PopEntrevista
Idealizador do CaboFolia, Sérgio Ribeiro fala sobre história do evento, novidades para 2024 e muito mais
A folia mais aguardada do país está chegando e para aquecer o coração dos foliões, o Cabofolia 2024, maior carnaval fora de época do estado do Rio de Janeiro já tem data, programação e ingressos à venda. Realizado há 26 anos em Cabo Frio, a próxima edição será entre os dias 18 e 20 de janeiro, com os maiores nomes da música como Ivete Sangalo, Ludmilla, Léo Santana, Bell Marques e muito mais. Além disso, o festival, que vem com a temática “Cores e Tons” apostou em um formato inédito, substituindo o palco por trios elétricos.
- PopEntrevista | Conheça o som de André That Hora
- Matheus Fernandes celebra nova fase ao lado da RSS Produções
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
“O tema deste ano vem de encontro à verdade do evento. As cores remetem a energia do verão, a magia do carnaval fora de época. Os tons são representados pela diversidade musical que o público ama. Diversos artistas já passaram pelo evento nessa mistura gostosa e saudável de sonoridade, mesmo tendo o axé predominando”, afirma Sérgio Ribeiro, Diretor executivo do evento.
Line up para todos os gostos
Reinado pelo axé que é a cara do carnaval, o Cabofolia não se limita e sempre dá ouvidos aos pedidos do público. “Existem os nomes mais tradicionais das micaretas, como Ivete, Léo Santana e Bell Marques, mas sempre buscamos interagir com o que o público quer naquele momento”. Confira a programação por dia:
18/01/2024
- Léo Santana
- Gloria Groove
- Tomate
19/01/2024
- Bell Marques
- Ludmilla
- Ara Ketu
20/01/2024
- Ivete Sangalo
- Kevin O Chris
- Jammil
Formato inédito e mantendo o sucesso
Sempre como sinônimo de inovação e diversidade, nessa edição o festival aposta no formato e em atrações inéditas, e repete o que já foi sucesso. Em 2023, o evento surpreendeu o público com a roda-gigante e esse ano, a atração permanece com direto a uma vista privilegiada do evento.
Com ares de carnaval cada vez mais fortes, a grande novidade de 2024 é a substituição dos palcos por dois trios elétricos. “A mudança foi para trazer mais movimento ao evento. Os trios são característicos da festa. Costumamos dizer que o artista vai até o público, então essa magia que só o trio tem, agora será em dose dupla”, conta Sérgio.
Do bloco ao camarote
O evento disponibiliza diferentes tipos de ingressos para todos os gostos:
- Bloco: Setor para quem não quer ficar parado! Com direito a abadá, o folião sai atrás do trio elétrico, dando voltas no circuito.
- Camarote oficial: Setor separado com visão privilegiada do circuito, com o trio passando bem pertinho. Possui abadá específico e acesso ao bloco, além de opções de ingresso com e sem open bar.
- Camarotes particulares: Setor reservado com capacidade para até 20 pessoas, indicado para quem quer ir com a família ou um grupo de amigos em um espaço privado, com banheiro, garçons, acesso diferenciado e outros serviços. Não recebe abadá, mas tem acesso ao bloco.
- Camarote Lokko: espaço reservado para um grupo seleto com o melhor open bar e open food e decoração diferenciada. Também tem acesso ao bloco.
Impacto econômico e responsabilidade social
Além dos 15 mil foliões que passam em média por dia de evento, o Cabofolia tem um impacto ainda mais interessante. O evento gera diretamente mais de 1.200 empregos, movimentando toda a economia da cidade.
“São 26 anos desta relação de amor com Cabo Frio, em que levamos o nome da cidade para o mundo e movimentamos a economia local”, afirma o diretor. O evento também tem uma forte iniciativa de sustentabilidade, chegando em sua terceira edição com coleta seletiva e doação das lonas usadas no evento para serem transformadas em bolsas ecológicas.
Confira a entrevista com Sérgio Ribeiro, idealizador do festival:
1- O CaboFolia hoje é considerado o maior carnaval fora de época do Rio de Janeiro. Pode contar um pouco mais sobre a história do evento? O que te chamou a atenção e te levou a embarcar no projeto?
A aproximadamente 20 anos comecei no Ramo do entretenimento, na cidade de Araruama com a boate Absolut e desde essa época acompanhamos o crescimento do Cabofolia até que fosse considerado um dos maiores eventos do Estado do Rio e uma das principais micaretas do Brasil. Por volta de 2014 o evento deixou de ser realizado deixando sempre uma saudade na região. Em 2020 eu já realizava os grandes eventos do interior do estado do RJ e comecei a pensar em criar um festival , e foi nessa época que surgiu a dúvida entre criar um festival do zero ou adquirir uma marca e assim surgiu a ideia do Cabofolia , um evento com uma memória afetiva na cabeça das pessoas, de muitas histórias, e procuramos o antigo proprietário e adquirimos essa marca e estamos a 2 edições a frente e tem nos dado muita alegria a cada ano que vamos melhorando e modernizando esse evento.
2- Para você, qual o segredo de tamanho sucesso?
O segredo do sucesso do Cabofolia pra mim é a quantidade de histórias das pessoas que já participaram do evento .Todos os dias ouvimos isso , pessoas que se conheceram no evento e casaram, se separaram , amizades de anos de Cabofolia, enfim, é um evento que marcou e marca vidas.
3- O line-up é puro alto-astral, para todos os gostos e uma mega prévia do carnaval. Como é realizada a escolha dos artistas?
O lineup a gente procura escolher ouvindo as pessoas, às redes sociais, procurando as tendências que estão chegando, até porque tem que ter muita antecedência para conseguir reunir artistas de tanta qualidade num evento só.
4- A edição de 2024 terá uma grande novidade, que será a substituição dos palcos por trios, o que trás ainda mais do carnaval para edição. Conta um pouco sobre essa mudança?
Essa foi uma opção que desde que adquirimos a marca, vínhamos pensando e esse ano temos a certeza que será a melhor opção. A energia do Trio é realmente diferente e dá a oportunidade de todos do evento verem os seus artistas de perto, seja correndo atrás do Trio ou no camarote parado, o Trio vai passar por lá.
5- O que o público pode esperar dessa edição de 2024?
Pode esperar um evento cada vez mais organizado e seguro. Essa é nossa 3a edição em 26 anos de evento e todos os anos aprendendo com o evento e procurando melhorar. Segurança e conforto é prioridade pra gente e estamos procurando o melhor para essa edição 2024.