Celebrado mundialmente em 13 de agosto, o Dia do K-pop marca o impacto global desse fenômeno cultural que ultrapassou as fronteiras da música. Com grupos e solistas como BTS, KATSEYE, HEYOON, e BLACKPINK estão no centro dessa revolução pop, onde a indústria sul-coreana transformou artistas em ícones de moda, influenciadores e representantes de marcas de luxo, conquistando fãs apaixonados em todo o mundo.
- Dia do K-pop: como a febre sul-coreana conquistou o Brasil
- BTS anuncia primeiro álbum ao vivo da carreira e lançamento digital de show em Seul
- TOMORROW X TOGETHER anuncia novo álbum de estúdio ‘The Star Chapter: TOGETHER’
Por aqui, a influência do K-pop vai muito além das playlists: fãs estudam coreano, consomem K-dramas e reproduzem as principais coreografias de seus ídolos. O público sempre ganha e tem a oportunidade de acompanhar novos e consagrados artistas, como o KATSEYE, um girl group em alta na cultural pop que está dominando os charts e que, por sua vez, também é abraçado pela cultura do K-pop. Tendo também estrela global HEYOON, que ficou conhecida por sua carreira de cinco anos como representante da Coreia do Sul no grupo pop internacional “Now United”, que acaba de apresentar seu o single “Addicted”, mostrando uma nova fase artística.
Até no cinema e nas trilhas sonoras, o K-pop se reinventa. O hit “Golden”, da trilha do filme “Kpop Demon Hunters” (Guerreiras do K-pop no Brasil), chegou ao topo da Billboard Hot 100. Na animação, a faixa é apresentada pelo grupo feminino fictício HUNTR/X, formado por três personagens que combatem demônios com o poder da música. As cantoras que interpretam as canções das HUNTR/X no filme são EJAE, no papel de Rumi; Audrey Nuna, que faz a Mira; e REI AMI, como Zoey.
Grupos como o TRI.BE é formado por Songsun, Kelly, Hyunbin, Jia, Soeun e Mire. O nome do grupo vem da combinação das palavras “triângulo”, que significa a forma perfeita, e “ser”, que criam seu lema: “Somos perfeitas como somos”, representando a força feminina nessa cena musical.
O gênero se desenvolveu em torno da cultura do idol, com rígidos treinamentos e processos seletivos que lapidam talentos em canto, dança, idiomas e presença de palco. Esse modelo formou fenômenos como Jennie Kim, integrante do BLACKPINK, que dita tendências de estilo no mundo todo, e Jimin, astro do BTS que, em 2023, quebrou recordes e entrou para a história como o primeiro artista de K-pop a atingir o topo do Spotify Global e a emplacar um hit solo no #1 lugar da Billboard Hot 100, com a faixa “Like Crazy”. O BTS foi conquistou o primeiro 1º lugar na parada de singles Billboard Hot 100, com “Dynamite” estreando diretamente no topo. Desde 2017, o BTS já esteve 26 vezes no Hot 100. O grupo sul-coreano foi o primeiro a liderar o Hot 100 com seu primeiro single totalmente em inglês. E o TWICE foi o primeiro grupo feminino de K-pop a emplacar um álbum na concorrida lista Billboard 200, em 2024.
Do streaming aos eventos de fãs, o K-pop encontrou no Brasil um público fiel e vibrante, celebrando não só a música, mas todo o universo de criatividade, disciplina e conexão que ela representa.
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop
