Funk
Funk com sotaque global: Nick Souza e MC Binn se unem em ‘Posso Fingir’
Nick Souza é um artista que usa as suas raízes brasileiras para se distinguir das massas, navegando gêneros como R&B, jazz latino e o bom baile funk. E nesta quinta-feira (8), o cantor, produtor e compositor lança o novo single “Posso Fingir”, uma colaboração inédita com ninguém menos que MC BINN, um dos nomes mais marcantes do funk brasileiro da última década. A faixa marca uma virada importante na carreira de Nick, que aposta na fusão de culturas para criar pontes musicais entre o Brasil e o exterior.
- Funk com sotaque global: Nick Souza e MC Binn se unem em ‘Posso Fingir’
- Pedro Sampaio, Anitta e MC GW lançam clipe de ‘Bota Um Funk’
- Kevin O Chris lança primeira parte do audivisual ‘Eu Sou O Rio’
Filho de brasileiros e criado no Canadá, Nick carrega uma trajetória marcada por contrastes culturais. “Sempre foi difícil conectar as referências culturais dos dois países para me sentir parte de alguma coisa. Nem sempre tudo que rolava no Brasil chegava até o Canadá e vice-versa. Uma das primeiras coisas que explodiu do Brasil pra gringa que eu lembro eram os hits do MC BINN. ‘Bololo Haha’ e ‘Tá Tranquilo, Tá Favorável’ me marcaram muito, e foi por aí que comecei a me apaixonar pela música brasileira da minha geração — o Baile Funk — e a querer espalhar essa cultura pra fora do Brasil”.
Essa paixão agora se transforma em realidade com a chegada de “Posso Fingir”, uma faixa que combina batidas envolventes com uma letra melancólica e dançante. A composição, produção, mixagem e masterização foram feitas por Nick Souza. A colaboração aconteceu de forma espontânea e fluida em estúdio.
“O BINN chegou, nos conhecemos, trocamos muita ideia sobre como o Brasil está influenciando a cultura pelo mundo, e logo ele já estava com a letra pronta. Gravou de forma super profissional e ainda fechamos o clipe no mesmo dia”, revela Nick.
O lançamento, que chega acompanhado de videoclipe, reforça a missão do artista em conectar mundos: “Quero contar histórias que unam culturas. ‘Posso Fingir’ é sobre isso — sobre ser algo pra se encaixar, mas também sobre encontrar sua própria voz. E ter o BINN nessa comigo… é surreal. Tenho certeza que tem a mão de Deus no meio.”
Sobre Nick Souza
Demonstrando como a música é capaz de conectar diferentes culturas, idiomas e estilos em uma fusão rítmica envolvente, o artista brasileiro Nick Souza, que atualmente vive no Canadá, tem se dedicado intensamente aos sons e batidas de sua terra natal.
Com o objetivo de aprimorar suas habilidades e se inserir de forma profissional no cenário musical, Nick estudou música na Western University e no Fanshawe College, ambos localizados em London, Ontário. Durante sua formação, trabalhou ao lado de Dan Brodbeck — produtor e engenheiro de som indicado ao Grammy e vencedor do prêmio Juno —, o que contribuiu para sua formação como um artista versátil, atuando nas áreas de produção, composição, mixagem e masterização.
Sua trajetória artística teve início ainda na universidade, quando gravou e lançou seu primeiro single, “All The Way”, seguido do EP Souza Szn, Vol.1, em 2019. O reconhecimento veio logo em seguida, impulsionando apresentações em casas noturnas e eventos em cidades como Toronto, Hamilton e London. Entre os palcos que recebeu o artista estão o Modern Night Club, Mod Club, Mustang Lounge e The Wave.
Ao longo do tempo, Nick vem se destacando também nos bastidores da música, colaborando como produtor e engenheiro de som com talentos emergentes da cena musical de Toronto, como Kafayé, Jonah Zed e Fleedoe.
No final de 2021, ele lançou a faixa “Light Show”, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Performance de Rap/Hip-Hop nos International Portuguese Music Awards em 2022. A partir desse marco, Nick passou a incorporar cada vez mais o português em suas composições, fortalecendo sua identidade artística. Com o lançamento de “Posso Fingir”, ele reafirma essa nova fase criativa voltada para suas raízes linguísticas e culturais.