Pop
FARRUKO lança ‘LA 167’, uma ode às suas raízes caribenhas e legado familiar
Batizado com o nome da principal rodovia que passa por sua cidade natal, Bayamón, Porto Rico, o álbum é uma ode especial e sentimental à rodovia e um posto de gasolina particular que pertenceu ao seu falecido avô. Com LA 167, Farruko recupera o legado de seu avô, ao mesmo tempo em que prova sua capacidade de alcançar as massas com mensagens caseiras e diversas seleções instrumentais. Para isso, ele revisitou as batidas perreo mais nostálgicas, incorporou as tendências “pilita” ou EDM popularizadas no país vizinho da República Dominicana e seu amor tradicional pelo reggae da Jamaica — tudo isso enquanto permanece leal às suas influências mais corajosas, como seu trap, drill e essência de reggaeton.
- Bad Bunny revela novo álbum ‘Debí Tirar Más Fotos’ e lança o single ‘Pitorro de Coco’
- Beyoncé provoca projeto para 2025 e fãs acreditam em turnê de ‘Cowboy Carter’
- Ariana Grande celebra 10º aniversário de ‘Santa Tell Me’ com performance ao vivo
Reconhecido como um dos principais fenômenos musicais da indústria musical latina, a declaração de Farruko é clara com LA 167. Abrindo o projeto estão as canções destaques, como a faixa “La Tóxica”, que estreou no top 10 no chart de vendas de músicas digitais latinas da Billboard e no top 15 de Hot Latin Songs, alcançou o 1º lugar em 9 países, #1 no Hot Latin Songs da Billboard e no Latin Streaming Songs, e lhe marcou uma indicação ao Grammy Latino de 2021 na categoria Melhor Performance de Reggaeton, assim como “PEPAS”— seu mais recente hino global que lhe rendeu o #1 lugar nas paradas de Hot Dance/Electronic Songs da Billboard, Dance/Electronic Digital Song Sales, Dance/Electronic Streaming Songs e Latin Digital Song Sales. A faixa atualmente está em #6 no Top 50 global do Spotify, com mais de 272 milhões de streams totais, ultrapassando 2,7 milhões de streams diários, e em #1 na parada Hot Latin Songs da Billboard por 6 semanas consecutivas. Na semana passada, Farruko recrutou o famoso DJ David Guetta para a versão oficial do remix do hit global.
Unindo forças com gigantes da cultura como Ñengo Flow, nativo de Bayamon, para “Cucaracha”, uma faixa alternativa com sample de “Rata De Dos Patas”, de Paquita La Del Barrio, e Yomo para “Baya”, reforça suas intenções de dar a eles suas flores através da colaboração. Seus lados sensíveis e mais vulneráveis são encontrados em baladas como “$” e “My Lova” — uma faixa que vira reggae e fala sobre desgosto e karma.
Ao homenagear sua ilha e cultura, ele entrega faixas como “Jibaro”, que encontra Farruko reconectado com seu colaborador do hit “Calma (Remix)”, Pedro Capó. A canção se abre com os doces sons de “el coqui”, um sapo endêmico de Porto Rico, e liricamente se volta para uma ode poética às suas raízes rurais e country. Ele traz o DJ Adonis para as faixas guaracha-EDM “F*LOVE” e “El Incomprendido”. Outros colaboradores encontrados em LA 167 incluem Jay Wheeler, Brray, Secreto, Noriel, Luar, White Star, India Martinez, Lenier, e o cantor jamaicano Mavado.
Ouça:
Junto com o álbum, Farruko lança um novo vídeo de alta energia para destacar uma das obras de LA 167 ,“El Incomprendido” ft. Victor Cardenas & DJ Adoni. A continuação ideal de “PEPAS”, “El Incomprendido” mantém a festa em andamento, incorporando elementos da música eletrônica – particularmente uma interpolação do clássico eurodance de 1999 “Better Off Alone” de Alice DJ – enquanto sintetizadores e trombones comemorativos duelam no topo de um backbeat influenciado por reggaeton. Dirigido por Mike Ho, o vídeo continua de onde “PEPAS” parou, enquanto Farruko e companhia dirigem seus ATVs do deserto para uma cidade à beira-mar para dar a maior festa que a cidade já viu. Os ATVs fazem círculos em um estacionamento próximo, enquanto Farruko festeja à noite à beira-mar, com o famoso DJ Adoni e um número de mulheres bonitas.
Farruko emplaca diversos sucessos, e com 8 álbuns de estúdio de sucesso, várias colaborações internacionais ao longo de sua carreira que incluem artistas como Shaggy, Sean Paul, Alicia Keys, bem como Nicki Minaj, 21 Savage, e Travis Scott para a faixa de destaque “Krippy Kush”. Ele mostra sua versatilidade e capacidade de conquistar as massas, apesar da linguagem provar que ele se tornou um dos expoentes mais inovadores do gênero reggaeton. Seu oitavo álbum de estúdio Gangalee estreou #2 no Top Latin Albums da Billboard, entrou na billboard 200 global, e foi certificado 7X Multi-platina. O álbum apresenta singles como “Nadie”, Inolvidable, “La Cartera”, ao lado de Bad Bunny, e “Delincuente”, com Anuel AA. Da mesma forma, seu single “Calma (Remix)”, com Pedro Capó, se tornou um sucesso de gerações, icônico dentro da música latina e recebeu um GRAMMY Latino, bem como uma certificação platina pela RIAA. Em 2020, Farruko recebeu dois prêmios ASCAP pelas músicas “Calma” e “Si Se Da”.
Com 41,9 milhões de ouvintes mensais no Spotify, mais de 8,4 bilhões de streams em plataformas digitais e ocupando o 30º artista mais ouvido do mundo; sua música transcende fronteiras e línguas. Isso tem impactado a comunidade latina de tal forma, que sua carreira foi reconhecida pela HBO em um documentário focado em sua carreira, intitulado Farruko: En Letra de Otro.
Caracterizado como o artista definitivo desta geração, Farruko ilustra sua abordagem natural, tanto para estilos comerciais, quanto enraizados com LA 167. Em novembro, ele iniciará sua primeira turnê nos EUA fazendo paradas em 15 cidades. Ele recentemente fez história vendendo a renomada arena Coliseo de Porto Rico durante uma pré-venda por 2 noites para seus próximos shows da LA 167 Tour.