Rap/Hip Hop
‘Das Ruas de São Paulo Para o mundo’, documentário dos Racionais faz busca pelo grupo crescer em 60% na Deezer
Há 20 anos, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay dominam a cena do rap nacional com o grupo mais relevante do gênero: os Racionais MC’s. Considerados um símbolo – e exemplo de resistência – da música brasileira, eles tiveram sua carreira e origem celebradas pela Netflix com o ‘Das Ruas de São Paulo Para o Mundo‘, documentário lançado no dia 16 de novembro.
- ‘CHROMAKOPIA’: Álbum de Tyler, The Creator, completa 3ª semana no topo da Billboard 200
- Mark Zuckerberg e T-Pain lançam versão acústica de ‘Get Low’ de Lil Jon
- Xamã lança ‘Mary Madalena’ em mistura de rap romântico e influências de Ivan Lins
O grupo de rap foi criado na periferia de São Paulo e logo se tornou o principal expoente do gênero musical desde os anos 80. A relevância é tanta que o documentário entrou no topo dos mais assistidos da Netflix, mas o sucesso, é claro, ocorre principalmente na música. Na Deezer, o grupo cresceu 60% em streams no período em que o documentário foi lançado!
Na última semana, as faixas mais ouvidas dos Racionais MC’s na plataforma foram: ‘Vida Loka, Pt. 2’, ‘Negro Drama’, ‘Jesus Chorou’, ‘Diario de um Detento’ e ‘Vida Loka, Pt 1’, todos grandes clássicos que conquistam fãs de diferentes cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. No mundo, os Racionais são escutados, principalmente, em países como Estados Unidos, Portugal, França e Irlanda. Já os fãs têm, em média, 26 a 35 anos (46% dos ouvintes).
Fazendo um balanço de 2022, os discos mais escutados do Racionais MC’s na Deezer foram
- Nada Como um Dia Após o Outro Dia, Vol. 1 & 2 (2002)
- Sobrevivendo no Inferno (2017)
- Racionais Mc’s (2013)
- 1000 Trutas 1000 Tretas (Ao Vivo) (2006)
- Cores & Valores (2017)
- Raio X do Brasil (1993)
- Racionais (Ao Vivo) (2015)
E se você já assistiu “Das Ruas de São Paulo Para O Mundo” e quer continuar prestigiando os Racionais MC’s, vem escutar a playlist 100% Racionais na Deezer!