Blog Pira Cultural
Espetáculo sobre língua portuguesa traz músicas inéditas de Tom Zé
O português é uma das mais línguas mais ricas e complexas que existe. Para homenageá-la e mostrar suas origens, a companhia Ultralíricos, dirigida por Felipe Hirsch, se juntou com Tom Zé para fazer o espetáculo “Língua Brasileira”, que está em cartaz até o próximo domingo (6) no Sesc Consolação em São Paulo.
Inspirada em uma música homônima do cantor, a peça trás músicas inéditas de Tom Zé, que são cantadas entre textos declamados por 6 atores em diversos idiomas, do tupi ao latim, passando pelo grego, árabe e até em uma língua indígena considerada extinta.
O teatro apresenta desde escritos encontrados em um muro de Pompeia, mitos indígenas, uma peça de teatro encenadas pelos jesuítas para catequização dos índios até poemas de Luís de Camões e dos brasileiros Olavo Bilac e Haroldo de Campos.
Alguns textos são narrados sem o auxílio da legenda, o que dificulta a compreensão, mas também a torna mais interessante, possibilitando que o espectador imagine o significado do que é dito.
Os atores Amanda Lyra, Danilo Grangheia, Georgette Fadel, Laís Lacôrte, Pascoal da Conceição e Rodrigo Bolzan são precisos nos diversos sotaques do espetáculo. Eles contam com o auxílio de 30 especialistas de diversas línguas.
Outro destaque do espetáculo é o lindo painel feito pelo artista plástico Thiago Martins de Melo, com imagens de índios e também de Brasília em chamas com diversos manifestantes, uma clara crítica política. Língua Brasileira é um ótimo espetáculo para refletir sobre nosso passado, entender nosso presente e fazer com que possamos construir um futuro melhor.
Língua Brasileira
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação – Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo
Duração: 160 minutos com intervalo
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) | R$ 20,00 (Credencial Plena e aqueles elegíveis ao direito de meia-entrada, de acordo com a legislação vigente)