Ed Sheeran anunciou nesta quarta-feira que seu quinto álbum de estúdio, “–”, será lançado no dia 5 de maio, detalhando sua jornada pessoal através de “medo, depressão e ansiedade”. Pronunciado “subtrair”, o álbum acústico encerrará a era de álbuns matemáticos, que começou há mais de uma década com “+”.
- ‘Christmas’ de Michael Bublé retorna ao Top 40 da Billboard 200
- Jack Harlow lança o novo single ‘Hello Miss Johnson’
- ‘Die With a Smile’ de Lady Gaga e Bruno Mars atinge 1 bilhão de streams no Spotify
O álbum foi produzido e escrito com Aaron Dessner do National e segue seu último lançamento “F64”, lançado em 19 de janeiro e homenageou seu amigo e fundador do SBTV, Jamal Edwards, que morreu no ano passado aos 31 anos.
“Eu trabalhei no ‘Subtract’ por uma década, tentando esculpir o álbum acústico perfeito, escrevendo e gravando centenas de músicas com uma visão clara do que eu achava que deveria ser. Então, no início de 2022, uma série de eventos mudou minha vida, minha saúde mental e, finalmente, a maneira como eu via música e arte”, contou.
“Escrever músicas é minha terapia. Isso me ajuda a dar sentido aos meus sentimentos. Escrevi sem pensar em quais seriam as músicas, apenas escrevi o que quer que fosse. E em pouco mais de uma semana, substituí o trabalho de uma década pelos meus pensamentos mais sombrios e profundos.”
Ed explicou aos seguidores que escrever o álbum o ajudou a lidar com os problemas de saúde de sua esposa grávida, a morte de Edwards e defender sua integridade artística no tribunal: “No espaço de um mês, minha esposa grávida foi informada de que ela tinha um tumor, sem tratamento até depois do parto. Meu melhor amigo Jamal, um irmão para mim, morreu repentinamente, e me vi no tribunal defendendo minha integridade e carreira como compositor. Eu estava em uma espiral de medo, depressão e ansiedade. Eu senti como se estivesse me afogando, com a cabeça abaixo da superfície, olhando para cima, mas sem conseguir respirar.”
“Como artista, não sentia que poderia colocar no mundo um corpo de trabalho que não representasse com precisão onde estou e como preciso me expressar neste momento da minha vida. Este álbum é puramente isso. É abrir o alçapão da minha alma. Pela primeira vez, não estou tentando criar um álbum que as pessoas gostem, estou apenas lançando algo que é honesto e verdadeiro para onde estou em minha vida adulta”, informou.
O álbum de estúdio anterior do artista vencedor do Grammy, “=”, foi lançado em 29 de outubro de 2021, apresentando os sucessos “Shivers”, “Bad Habits” e “2Step”. Sua colaboração com Camila Cabello, “Bam Bam”, lançada em 4 de março de 2022, foi indicada para dupla pop no Grammy de 2023. Ele está atualmente em sua turnê mundial de matemática, que chega aos Estados Unidos em maio.
“Pela primeira vez, não estou tentando criar um álbum que as pessoas gostem, estou apenas lançando algo que é honesto e verdadeiro para onde estou em minha vida adulta”, disse Sheeran.
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop