internacional Primavera Sound no Brasil, neste sábado 5 de Novembro. O artista – que é também apresentador do podcast Passion 4Jazz lançará seu novo álbum “Liberdade”, com 9 faixas inéditas e participações de nomes como Luedji Luna, Rashid, Kaê Guajajara e Tuyo, ainda neste semestre, o público do festival poderá conferir algumas faixas do seu novo projeto com exclusividade e em primeira mão.
- Planeta Atlântida 2025 divulga atrações por dia; confira
- Rock the Mountain 2025 anuncia mais uma atração internacional: Chet Faker
- Auê 2025 anuncia line up com Ludmilla, Gloria Groove, Belo, entre outras atrações
Sobre Jonathan Ferr
Se ao ouvir falar em jazz e piano você automaticamente pensa em músicos de figurinos clássicos e cores sóbrias, pode esquecer essa persona. E ninguém melhor para acabar com essa imagem pré-concebida do que o pianista brasileiro – e carioca – Jonathan Ferr. Ferr, aliás, é a personificação da quebra de paradigmas: estética, essencial e, claro, musicalmente falando.
Nascido e criado em Madureira, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro que é considerado o berço do samba – e também do baile charme -, o artista contrariou as expectativas, se firmando como precursor do urban jazz no Brasil – um braço do gênero musical com uma pegada mais pop, que mistura elementos de hip hop, R&B e outros ritmos -, e é considerado um dos maiores nomes do jazz contemporâneo nacional, já tendo se apresentado em alguns dos principais festivais e casas de jazz ao redor do mundo, em países como Portugal, Espanha, Alemanha e Holanda.
Colorido, super descolado, cheio de referências à cultura brasileira nas suas músicas e apaixonado pela estética afrofuturista, que é uma das suas maiores assinaturas, Jonathan é um artista completo e multifacetado: além de pianista, ele dirige os próprios clipes (que são quase uns filmes mesmo, dada a linguagem cinematográfica e o esmero), e eventualmente atua e escreve. Integrante do slap, selo da Som Livre, seu lançamento mais recente foi o álbum “Cura” (2021), acompanhado de uma websérie, e considerado um dos melhores álbuns do ano pelo prêmio APCA e pelo portal Tenho Mais Discos Que Amigos. Neste trabalho especialmente, o objetivo de Ferr é a democratização do gênero musical instrumental, apresentando o jazz como acessível a todas as camadas sociais, longe dos estereótipos eruditos. O álbum “Cura” chegou ainda com uma proposta de música-medicina, bastante inspirado pelo momento que estamos vivendo. Com nove faixas, além de Ferr no piano, o disco conta com poucas – mas incríveis – participações especiais: a filósofa Viviane Mosé, o ator e cantor Serjão Loroza na faixa “Esperança“, e o violoncelista Jaques Morelenbaum – que já trabalhou com nomes como Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa e Marisa Monte, além de assinar a trilha sonora de clássicos do cinema nacional, como Central do Brasil, Orfeu do Carnaval, Tieta do Agreste e O Quatrilho, entre outros. No mesmo ano, o disco levou Jonathan aos telões da Times Square (New York) em uma campanha do YouTube Music Brasil.
Em 2022, após ser indicado ao Prêmio Multishow na categoria de Melhor Instrumentista e ter se apresentado na primeira edição do festival internacional Primavera Sound no Brasil, o artista – que é também apresentador do podcast Passion4Jazz – lança seu novo álbum “Liberdade”, com 9 faixas inéditas e participações de nomes como Luedji Luna, Rashid, Kaê Guajajara e Tuyo.
SERVIÇO
PRIMAVERA SOUND SÃO PAULO
Datas: de 31 de outubro (segunda-feira) a 6 de novembro (domingo)
Local: Distrito Anhembi – somente nos dias 5 e 6 de novembro
Ingressos: a partir de R$ 410 (ver tabela completa)
Classificação etária para os dias 05 e 06 de novembro, no Distrito Anhembi:
16 anos. Permitida a entrada de menores de 05 a 15 anos acompanhados de responsável legal. Menores de 05 anos não terão acesso ao evento.*
*Sujeito à alteração por decisão judicial*