Blog Pira Cultural

Cordão da Mentira toma as ruas do Centro de SP para denunciar as violências contra a população marginalizada

O dia 1º de abril é conhecido como o dia da mentira. Aproveitando esta data, O Cordão da Mentira toma as ruas ruas do centro de São Paulo em um ato público para denunciar as violências do Estado contra a população marginalizada e os movimentos sociais em luta.

Desde 2012, sob a forma de desfil&scracho, o Cordão denuncia as torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados do passado e do presente. Nos últimos dez anos construiu diversos atos com os sobreviventes das violências perpetradas por este longo processo de (des)construção simbólica chamado Brasil, entre eles as populações indígenas e negras, os corpos das mulheres e dos transexuais, a vida operária, sem-terra e sem-teto: os condenados da terra.

Em 2022 o Cordão da Mentira comemora 10 anos e voltará a colocará o bloco na rua para lembrar os crimes de Estado do passado e do presente, destacando os 15 anos dos Crimes de Maio, a maior matança ocorrida após o processo de redemocratização e os 30 anos do Massacre do Carandiru, a maior carnificina prisional de nossa história. Estes dois acontecimentos marcaram a história do país e apontaram os limites do processo de redemocratização que então se construía. 

Neste cenário, teremos a participação do Movimento Mães de Maio e de mães de vítimas de violência do Estado de Santos, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, além de familiares de mortos e desaparecidos da ditadura, lideranças indígenas (Sônia Ara Mirim e Casé Angatú), lideranças do Movimento Negro Unificado (MNU), Padre Júlio Lancelotti, MST, MTST, homenagem ao camarada Alípio Freire, grupos de teatro, sambistas do Cordão, Quilombaque e o Bloco Agora Vai.

ATO: Verás que tudo é mentira. Os 10 anos do Cordão da Mentira.

Data: 01/04/2022, sexta

Horários:
16h – Concentração no Galpão do Folias

16h30 – Cortejo até o Theatro Municipal 

17h – Esquentando os tamborins – Início do ato político e cultural

18h – Saída do desfil&scracho

Locais:
16h – Galpão do Folias – Rua Ana Cintra, 213 –  Santa Cecília

17h – Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República

Sair da versão mobile