Connect with us

Subscribe

Pop

Conner Youngblood explora temas como desejo, solidão e perda em novo álbum

Foto: Andrea Domanick

Após um hiato de cinco anos, o talentoso cantor, compositor e multi-instrumentista Conner Youngblood lança seu aguardado álbum Cascades, Cascading, Cascadingly nesta sexta-feira, 6 de setembro, via Missing Piece Records e LAB 344. A Under The Radar elogia o “estilo ambicioso” de Youngblood e observa: “Ele extrai uma variedade aparentemente interminável de pontos de contato culturais, mas entrelaça os elementos díspares de uma forma que parece perfeita e ressonante”.  

Produzidas e gravadas no quarto de Youngblood em Nashville, as canções de ‘Cascades, Cascading, Cascadingly’ exploram temas como desejo e anseio, solidão e perda, além de exaltação e fuga. As letras alternam entre realidade e ficção, explorando o realismo mágico e a abstração pura em diversos idiomas. Enquanto isso, os arranjos cinematográficos, imersos em êxtase e caos, ecoam bandas como Cocteau Twins e Atoms For Peace. Durante dois anos consecutivos, o artista teve aulas particulares via Zoom, todas as manhãs, primeiro em russo e dinamarquês, e depois em japonês e espanhol. Na época, ele não percebia, mas as aulas não só estavam ampliando seu vocabulário como também servindo de laboratório para seu novo álbum.

‘Cascades, Cascading, Cascadingly’ abre com a hipnótica “From an Ocean, to a Lake”. Nebulosa e imbuída de melancolia, a música evolui de um brilho suave para algo mais robusto e enraizado, transformando arrependimento e incerteza em compromisso e perseverança. Essa alquimia emocional costuma estar presente nas músicas de Conner Youngblood, cujo elogiado álbum de estreia, ‘Cheyenne’, foi lançado em 2018 pelo renomado selo Ninja Tune e ganhou destaque em veículos como Stereogum, The Guardian e Clash Music.

Reveille!” (palavra em francês que significa “Acorda!”) é uma adaptação de um poema de A.E. Housman que por acaso cruzou o caminho do artista norte-americano enquanto ele estava ficando sem suas próprias ideias líricas. “Musicalmente, a música já havia começado a ganhar forma como uma batida clássica de rock. Acabei sampleando um joik finlandês, fazendo um ‘freestyle’ de toda a melodia enquanto tocava um vocoder de uma só vez, e apenas permitindo que a música fosse para onde quisesse, em vez do que eu havia planejado”, revela Conner Youngblood. 

Running Through the Tøyen Arboretum in the Spring” é uma jornada musical guiada por hipnotizantes loops vocais e foi composta a partir de uma visita a um jardim botânico norueguês. “Esta música surgiu de um lugar de saudade”, diz Youngblood. “Foi inspirada durante uma visita a Oslo, na Noruega — para o funeral de um amigo, infelizmente — e, quando a solidão batia, eu passava o dia correndo pelo jardim botânico de Tøyen e refletindo. A música é um mosaico de pensamentos fragmentados que surgiram durante essas corridas. A letra acabou se tornando uma colagem de memórias de diferentes fases da minha vida”, finaliza.

“Eu queria que as pessoas vivenciassem a sensação de ouvir algo desconhecido, algo que não pudessem compreender explicitamente,” explica Youngblood. “Desejava que elas se conectassem de forma intuitiva, sentindo isso em um nível mais profundo e instintivo”. É exatamente isso que acontece na psicodélica “All They Want Is Violence”, onde Youngblood empilha sua voz em um coro enigmático enquanto constrói um universo inteiro a partir de uma frase de cinco palavras propositalmente ambígua. Primeira amostra do álbum, lançada como single em novembro passado, a faixa reverencia alguns de seus filmes de ficção e terror favoritos, como Ad Astra e Inferno.

Blue Gatorade” é uma jornada de sete minutos que reflete sobre a dualidade de dar e receber. A FLOOD Magazine chamou o registro de “comovente e atmosférico” e declarou que “os vocais melancólicos de Youngblood se entrelaçam através de ambiciosos sete minutos”. A encantadora “Misundelig” une ritmos de bossa nova quase imperceptíveis a frases em dinamarquês que convergem suavemente, enquanto a fascinante “Solo yo y tú” entrelaça o som de uma aula de karatê infantil com camadas de vocais etéreos e distorcidos. 

Embora haja momentos em ‘Cascades, Cascading, Cascadingly’ em que Youngblood explora temas profundamente pessoais — como na lo-fi “Closer” —, a maioria das músicas são atos de projeção e fantasia. Youngblood se insere em um poema, em um filme ou em um mito grego e nos convida a fazer o mesmo, a abandonar as amarras físicas que nos cercam e nos perder na arte. Só ao nos entregarmos à cascata (cascade) podemos deixar que a corrente nos leve a um novo lugar, a um lugar onde nunca estivemos antes.

Conner Youngblood precisava de uma mudança de cenário; tudo o que ele tinha que fazer era fechar os olhos.

Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Written By

Publicitária e pós-graduada em Marketing e Mídias Sociais. Apaixonada por música, filmes, séries e tudo que envolve o universo das redes sociais.

Mais Populares

David Garrett anuncia show no Brasil em novembro

Eletrônica

#SextouMusical: DJ Snake e J Balvin, Foo Fighters, Léo Santana e muito mais!

Lançamentos da Semana

Duda Beat e Orquestra Ouro Preto se apresentam pela primeira vez no Rio de Janeiro, de graça, nos Arcos da Lapa

Notícias

Pagode do Kim tem edição na Mocidade Unida da Cidade de Deus com diversos artistas

Notícias

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop