Connect with us

Subscribe

Jana Andrade

Brasil

Jana Andrade mostra versatilidade e domínio da composição em “Transparente”, seu primeiro disco

Jana Andrade. crédito da foto: Thaís Sá

A cantora e compositora Jana Andrade, lança nesta sexta-feira (30) seu primeiro álbum, Transparente. Vida, obra, realidade e ficção se misturam no trabalho da artista, que é como uma janela através da qual se vê sua alma – ou como uma tela de cinema ou TV. Não que sua produção seja autobiográfica. É que as músicas contam histórias que poderiam acontecer com qualquer um – inclusive ela. Seus personagens, inspirados na observação do cotidiano, a convivência com amigos e familiares, retratam a aventura da existência.

Vistas em conjunto, elas sugerem, não propositalmente, uma espécie de roteiro que reflete a própria trajetória de Jana – o deslumbramento, a decepção e a redenção. Como começo, meio e fim de uma narrativa de superação em um filme motivacional. Uma “jornada da heroína”, se preferirem: um trajeto de aprendizado e transformação.

As canções do disco surgiram como exercícios de composição, que foram tão bem executados, que ganharam vida, cor e som. Isso fica evidente pelo passeio vertiginoso que a autora faz por diversos gêneros e narrativas, que, embora sejam diferentes, formam um mosaico coerente, como um caleidoscópio. “Elas podem ser relacionadas de diversas maneiras, e todas elas, de fato, desembocam em algum lugar seja do meu interior, seja da minha visão de mundo”, teoriza a autora. “A história do álbum é: uma pessoa sofreu uma coisa, ficou muito mal por isso, se perdeu no caminho começou a se reencontrar, se descobrir uma nova pessoa, e encontrou um novo amor”, resume. “Eu sou um ser humano como qualquer outro, e comigo não foi diferente”, compara. “Essa linha de fatos conta muito sobre a minha história com a minha carreira. Eu passei por situações que não me cabiam, não eram pra mim, e tentei me encaixar naquilo. Fiquei mal por isso, me redescobri depois, e hoje encontro e luto por esse novo amor que é a minha vivência e história com a música”.

Assim, temos um arco narrativo meio abstrato, descrito pela ordem de lançamento das músicas. O primeiro single, Você não, é associado à “causa da dor”, a premissa da história. Em ritmo de bossa nova, fala sobre uma separação. As próximas três músicas, Tela Quebrada, Ontem juliana e Ô sarna, foram lançadas como um EP intitulado Turva, e descrevem o momento do fundo do poço após essa separação, em forma de blues, soul e rock. Enquanto a primeira é pura sofrência, a última já mostra um personagem aprendendo a sublimar a dor com deboche. Vem, o single mais recente, já aponta para uma certa leveza, com a história de um romance platônico trabalhado no R&B.

As duas últimas músicas, que fecham o disco e chegam junto com o lançamento do álbum completo, são Meu nim, um forrozim gostosim que ela fez para conquistar o marido, e Transparente, uma canção estilo worship cujo objeto de adoração é a própria pessoa que se encontra após toda essa jornada: nossa heroína, protagonista e autora, enfim nos braços de si mesma e da música que, perto ou distante, esteve sempre dentro do coração.

Sobre a autora

Jana Andrade nasceu em Itapevi, cidade do extremo-oeste da grande São Paulo, em uma família humilde. Teve o primeiro contato com a música no meio religioso, quando morava com a mãe na casinha da igreja. Depois, mudaram-se para outra casa, onde a pequena artista pode ampliar um pouco mais seus horizontes culturais.

Na nova igreja que passaram a frequentar, conheceu o professor Márcio Rodrigues, um músico brilhante, mas pouco reconhecido, que ela considera hoje como um mentor. Foi ele quem a incentivou a fazer aulas de canto coral oferecidas pela prefeitura, onde a professora de canto, Larissa Momberf, se encantou pelo talento da aluna. Acreditando no potencial da aluna, decidiu dar aulas particulares gratuitas para a futura cantora, que já fazia balé.

Apesar da dedicação intensa às artes e à escola, aos 15 anos precisou entrar no mercado de trabalho para ajudar a mãe e melhorar as condições precárias de moradia, e a música ficou um pouco de lado por um tempo. Fazer estágios, trabalhar em supermercados, vender bolos e bombons foi a sina da artista por algum tempo. Até que, anos depois, já formada, ficou sabendo de uma vaga de emprego em São José dos Campos, para a qual foi contratada, passando a morar na cidade.

Mais uma vez, nesta nova cidade, seus horizontes culturais se expandiram. Conheceu uma galera que já vivia de música e a estimularam a seguir sua vocação. Com muito esforço, Jana adquiriu um equipamento e começou a tocar em barzinhos e casamentos. Eventualmente, durante a pandemia, tornou-se também professora de música, profissão que exerce até hoje.

Entre os amigos que fez no universo musical da cidade, dois deles, em especial, foram muito importantes para o seu trabalho, Brendo Katagi e Denner Miranda. Quando ouviram as composições de Jana, não só a incentivaram a gravar como a ajudaram em todo o processo, criando arranjos, entre outras coisas. Em 2024, Jana lança seu primeiro álbum Transparente, fruto de muito suor e inspiração.

Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Written By

Jornalista, 24 anos e canceriana. Apaixonada por séries e filmes de super-heróis, mas que não dispensa uma comédia romântica/drama com final previsível. Não vivo sem música e minha playlist é aquela que toca de tudo. SEM BRINCADEIRA! O próximo passo cobrir os maiores festivais por aí.

Mais Populares

Lady Gaga. Foto: Reprodução / Twitter (@RecordingAcad) Lady Gaga. Foto: Reprodução / Twitter (@RecordingAcad)

Eduardo Paes confirma contrato com artista internacional para evento em Copacabana

Pop

Remy, filho de Kelly Clarkson, emociona ao cantar ‘My Way’, de Frank Sinatra

Pop

Festival de Verão Salvador confirma novas atrações para a edição de 2025

Festival

DENNIS DENNIS

DENNIS lança ‘Jogadora Cara’, parceria com Ludmilla e Felipe Amorim

Brasil

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop