PopEntrevista
‘Detonautas é uma banda de muita resiliência’: Tico Santa Cruz fala sobre novo álbum ‘Acústico 20 Anos’, trajetória da banda e mais
Seguindo os lançamentos do projeto especial que celebra sua história e reforça sua presença no cenário do rock brasileiro, o Detonautas, que alcançou recentemente 1 milhão de seguidores no Spotify, lança o segundo volume do DVD “Acústico 20 Anos – O Amor Não Tem Inimigos”. Contando com quatro músicas, o EP traz uma releitura de “Só Uma Canção”, do grupo Som da Rua, além das faixas autorais “O Retorno de Saturno”, sucesso de 2008 da banda; “Um Cara de Sorte”, de 2012; e “Vamos Viver”, de 2014.
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
- MAR ABERTO fala sobre novo single ‘Maracanã’, inspirações, parceria com Pelé MilFlows e mais
- el escama fala sobre novo single “Suspensão Voluntária da Descrença”, novo álbum e mais
“Nesse Segundo EP, vem uma sequência de canções emblemáticas desses 20 anos, como ‘Um Cara De Sorte’, que ganhou um novo arranjo com direito a quarteto de cordas; ‘Retorno de Saturno’, que procuramos ser fiéis a versão original do primeiro acústico; ‘Vamos Viver’, que tem uma levada super alto astral pra elevar o espírito; e a faixa foco que se chama ‘Só Uma Canção’”, explica Tico Santta Cruz.
Dando sequência, o vocalista comenta a escolha de “Só Uma Canção”: “Essa é uma música que regravamos da banda Som da Rua. Grandes parceiros de estrada no início de nossa carreira e que encerrou os trabalhos após o vocalista e compositor Liô Marins nos deixar por volta de 2005. Foi uma maneira de prestar uma homenagem e de relembrar tempos em que sonhamos juntos. O sonho não acabou!”.
Em duas décadas, o Detonautas marcou gerações e elevou o nível do rock nacional, com sucessos inesquecíveis, como “Outro Lugar”, “Olhos Certos”, “Quando o Sol se For”, “O Retorno de Saturno” e muitos outros. A estreia do projeto Acústico 20 anos trouxe a inédita “Aposta”, que é uma reflexão sobre as escolhas de vida, que podem levar a caminhos de autodestruição, mas também à contramão desse mesmo fluxo. A aposta a que a canção se refere é no amor, na valorização do que faz bem e nutre. Completam o primeiro volume as canções “O Dia Que Não Terminou”, “Por Onde Você Anda?” e “Lógica”.
“O ´Detonautas Acústico 20 anos´ é sobre todos esses anos de aprendizado, altos e baixos, união, amizade e resiliência. Um álbum que vai atravessar duas gerações e apresentar uma banda mais madura, mais experiente, com canções atemporais, hits clássicos, convidados especiais que montam no palco a geração 2000 e uma leveza que se mistura com a intensidade das letras, dos arranjos e da performance diante de um cenário lindo e audacioso”, continua Tico.
Gravado no palco do teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2023, o DVD “Detonautas Acústico 20 Anos” conta a história da banda ao longo de 19 faixas. Em um encontro que celebra duas gerações do rock nacional, o registro contou com as participações especiais de Badauí (CPM22), Lucas Silveira (Fresno) e Di Ferreiro (Nx Zero). A produção foi comandada por Marcelo Sussekind e a direção, por Julio Loureiro.
“Queremos que o Brasil inteiro possa ter essa experiência junto com a gente, não só nas plataformas digitais, mas ao vivo com toda emoção que guardamos para entregar nesse momento, com muito amor”, finaliza o vocalista do Detonautas.
Confira a entrevista com Tico Santa Cruz:
20 anos de carreira e de grandes realizações, conta um pouco da trajetória do Detonautas, o que mais aprenderam nessa caminhada?
Tico Santa Cruz: Nossa trajetória é de muita resistência. A gente vem avaliando, fazendo uma análise de tudo que passamos desde o começo. Detonautas começou em 1997 como uma banda, sem absolutamente nenhum conhecimento prático, digamos assim, sobre música, né? A gente se conheceu na internet em 2002 e lançamos nosso primeiro álbum, foi aí que começou nossa historia nacionalmente como banda. Fizemos grandes sucessos no primeiro disco, musica para novelas e podemos usufruir um pouco desse glamour. Detonautas é uma banda de muita resiliência, passamos por muitos sucessos poderosos, como o álbum homônimo de 2002, o Detonautas Rock Clube e depois o Rock Marciano em 2004. Passamos por uma fase complicada em 2006, quando o Rodrigo Neto, que era guitarrista do Detonautas, faleceu, tinhamos acabado de lançar o álbum Psicodeliamorsexo e Distorção. A gente fez contato com uma tristeza, uma dor muito grande do luto, né? De perder uma pessoa próxima de forma tão violenta como foi com o Rodrigo. Tivemos 11 álbuns depois do Retorno de Saturno, que é um disco muito bom e bonito, tem toda uma carga emocional. Gravamos o acústico em 2009, que nos rendeu bastantes frutos. Voltamos pra Sony Music em 2019, mas aí veio a pandemia que nos jogou em uma situação difícil, mas a gente sobrevive. Lançamos 2 discos durante a pandemia, o álbum Laranja e o Esperança, e finalmente podemos dizer que estamos celebrando esses 20 anos de trajetória e resiliência, de acreditar sempre que poderia chegar onde estamos chegando.
E para comemorar esses 20 anos vocês lançaram o projeto acústico 20 anos que além de ter hit inéditos também conta com sucessos que marcaram gerações sobre as inéditas todas foram compostas por vocês?
Tico Santa Cruz: Estamos passando um pouco a limpo nossa carreira e de tudo que está acontecendo, revivendo hits e mensagens, tentando encontrar caminhos e tudo relacionado. Essa historia é muito recheada de todo tipo de musica, musica que a gente acreditava que seria sucesso e não foram, musicas que a gente não sabia o que ia acontecer e foram grandes sucessos, então escolhemos para esse acústico contar essa historia. Selecionamos musicas de 2002 até 2010. Momentos de 2010 até 2019, que é a fase onde estávamos independentes e de 2019 até 2023, que lançamos dois discos durante a pandemia e foi um período extremamente complicado. Selecionamos o que consideramos mais emblemáticos, digamos assim.
Além disso, o álbum também vem recheado de participações especiais, que também marcaram gerações. Fala um pouco sobre o convite e sobre o momento também?
Tico Santa Cruz: Foi muito legal! A gente queria de alguma maneira colocar no palco a nossa geração, né? Então mandamos um convite. Queríamos registrar aqui nesses 20 anos que nós pertencemos a uma geração que tinha essas características. Então conseguimos, chamamos o Badauí, o Lucas do Freno e o Di Ferrero. Os 3 aceitaram prontamente. Nós chamamos alguns outros artistas também, mas que não tinham agenda, então não conseguiram participar.
O Acústico 20 anos já está disponível nas plataformas e queria saber como está o feedback dos fãs, o que estão falando com relação a esse lançamento?
Tico Santa Cruz: É muito legal, porque a gente tem visto aparecer no show os fãs que não víamos há muitos anos. Até em 2006 o Detonautas tinha um fã clube muito forte, essas pessoas estavam sempre presentes nos shows, mas naturalmente foi havendo um distanciamento e nesse momento eles estão aparecendo novamente, pessoas lá de trás e fãs novos obviamente. Temos recebido muitas mensagens nas nossas redes, o Detonautas aumentou muito o numero de seguidores no Instagram, TikTok, estamos passando por um momento muito feliz e estamos só começando na verdade.
Pretendem levar o show do álbum para mais regiões, o que pode nos adiantar de novidades?
Tico Santa Cruz: Nossa agenda está muito cheia, graças a Deus, então esse ano não vamos conseguir lançar a turnê do acústico, porque demanda ensaio e tem que ter uma produção maior. Então a turnê está prevista para começar em março de 2024. Estamos totalmente focados em trabalha-lo nas redes sociais e também nos shows.