Filmes

Com Rodrigo Santoro, Rafael Vitti e mais, filmes brasileiros iniciam produção da Bahia até Bariloche

Crédito: Divulgação / Netflix

Em 2024, a Netflix está preparando para os fãs de um bom filme com direito a baldão de pipoca os próximos longas brasileiros que irão emocionar, divertir e surpreender. Quatro filmes nacionais estão em produção, do drama à comédia, com gravações realizadas em quatro estados do Brasil e até em Bariloche, na Argentina. As novidades não param por aí: esses projetos contam com a presença de nomes de peso na frente e atrás das câmeras, que a Netflix também anuncia hoje.

As produções reforçam o empenho da Netflix em apoiar e promover o cinema brasileiro, destacando histórias locais e ampliando colaborações com talentos de nosso país. “Queremos que nossos assinantes possam encontrar uma variedade de filmes brasileiros de qualidade independente do gênero. Nossa ideia é mostrar todo o potencial criativo e a diversidade do cinema nacional, incentivando a valorização das produções feitas aqui no país”, explica Gabriel Gurman, diretor de filmes da Netflix no Brasil.

Para começar, o ator Rafael Vitti se junta à estrela de quatro patas Amendoim como protagonista do divertido e emocionante Caramelo, drama para aquecer o coração que presta homenagem a um dos maiores patrimônios culturais do Brasil, o vira-lata caramelo. Na trama, gravada no estado de São Paulo, o público vai acompanhar Pedro, um obstinado chef de cozinha que está prestes a realizar seu sonho de liderar um restaurante quando um diagnóstico inesperado revira a sua vida. Com a ajuda de um simpático vira-lata caramelo, ele embarca em uma emocionante jornada de redescoberta, encontrando significado e inspiração no agora.  

No elenco de Caramelo, a Netflix anuncia ainda Arianne Botelho, Noemia Oliveira, Ademara, Kelzy Ecard, Bruno Vinicius, Roger Gobeth e Olívia Araujo, além de Cristina Pereira e Carolina Ferraz. Produzido pela Migdal Filmes em sua primeira parceria com a Netflix, a direção do longa é de Diego Freitas (Depois do UniversoO Lado Bom de Ser Traída), assim como a ideia original. O roteiro é assinado por Diego Freitas, Rod Azevedo e Carolina Castro com consultoria de Marcelo Saback e Vitor Brandt. O filme conta ainda com o treinador de animais Luis Estrelas, garantindo também o bem-estar animal no set, bem como a consultoria do treinador americano Mike Miliotti (Garfield – O Filme), que treina e cuida de animais na indústria cinematográfica e televisiva há mais de 20 anos. 

Outra grande novidade é a adaptação do romance O Filho de Mil Homens, de Valter Hugo Mãe. Com Rodrigo Santoro no papel principal, além de direção e roteiro do indicado ao Oscar Daniel Rezende. O filme conta a história de Crisóstomo, um pescador solitário que, aos 40 anos, sente o vazio da ausência de um filho e sonha em ser pai. Em sua busca por relacionamentos verdadeiros e profundos, ele encontra Camilo, um menino órfão, e decide criá-lo, construindo uma família atípica e singular. Acreditando que “quando se sonha tão grande a realidade aprende”, a narrativa explora a beleza e a complexidade das relações humanas, abordando temas como aceitação e a construção de novos laços familiares.

Gravado entre Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, e em cidades do interior da Bahia, o longa é produzido pela Biônica Filmes e Barry Company. O elenco conta também com Rebeca Jamir, Johnny Massaro, Miguel Martines, Juliana Caldas, Grace Passô, Inez Vianna, Lívia Silva e Antonio Haddad.

Nessa lista não poderiam faltar boas risadas! Repleta de aventura e muita neve, a nova comédia familiar da Netflix, ainda sem título, acompanha Otávio (Leandro Hassum), um pai que se vê obrigado a viajar com a família para Bariloche, na Argentina, para conhecer o noivo argentino de sua filha Mariana (Júlia Svacinna). Entre as paisagens exuberantes da viagem de férias, vinhos, tombos no gelo e um portunhol sofrível, ele vai precisar resolver um grande mal-entendido causado por seu ciúme e comportamento inadequado para conseguir salvar o casamento da filha – e sua relação com ela. Talentos brasileiros e argentinos vão divertir o público: além de Júlia e Hassum, Gabriel Goity, Simón Hempe, Karina Ramil, Mariela Pizzo, João Barreto e Abril di Yorio completam o elenco. Com filmagens no Rio de Janeiro e em Bariloche, o filme produzido pela Camisa Listrada tem direção de Felipe Joffily e roteiro de Leandro Soares e Lucas Blanco.

Por fim, o filme Vicentina Pede Desculpas, dirigido e escrito pelo expoente Gabriel Martins, do aclamado Marte Um, começa a ser rodado hoje em Belo Horizonte, com a atriz Rejane Faria no papel principal. Produzido pela Filmes de Plástico, produtora da qual Gabriel é sócio, o longa contará a história de uma mulher que, aos 75 anos, tem de encarar a morte (e especulações sobre o potencial suicídio) de seu filho, motorista de um ônibus que ao cair de um viaduto gera uma imensa tragédia. Vicentina decide embarcar em uma jornada para procurar as famílias das vítimas para pedir desculpas. Com uma abordagem sensível e introspectiva, a obra explora temas de perdão, redenção e luto de uma forma delicada e realista. O elenco conta ainda com Maira Azevedo, Giovanna Heliodora, Thalma de Freitas e Grace Passô. 

Sair da versão mobile