PopEntrevista
‘É um projeto muito diferente, é um pagode numa outra vibe’: diz Ley sobre seu EP de estreia ‘Embarque Imediato’ e mais; confira
Nesta sexta-feira, o cantor e compositor carioca Ley apresentou nas plataformas digitais seu EP de estreia, ‘Embarque Imediato’. O projeto conta com músicas marcantes e tem um significado forte para o artista. O EP traz a participação especial de Gamadinho, parceiro musical de Ley na faixa de trabalho, ‘Bom Motivo’, que também ganha um respectivo videoclipe, gravado ao vivo na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, sob a direção de Riccardo Melchiades, Lelê e Bruno Cardoso.
- PopEntrevista | Conheça o som de André That Hora
- Matheus Fernandes celebra nova fase ao lado da RSS Produções
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
‘Adoro essa música! Cantei com o Gamadinho, que é meu irmão. Tenho uma história com ele! Essa canção é muito especial para mim’, conta Ley.
Eclético, Ley é fã de nomes como Thiaguinho e Sorriso Maroto, mas também de John Mayer e Travis Scott. Essa combinação fica clara em ‘Embarque Imediato’, no qual o artista explora uma proposta de pagode romântico com doses de trap e violões de aço, que resultam numa sonoridade mais pop.
Diante dessa mistura, ele consegue se diferenciar e se destacar no segmento com um timbre mais grave e autêntico. Carioca e suburbano, Ley acredita que o pagode está se reinventando e se renovando, assim como o movimento que aconteceu com o funk e sertanejo. Fã declarado de Sorriso Maroto, ele conheceu em um aniversário Bruno Cardoso, vocalista do grupo, e foi convidado pelo próprio para um dueto. Ali nasceu uma amizade e uma parceria musical.
Com seu talento e carisma, o carioca almeja alçar novos voos e conquistar um público ainda maior. Dono de uma autenticidade ímpar, Ley mostra o porquê é considerado um dos novos nomes do pagode que merecem atenção.
Confira a entrevista com o Ley:
Como foi o processo de composição do EP?
Ley: Das composições só tem uma minha, mas tem vários compositores tops. Mas o processo foi eu Lelê e Bruno escutando as músicas dos compositores e foi selecionando as músicas, teve aquele bate cabeça louco ‘essa aqui eu gosto muito, essa aqui eu não me vejo cantando’, e foi indo, mas aquela coisa sadia. E acho que selecionamos as que estão a cara do Ley. É um projeto muito diferente, é um pagode numa outra vibe, é um outro tipo de som. Se vê pelo meu jeito de vestir, usando blusa larga. É uma linha muito diferente que tô indo e espero que a galera curta bastante.
De onde surgiu a inspiração para o EP se chamar ‘Embarque Imediato?’
Ley: Essa pergunta não tem tanto mistério. É um momento do Ley tipo ‘bora’, ‘embarca junto’, ‘não pode atrasar’ que fala na música.
O EP traz a participação do Gamadinho na faixa ‘Bom Motivo’. Como foi trabalhar com ele e como foi feito o convite?
Ley: Eu e Gamadinho somos irmãos, acompanhei o Gamadinho do começo dele e ele também viu meu começo, e ele também é baixada. O Gamadinho, a gente se conhece através das correrias do pagode, até que eu tive que fazer uma parada, onde eu só faria participação, não tinha banda, então falei eu com o Gamadinho, e ele super topou e fizemos um show juntos numa boate lá na Barra e dali começou, todo mundo vendo vídeo e pedindo nos eventos eu e Gamadinho e assim foi fluindo. E eu graças a Deus sou um cara muito pé no chão, que eu tenho essa vaidade, então foi muito fácil eu e Gamadinho trabalhar juntos, a gente sempre teve respeito um pelo outro, sempre fomos de um levantar o outro então acho que isso é o mais importante, essa conexão. Então quando surgiu minha parada eu fiz o convite pra ele, porque ele tinha que tá, um cara que tem história comigo, sofrimento comigo, tem as felicidades comigo, viveu de tudo comigo. Então Gamadinho tinha que tá, foi muito fácil dele aceitar e foi uma honra ter ele.
Vocês trabalharam juntos nessa faixa, que chega com videoclipe. Como foram as gravações e porque escolher a cidade das artes aqui no RJ como cenário para as filmagens?
Ley: Confesso que eu fui pego de surpresa. Quando falaram que ia gravar lá eu vi que a parada ia ser top, a Universal Music entrou na parada e eu não imaginava que eu ia gravar meu projeto do tamanho que tá sendo. Tô realizando um sonho, isso aqui é um sonho, sabe, foi uma parada muito grande, foi uma parada muito diferente do que eu imaginei no meu começo pra gravar, mas ao mesmo tempo também eu entendi que eu merecia também esse momento, graças a Deus. O Ley tem uma estrada. O Ley não veio da internet e gravou um audiovisual no Cidades das Artes. Minha ficha só foi cair do que tava acontecendo na minha vida quando eu saí do elevador e vi aquele tanto de gente trabalhando numa parada enorme, muito louca. Quando a Ana me ligou, que é minha empresária e falou ‘a Universal falou que a gente vai gravar lá’ eu falei ‘bagulho doido tá acontecendo e aí que começou a cair ficha mesmo’.
‘Embarque Imediato’ chega com 4 faixas. Qual delas você considera a mais importante ou a que é mais apegado?
Ley: Essa pergunta é fogo, porque eu gosto muito das quatro que a gente vai lançar agora. Dando um spoilerzinho que depois vem mais, fica tranquilo que vem mais, gosto bastante mas não vem agora. Já está gravada até, super top. Eu gosto de todas as músicas, sou apaixonado em todas, eu tô sendo bem humilde, eu acredito muito nas quatro, é muito difícil falar. E acredito muito em ‘Bom motivo’, tenho um carinho porque ela é uma música muito maneira e tem o Gamadinho comigo, que a gente tem uma história, então acho que tem tudo pra ser bem escutada por aí porque tem verdade né
Além de ‘Bom Motivo’ alguma outra faixa vai ter clipe?
Ley: Cara, sendo bem sincero eu gosto muito de ‘Embarque Imediato’, ‘Transa Fake’ e ‘Só Você Não Vê’ mas eu tô achando que que a galera vai muito em ‘Só Você Não Vê’. Eu acho que ela vai dar uma surpreendida na galera que tá ouvindo esse EP.
Após o lançamento do EP você pretende fazer shows com as músicas dele?
Ley: Com certeza. O que mais planejo é fazer show por aí, bastante show e que a música seja bem tocada, a galera cantar, aprender, que o show vai ficar bem bacana. Vai ser uma satisfação maior ainda ver essa galera cantando junto comigo. O projeto é esse, fazer bastante shows em 2023, e botar pra frente.
Quais são suas expectativas com esse lançamento e o que podemos esperar de Ley com sua estréia nesse novo cenário do pagode?
Ley: A expectativa tá gigante, a ansiedade tá sinistra, tá difícil porque ansiedade é uma parada muito louca e vocês podem esperar só coisa boa, vai vir muita coisa. Esse é só o começo, daqui a pouco vão vir outras paradas, que vão surpreender. A gente vai vir com tudo e eu creio, eu acredito bastante que vocês podem esperar coisa boa do Ley que vai vir.