Poderosa nos negócios, Adriana Coutinho é comunicadora e empreendedora desde que se reconhece como gente. Fundadora e CEO da Agência Acout de gerenciamento de mídias sociais. Adriana tem talento para decodificar de cara as necessidades de seus clientes e rapidamente pensar em um planejamento para atendê-los de imediato.
Já foi dona de farmácia, restaurante, designer de interiores, fotógrafa, e devido a sua bagagem de conhecimento, se destacou no meio da comunicação, atendendo hoje clientes como Cleo, Luísa Sonza, Antonia Morais, Arezzo, Universal Music, entre outros.
No setor audiovisual, já atuou como produtora de clipes a Disney com a Luísa Sonza e da Cleo com Mano Brown, além de conciliar a vida profissional com a de mãe. Venha conhecer um pouco mais da Adriana!
CEO da agência “Acout”, como foi o seu começo no meio das mídias sociais?
Para salvar o meu próprio negócio na época um restaurante, descobri o Facebook. Me aprofundei, me apaixonei e logo saquei que não podia reproduzir propagandas ali, eu tinha que me relacionar para cativar clientes.
Hoje em dia muitas pessoas se iludem achando que fazer sucesso nas mídias sociais é algo fácil. Acredita que a técnica de uma especialista no assunto realmente faça diferença no sucesso da pessoa?
Rede Social engajada e de sucesso depende de planejamento e estratégia, técnicas dão o caminho certo. Mas se o assessorado não for participativo e interessado nada funcionará.
Como funciona o procedimento na hora de abordar um cliente? E qual foi o caso mais difícil que já teve?
No começo eu procurava cases no próprio Instagram, enviava direct já entregando um pouco do ouro, dando dicas de como poderia melhorar a biografia, legenda e resposta aos comentários. E logo em seguida falava sobre o planejamento estratégico que daria um norte. Ao fim da conversa todos diziam: anota meu WhatsApp. Hoje já me procuram sabendo da minha expertise.
O caso mais difícil foi de uma empresária muito famosa, que tinha um comportamento na vida real desconexo com as redes sociais. Foi difícil mudar o mindset dela e fazer com que ela entendesse que se relacionar com os seguidores era fundamental. Extremamente desgastante. Mas deu certo. Gerir crises é difícil. Vazamento de Nudes. Fake news.
Uma curiosidade sobre sua história, é que antes de chegar onde você está, já passou por uma longa caminhada, desde farmácias até restaurantes. Conte-nos um pouco sobre a sua jornada empreendedora.
Nascida e criada no Capão Redondo, desde que me conheço por gente, pensava em formas de ganhar dinheiro, nasci empreendedora, entendi que tinha uma sensibilidade muito grande para negócios é muito mal aproveitada quando era funcionária. Foi quando encontrei a fórmula do meu sucesso: se divertir mais ajudar pessoas mais ganhar dinheiro. Empreendedora serei até o fim!
Como expert em mídias sociais, é responsável pelas redes sociais de muitos nomes como Cleo, Luísa Sonza, Zeeba e Bruno Martini. Acredita que seu histórico de bagagem a ajude fazer esse trabalho hoje?
Fundamental, mas aprendi antes com contas bem menores, e a grande sacada foi cuidar das redes sociais com visão de seguidor e não de agência de MKT.
Mãe de Gabi e Theo, como é ter que conciliar a maternidade como o dia corrido de trabalho?
Sou divorciada e isso torna a função mais difícil, mas para me livrar da culpa, aproveito cada segundo que tenho com eles, às vezes 10 min de cócegas no Theo e uma historinha, às vezes 20 min de WhatsApp com a Gabi, e às vezes um fim de semana inteiro dedicado a eles. Sempre com qualidade e me importando com eles.
Como produtora, já participou de trabalhos como o clipe da Luísa Sonza para a Disney. Na sua formação, você chegou a fazer uma faculdade específica para o caminho artístico?
Nenhuma faculdade ensina mais do que a vivência e curiosidade. Fundamental também ter profissionais renomados no time. Meu trabalho é de relacionamento, muito mais que redes sociais. A Disney enxergou essa afetividade toda quando eu fazia as entregas digitais. E hoje estou no terceiro clipe com eles e um contrato de dois anos que incluem outras entregas também.
Específica não, mas por conta da minha expertise em mídias sociais e tudo que envolve este meio, eu acabo sendo convidada para atuar em projetos como este da Disney, no qual atuei como produtora e que era direcionado ao digital. Foi um trabalho incrível e adorei fazer parte.
Qual mensagem de empreendedorismo você tem para passar para as mulheres que aleijem conquistar o espaço nesse mercado?
Tem que querer de verdade, não adianta só ter vontade, planejar e agir. Ir até o fim, se juntar com os bons e sair atropelando com o pé no peito. Faça na caveira e sangue no olho.
Quais são seus planos para próximos projetos?
Quero dar curso de mídias sociais no Brasil inteiro e também nos EUA para pessoas que têm pequenos negócios e precisam administrar sozinhos a suas redes.
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