Brasil
‘Ex de Novo’: Érica Pinna inspira o protagonismo feminino em novo single
Inspirar mulheres. É esse um dos principais objetivos de Érica Pinna, cantora e compositora baseada na capital paulista, ao lançar “Ex de Novo” nesta sexta-feira (27), às 00h. A novidade chega junto a um videoclipe vibrante e colorido, que será disponibilizado às 12h do mesmo dia. A faixa versa sobre o poder de ordem e o protagonismo femininos, em composição da própria artista, parceria com nomes como Marcelo Pires – que já colaborou com Israel & Rodolffo. A sonoridade aqui, por sua vez, promove elementos da música baiana sob roupagem do sertanejo universitário.
- Com Léo Santana e Rachel Reis, Filhos de Jorge lança o álbum ‘Ninguém Tá Só’
- Margareth Menezes relança álbuns ‘Naturalmente Acústico’ e ‘Naturalmente’
- Ella Medrá estreia clipe de ‘Sim ou Não’ e encerra trilogia sobre flerte e decepção
Tanta riqueza artística pode ser associada, dentre outros motivos, às origens de Érica: ela é nascida no Rio de Janeiro, mas radicada em São Paulo, além de ter passado o final da infância e o início da adolescência em Salvador. “O arranjo de ‘Ex de Novo’ é a expressão perfeita da fusão do sertanejo moderno com o axé contemporâneo”, explica.
Mas a carioca enfatiza que nem todas as expressões de seu trabalho vêm de suas experiências pessoais. “A letra desse lançamento, por exemplo, não fala sobre a minha história, e sim sobre o poder da escolha feminina. Sobre a mulher trilhar seu próprio caminho amoroso e não ter medo de mudar o rumo de sua história, na busca de uma vida mais feliz”, reflete a carioca, que espera que muitas mulheres se identifiquem e se inspirem pela história contada na letra.
“Tô antecipando minha separação / Já tenho outro no gatilho / Antes de falarem que é traição / Vai lá passar um mês com o coitadinho”, canta Pinna na primeira estrofe da nova música. Aqui, o eu-lírico defende seu direito de deixar um relacionamento que atormenta sua liberdade. A fila anda e a autoridade é dela. “A canção é um incentivo ao protagonismo feminino, de decisão, coragem e resiliência. Somos senhoras das nossas escolhas amorosas, assim como nos demais setores da vida”, Érica expõe.
A musicista teve sua arte influenciada por uma série de outros nomes. Shakira e Marília Mendonça são algumas de suas referências femininas no que diz respeito à composição musical, por exemplo. Tierry, Peninha e Gigi Cerqueira também tiveram impacto na forma com que a cantora escreve suas músicas.
Ainda, ícones como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Whitney Houston e Michael Jackson influenciaram a maneira com que a artista usa sua voz, que é poderosa e cheia de personalidade. “Todos os artistas que me inspiram tem algo de intenso e visceral neles. Seja na alegria ou na sofrência”, revela.
A mistura de gêneros e referências, tão presente na obra de Érica, se mostra ainda mais evidente no videoclipe da faixa. Acompanhada de um sanfoneiro e de um percussionista de tambor – que aqui podem ser vistos como “representantes” das duas sonoridades que guiam a produção de “Ex de Novo” –, a artista canta e dança, entregando sua mensagem com leveza. O audiovisual foi dirigido por Nic Darwin e Marcelo Takeshi, conhecidos por suas colaborações com a banda Malta, entre outros artistas.
SOBRE ÉRICA PINNA
Érica Pinna é uma voz versátil e um talento inegável. Une influências diversas, que passeiam pela música pop, sertanejo e axé music. Além disso, já dividiu o palco com cantores como Gloria Groove e Oswaldo Montenegro e participou de montagens de teatro musical mundo afora. É também a ganhadora do reality show “Chacrinha”, da Rede TV.