Brasil

Em show com curadoria do DJ Zé Pedro, Graziela Medori ilumina canções labo B de Marcos Valle

Graziela Medori. Foto/Divulgação

O show da cantora Graziela Medori inititulado ‘Graziela Medori Canta Marcos Valle’, marcado para o o dia 5 de novembro, deve ser lido por muitos prismas. O primeiro deles, indiscutivelmente, é a voz cativante e envolvente da artista que assina o projeto.

Cantora desde os 16 anos, hoje aos 38, Graziela Medori tem larga experiência na música, alternando três discos autorais, parcerias de peso (como Seu Jorge, por exemplo), além de releituras icônicas de gigantes da música brasileira – entre eles, Lô e Márcio Borges, Raul Seixas, Caetano Veloso, Marina Lima e Ataulfo Alves.

Outro destaque imensurável do show é o trabalho de pesquisa, que consegue lançar holofotes para um repertório pouco conhecido de Marcos Valle, um dos maiores e versáteis compositores brasileiros de todos os tempos. Hoje, aos 81 anos, Valle está em turnê nos Estados Unidos e aprovou com muito entusiasmo a pesquisa minuciosa realizada pelo DJ Zé Pedro.

“São músicas tão pouco conhecidas que são quase inéditas. O DJ Zé Pedro fez um trabalho fantástico mergulhando no lado B de Marcos Valle, ao longo das décadas de 1970, 1980 e anos 2000. O mais incrível é perceber que, mesmo nessas músicas que não fizeram sucesso à época, existe o lirismo e a qualidade inconfundível de Marcos Valle”, analisa Graziela Medori.

O último aspecto que tempera a apresentação é uma deliciosa história familiar que envolve este projeto. Graziela Medori é filha da cantora Claudya, uma das maiores vozes da MPB. Claudya iniciou a carreira nos áureos tempos dos Grandes Musicais, da TV Record, cantando ao lado de Elis Regina e Jair Rodrigues, no histórico ‘O Fino da Bossa’.

Entre participação em festivais internacionais, discos gravados com músicas de Gilberto Gil, Chico Buarque e Roberto Carlos, além de peças de teatro, Claudya fez um sucesso estrondoso cantando a música “Com mais de Trinta”, assinada por Marcos Valle e seu irmão, Paulo Sérgio Valle.

“Quando eu nasci minha mãe já tinha feito um enorme sucesso com essa música e isso sempre povoou meu imaginário. De modo que Marcos Valle sempre esteve gravitando minha órbita musical. Então, esse novo projeto une essas inúmeras pontas da minha vida, além de iluminar um repertório que não é exatamente o mais conhecido dele”, diz Medori.

Todos estes elementos citados desembocam no grande show ‘Graziela Medori Canta Marcos Valle”, que acontece na casa Bona, dia 5 de novembro, no bairro de Sumaré, em São Paulo, às 21h.

Serão 17 músicas, sete a mais que o álbum que inspira o projeto – gravado em janeiro deste ano. As canções foram pensadas para uma formação de trio: piano, baixo e bateria, com uma fusão entre a música brasileira, o jazz e a música contemporânea.

Além de Graziela Medori, sua mãe Claudya, hoje com 76 anos, também participa do show. É um número cantado exclusivamente por mulheres. A cantora Verônica Ferriani, outra talentosa intérprete de Marcos Valle, também faz uma participação.

“Nossa ideia é fechar com as três cantando ‘Com mais de 30’, porque essa música une três gerações diferentes de mulheres e de vários ouvintes que mantém uma relação afetiva com essa canção”, pontua Medori.

SERVIÇO:
Data: 05/11 (Terça-feira)
Local: Bona
Endereço: R. Paulo Vieira, 101- Sumaré
Horário: 21h
Valor do ingresso: R$60

FICHA TÉCNICA:
Piano, arranjos e produção: Alexandre Vianna
Bateria e percussão: Rafael Lourenço
Baixo elétrico e baixo acústico: João Benjamin
Selo: Jóia Moderna
Idealização: DJ Zé Pedro

Sair da versão mobile