Brasil
Elana Dara lança primeiro álbum de sua carreira; ouça ‘Porcelana’
“Tudo ao meu redor tem algo a dizer (…)”, diz “Carne, osso e sentimento”, faixa que faz parte de “Porcelana”, aguardado álbum autoral da cantora e compositora, Elana Dara, que chega nesta sexta-feira (17) a todos os tocadores musicais, com lyrics vídeos no canal oficial da artista no Youtube. Composto por 11 faixas, o projeto, mescla sonoridades do Pop, do Rock, do Rap e de ritmos brasileiros como o samba e o ijexá.
- Roberta Miranda lança a biografia ‘Um lugar todinho meu’
- Henry Freitas lança ‘Terapia de Verão 2.0’ com repertório 1000% da Terapia
- Barão Vermelho apresenta novo show ‘Do Tamanho da Vida’ no Circo Voador
Elana já havia anunciado a chegada deste álbum, quando lançou, em março deste ano, a faixa inaugural “Te procurei”, canção que já conta com quase 175 mil players no Spotify. Em “Porcelana”, a artista procurou trabalhar, com bastante sensibilidade, o conceito sonoro e visual, passeando entre os elementos orgânicos e tecnológicos, buscando conexões que traduzissem sua essência. As faixas possuem identidades bastante distintas, tanto de versos quanto de sonoridade, imprimindo musicalmente as inúmeras características de seu eu lírico.
“Lançar meu primeiro álbum tem um significado tão grandioso pra mim. É o momento em que eu unifico minha arte, me posiciono musicalmente, me encaro e me traduzo. Acredito que o mais bonito disso tudo é ter ficado orgulhosa do resultado, e ter aproveitado o processo de uma forma profissional e pessoal. Porcelana é o processo de criação em que o barro, a matéria-prima, as ideias, quando moldadas, ganham vida, forma e propósito. O barro, depois de moldado, é levado ao fogo. Depois ele emerge do calor como porcelana – delicado, porém forte; belo, porém resiliente. Este processo reflete a jornada da criação do álbum. Cada nota, letra e acorde, foi esculpido, transformado e submetido ao calor da criação musical Fazer um disco é transformador”, diz Elana.
“Língua dos Anjos”, faixa foco do álbum, tem uma batida eletrizante, fruto da combinação do pop com rap, que tão bem destaca a versatilidade musical da cantora. Todas as faixas vão ganhar visualizers que serão disponibilizadas, entre 21 de maio e 20 de junho, no canal oficial da artista, no Youtube. Além de “Te Procurei” e “Língua dos Anjos”, também fazem parte do disco as canções “Cantarolando Sozinha”, “Bananinha”, ”Maria Chiquinha”, “Cailidiene”, “Desculpa”, “Vinho Branco” e “Madre Pérola”.
Elana propôs, para este trabalho, trazer uma nova linguagem para o pop nacional. O projeto audiovisual contou com a participação especial de Amanda Giulia, irmã da cantora, que assinou a direção criativa, em conjunto com a produtora Dois Pontos Filmes, dos profissionais Vitin Alencar e Bruno Arrivabene, responsáveis, também, pela direção e produção. Vitin e Bruno são conhecidos profissionalmente pelos trabalhos realizados com grandes artistas como Pabllo Vittar, Glória Groove e Pocah.
Idealizado para proporcionar ao público um processo imersivo a um museu, o álbum “Porcelana” funciona como uma grande exposição de arte, com abordagem de diferentes personalidades artísticas do imaginário vivido pela cantora, que guia o público para conhecer suas obras (as músicas), tão resistentes e brilhantes, como a porcelana.
Muito mais que um simples instrumento de diálogo, a música, sempre tão presente na vida da cantora, foi a responsável por fornecer a coragem necessária para que aquela jovem tímida de Curitiba, se lançasse na carreira artística, durante a pandemia, contando apenas com sua voz, um violão e um público conectado, do outro lado da tela, ávido por músicas que alimentassem suas almas e traduzissem sentimentos represados. Hoje, pouco tempo depois deste início despretensioso, e com mais bagagem e experiência, a artista já conta com 74,4 milhões de streams totais nas plataformas musicais.