PopEntrevista
‘É um marco na minha trajetória como compositora’: conta Gio Bianco sobre o single ‘Hora de ficar’ e mais; confira
‘Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração da pessoas’. A frase de Cora Coralina, uma das mais importantes escritoras brasileiras, representa a nova fase artística de Gio Bianco, que disponibiliza em todas as plataformas digitais o novo single ‘Hora de ficar‘.
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
- MAR ABERTO fala sobre novo single ‘Maracanã’, inspirações, parceria com Pelé MilFlows e mais
- el escama fala sobre novo single “Suspensão Voluntária da Descrença”, novo álbum e mais
A canção fala sobre o brilho do início de uma paixão em um encontro marcante. Certamente, muitas pessoas já passaram, estão passando ou irão passar por esses momentos. Tanto a letra quanto a melodia combinam sentimentos e emoções com uma dose de elegância.
O timbre aveludado e a voz melodiosa, características marcantes de Gio Bianco, estão mais presentes do que nunca nessa faixa, que chega acompanhada de um vídeo clipe produzido pelo diretor e fotógrafo Jaques Dequeker. A artista, em conjunto com a equipe de produção definiram o conceito visual de forma refinada, destacando o talento artístico de Gio.
A cantora e compositora, nascida em São Paulo, Brasil, descendente de imigrantes italianos, começou a cantar com 9 anos de idade, influenciada pela sua mãe pianista e professora de música. Com o passar do tempo, Gio começou a participar de produções teatrais, gravar covers e a se apresentar cantando um repertório formado por canções de jazz, mpb, pop e R&B.
Neste último ano, Gio se dedicou ao processo de desenvolvimento do seu primeiro EP, intitulado ‘GIO‘, formado por 4 faixas inéditas: ‘Hora de ficar’, ‘Até o sol nascer’, ‘Sobe o som’ e ’10 pras 3′, que serão lançadas sequencialmente.
A artista mergulhou no processo de criação tendo referencias sonoras relevantes das últimas décadas. Gio trabalhou na composição das letras e melodias, na produção dos arranjos musicais em reuniões com músicos e no aprimoramento de suas técnicas vocais para gravações e apresentações ao vivo.
Confira a entrevista com a Gio Bianco:
1- Seu novo single é bem intenso e fala sobre paixão. Como aconteceu o processo de composição?
Gio Bianco: Foi realmente especial! Estava ‘respirando’ música (não que isso não aconteça sempre rs!), envolvida em muitas pesquisas de repertório e inspirada por grandes canções. Cheguei em casa, depois de algumas horas estudando, repleta de ideias e escrevi o refrão. Fiquei tão feliz com as primeiras ideias que não parei de escrever e pensar, até concluir a letra inteira. No dia seguinte, marquei uma reunião com o Silveira (cantor, compositor e produtor musical) no estúdio e mostrei para ele a letra. Sentamos no piano e conforme ele foi lendo a letra, fez uma melodia linda. Fiquei apaixonada pela letra e melodia e começamos a trabalhar no arranjo.
2- O que essa musica representa para você?
Gio Bianco: ‘Hora de ficar’ é um marco na minha trajetória como compositora. Sempre gostei de escrever textos, poemas e letras de musica. Quando estava no ginásio, se tínhamos que escrever uma redação, escrevia a minha e a de mais alguns colegas, com ideias e narrativas diferentes. No processo de composição de letras, descobri que posso unir a paixão por música e a facilidade para escrever. Ao compor as letras do meu EP, obtive uma visão mais clara do que sou, do que sinto e do que quero contar.
3- O que mais te inspira nos momentos de composição?
Gio Bianco: A vida, acontecimentos importantes, as relações com as pessoas, a natureza, o amor, uma paixão… tudo pode ser fonte de inspiração, basta estarmos atentos e sensíveis a isso. E claro, uma boa dose de trabalho. Pablo Picasso, o renomado pintor, tem uma frase que gosto muito: A inspiração existe, mas tem que me encontrar trabalhando.
4- A faixa também ganhou um super videoclipe, você participou do processo de criação?
Gio Bianco: Fiquei muito feliz com o resultado do clipe de ‘Hora de ficar’. A direção geral de Jaques Dequeker e a direção artística de Daniel Di Pompo, foi impecável. Fizemos algumas reuniões para decidir o conceito do clipe. O Daniel me mostrou referências lindas de campanhas de moda ligadas à música e nos aprofundamos nesse caminho. Geralmente, quando estou compondo a música, já penso no clipe, no show ao vivo e tudo que vai envolver aquela produção. Adoro participar de cada detalhe, o tipo de iluminação, cenário e figurino. A coreógrafa Bruna Bays do Masked Singer Brasil, foi maravilhosa também. Fizemos reuniões e ensaios para trazer a movimentação e dança dentro do conceito da música. A Dança sempre fez parte da minha vida também e cada vez mais quero trazer isso para minhas musicas e shows. Para o clipe, a Bruna me apresentou bailarinos experientes do cenário de teatro musical, que fizeram um trabalho incrível.
5- Conta um pouco do seu EP ‘GIO’? Quando decidiu faze-lo e como foi a escolha do nome?
Gio Bianco: Ao longo do último ano, me dediquei com empenho e com todo meu amor a música, na produção do meu primeiro EP. Fiz pesquisas de referências sonoras relevantes das décadas de 70 e 80, revisitando canções de grande sucesso e o trabalho de artistas nacionais e internacionais que sempre me inspiraram. Mergulhei no processo de criação das letras e melodias. Ouvi centenas de composições antigas e mais atuais. Encontrei muitas letras lindas, mas percebi nesse processo, que nenhum compositor poderia transmitir exatamente o que estava sentindo naquele momento. Repleta de ideias e sentimentos, em uma noite, escrevi a letra de ‘Hora de ficar’, primeira composição inteiramente minha. Gosto muito em especial de duas frases da letra ‘sem querer me tirou do roteiro’ e ‘por querer virou meu mundo do avesso’, acho que transmitem o turbilhão de emoções que pode ser causado por um encontro marcante. Certamente algo que grande parte das pessoas ja passou, está passando ou possivelmente, irá passar. A partir da conclusão da letra, fiz muitas reuniões com os músicos para definir a melodia, a instrumentação mais adequada, melhores timbres para a canção ate chegarmos no arranjo final. Esse processo de desenvolvimento e criação da música me fascina. Adoro participar de cada uma das etapas, acompanhando o resultado com os músicos e produtores e vendo a canção ganhar vida. Escolhi colocar meu nome no EP, porque ele é um marco na minha carreira como cantora e compositora, cada segundo de musica deste álbum, tem o meu envolvimento. O EP é formado por 4 faixas autorais que abordam o amor, de forma intensa e divertida. Ao ouvir meu EP, as pessoas poderão sentir verdade e emoção, o que considero fundamental em uma música.
6- Está preparando shows para divulgação desse novo trabalho? Teremos turnê?
Gio Bianco: Eu e minha equipe estamos montando a agenda de shows. O repertório será formado pelas minhas músicas autorais e versões de músicas atemporais do pop nacional e internacional. Vou fazer uma homenagem especial a Rita Lee e a outros artistas brasileiros que admiro muito.