Connect with us

Subscribe

PopEntrevista

Guilherme Dantas apresenta o EP ‘Como Seria’ e destaca a importância do forró

Guilherme Dantas. Créditos: divulgação

O cantor, compositor e sanfoneiro cearense Guilherme Dantas lançou o novo EP “Como Seria”, um projeto que reforça sua missão de valorizar o forró e conectar as novas gerações ao gênero.

Composto por dois medleys que passeiam por sucessos do axé e o forró, ritmos emblemáticos do Nordeste, o EP fica disponível nas plataformas digitais a partir da 00h. Mais do que um lançamento de EP, “Como Seria” inicia um movimento, buscando atrair o público jovem para a riqueza da música nordestina.

No primeiro medley – já acompanhado de clipe -, Guilherme Dantas mergulha no axé trazendo versões de clássicos como “Vem Meu Amor” (Olodum), “Bola de Sabão” (Claudia Leitte), “Beija-flor” (Timbalada) e “Colorir Papel” (Jammil e Uma Noites).

Já no segundo medley, o artista dá seu toque especial ao forró raiz, reinterpretando “Mágica” (Calcinha Preta) e “Amanhã Talvez” (Joanna). O clipe fica disponível no próximo dia 21 de fevereiro.

Com sua sanfona característica e estilo tradicional da música nordestina, Guilherme Dantas propõe um resgate afetivo das canções que marcam gerações. “Esse EP é um convite para que a juventude se aproxime ainda mais da música nordestina e sinta a energia do forró. É uma homenagem e, também, um convite para todos levantarem para dançar uma boa música de forró”.

“Como Seria” chega como um presente para os fãs e uma demonstração do compromisso de Guilherme Dantas com a cultura nordestina.

Confira a entrevista com o cantor Guilherme Dantas:

Como surgiu a ideia de unir esses dois ritmos tão marcantes do Nordeste?

R: O forró é muito acolhedor, e eu acho que foi algo muito natural. Em casa, eu estava cantando, tocando músicas de outros gêneros que gosto, e casou tão bem que comecei a gravar vídeos. Esses vídeos começaram a viralizar, e o público começou a pedir para eu gravar um projeto.

Então, tornamos isso realidade e gravamos esse audiovisual, cheio de músicas de vários gêneros e diferentes contextos, mas numa única batida, que é o nosso forró, o shot.

Você menciona que esse projeto busca conectar as novas gerações ao forró. Como enxerga o papel da música nesse movimento de valorização da cultura nordestina?

R: Hoje vivemos uma fase em que praticamente tudo que é postado na internet tem potencial de alcançar o mundo, é algo global.

O forró, desde o início com Luiz Gonzaga, lá nas décadas de 40 e 50, já tinha se tornado um forró pop, um forró global. Acho que devemos muito a ele. Hoje temos a oportunidade de continuar esse legado, trazendo uma linguagem atual para conquistar um novo público, essa galera jovem, da nova geração.

Queremos que eles escutem, consumam forró e entendam que esse é um gênero acolhedor, que pode ser ouvido no carro, em casa, dá para dançar e se animar quando estiver triste. É uma música com vários significados, e por isso precisa continuar crescendo, se tornando cada vez mais global e atemporal.

O primeiro medley traz clássicos do axé, como Vem Meu Amor e Bola de Sabão. Como foi o processo de adaptação dessas músicas para o seu estilo?

R: Quando a música é boa ela cabe em qualquer batida. Então, primeiro de tudo, são canções maravilhosas. E aí junta um estilo como o shot que é tão bom de tocas, é a junção perfeita, é juntar fogo com gasolina.

Seu trabalho sempre destacou a sanfona e o forró raiz. Como foi reinterpretar faixas como Mágica e Amanhã Talvez dentro dessa proposta?

R: Eu sempre gostei de interpretar músicas românticas, então foi fácil e muito prazeroso. São músicas que eu já escutava desde a adolescência, desde criança, e colocar isso na minha batida, no meu jeito, foi muito gostoso.

Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Written By

Publicitária e pós-graduada em Marketing e Mídias Sociais. Apaixonada por música, filmes, séries e tudo que envolve o universo das redes sociais.

Mais Populares

David Garrett anuncia show no Brasil em novembro

Eletrônica

#SextouMusical: DJ Snake e J Balvin, Foo Fighters, Léo Santana e muito mais!

Lançamentos da Semana

Duda Beat e Orquestra Ouro Preto se apresentam pela primeira vez no Rio de Janeiro, de graça, nos Arcos da Lapa

Notícias

Pagode do Kim tem edição na Mocidade Unida da Cidade de Deus com diversos artistas

Notícias

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop