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CrespoMusic inaugura primeiro estúdio com tecnologia Dolby Atmos em uma favela do Rio
Artistas de Vigário Geral já podem gravar suas produções com equipamentos de última geração e gratuitamente. A CrespoMusic, selo musical do Grupo Cultural AfroReggae com a Chantilly Produções, acaba de inaugurar o primeiro estúdio com tecnologia Dolby Atmos em uma favela do Rio. Em parceria com a Universal Music Brasil, Virgin Music Brasil e União Brasileira dos Compositores (UBC), o objetivo é revelar e desenvolver novos talentos artísticos, transformando a vida de jovens que queiram investir na carreira musical. O novo espaço funciona no Centro Cultural Waly Salomão (em Vigário Geral) e conta com infraestrutura para receber diferentes públicos e gêneros da música.
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Segundo William Reis, coordenador executivo do AfroReggae, o projeto é uma oportunidade de concretizar o sonho daqueles que não têm acesso ao concorrido mercado da música. “As favelas costumam ter muitos artistas que nem sempre conhecemos. Esperamos receber diversos cantores, sejam de rap, gospel, funk, trap, rock, mpb. O que importa é a possibilidade de oferecer um serviço de qualidade e com alta tecnologia para quem quer investir no que gosta de fazer ou no talento que possui”, explica.
Sistema ultra moderno, comum nas salas de cinema, o Dolby Atmos faz com que o som fique tridimensional e permite uma maior imersão para quem ouve. “É uma experiência sensorial, uma tecnologia incrível. Te dá a sensação de que você está dentro da música, ela te abraça”, ressalta o diretor artístico da CrespoMusic, Sany Pitbull, responsável pela seleção dos materiais produzidos pelos artistas no novo estúdio ou enviados por eles para produção.
“Nosso estúdio é o primeiro e único no mundo com a tecnologia Dolby Atmos dentro de uma favela. O objetivo é ser um celeiro de novos talentos da música que venham da favela e que não tenham oportunidade de gravar, porque estes equipamentos de ponta são caros. Então faremos tudo de forma gratuita para que estes jovens tenham acesso e possam lançar suas músicas. Investiremos também em publicidade, fazendo jingles de seriados, por exemplo, e outras ações de marketing”, ressalta o diretor executivo da CrespoMusic, Ricardo Chantilly, que já produziu artistas como Jota Quest e O Rappa. “Vamos gravar, mixar, lançar e dar suporte ao artista no que diz respeito a parte empresarial e de planejamento de carreira. Queremos caminhar junto com os jovens que se destacarem e dar início à trajetória artística destes talentos”, conta o CEO da Chantilly Produções, que também está à frente do AfroGames, o primeiro centro de formação de atletas de e-sports em favelas do mundo, criado em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae. O projeto capacita e profissionaliza jovens para atuar e competir em esportes eletrônicos, promovendo a diversidade, a transformação social e a geração de renda.
Recém-lançado, o selo CrespoMusic apresenta um catálogo com centenas de fonogramas originais compostos para as trilhas dos seriados produzidos pelo AfroReggae Audiovisual, braço criador de conteúdo da organização cultural AfroReggae. Entre esses seriados estão grandes sucessos como “Arcanjo Renegado” e “A Divisão”, destaques da programação da principal plataforma brasileira de streaming, a Globoplay.
“Nossa proposta com essa parceria é contribuirmos para levar adiante o propósito do AfroReggae. Queremos ajudar a revelar e potencializar o talento musical que podemos encontrar em comunidades como a de Vigário Geral, onde é nosso ponto de partida”, diz Miguel Cariello, diretor-geral da Virgin Music Brasil.
O diretor-geral da Universal Music Publishing Group, Marcelo Falcão, ressalta a importância da iniciativa. “Uma honra para a UMPG participar de um projeto tão importante que vai possibilitar, descobrir e trazer oportunidades aos talentos/ criadores/ autores e artistas juntamente com AfroReggae e CrespoMusic”, afirma.
Confira fotos:
Com 30 anos de existência celebrados no início do ano, o Grupo Cultural AfroReggae é uma organização não governamental fundada em 1993, com a missão de promover a inclusão social por meio da arte, da cultura afro-brasileira e da educação. O grupo tem como um dos principais objetivos despertar potencialidades artísticas de jovens das camadas populares. A iniciativa aumenta a autoestima dos jovens moradores de favelas, além de gerar renda, afastando-os da influência do tráfico.Em 2015, integrou as ações da campanha Metas Globais, da Organização das Nações Unidas (ONU), com um dos 17 compromissos assumidos por 193 líderes globais para o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de combater a pobreza extrema e a desigualdade.