Brasil
Com referências do brega funk, Pabllo Vittar lança videoclipe vibrante de ‘Cadeado’
Após meses agitados, com novo álbum, blocos de carnaval e turnês internacionais na Austrália e América Latina, a maior Drag Queen do mundo lança o tão esperado videoclipe de “Cadeado”, faixa que faz parte de seu 5° disco de carreira, “Noitada”. O projeto já está disponível no Youtube da cantora.
- Flor retorna ao Brasil para shows ao lado de Seu Jorge
- Paula Landucci fala sobre seu retorno à música sete anos após o fim da banda Hewie
- Blue Note Rio celebra Mês da Consciência Negra com programação especial e mais de 30 shows
O vídeo foi gravado em Fortaleza e o lugar escolhido foi a Pracinha da Cultura, no bairro Vicente Pinzon, no litoral da capital cearense. “Cadeado” tem referências de brega funk, por isso foi gravado no Nordeste, que é conhecido por levar o gênero do brega ao mundo. Atualmente, a faixa conta com mais de 7 milhões de streams nas plataformas de áudio.
O cenário é conhecido por ser uns dos lugares que estimulam a cultura local, onde acontecem aulas de teatro, dança, artes marciais e outras atividades para a comunidade.
A ideia da quadra surgiu através da identidade que o brega funk tem em Fortaleza. Os grupos de danças do Nordeste realizam suas apresentações, shows e batalhas nas quadras das comunidades ou em ruas no Ceará. O conceito foi trazer esse cenário para dentro do clipe e mostrar a cultura e onde o brega funk está chegando. O clipe foi produzido por duas grandes referências em audiovisual de Fortaleza: Peixe-Mulher e Flo Studio.
“O single faz parte do meu álbum de estúdio “Noitada”, que eu revelo o meu lado mais sombrio e exploro vários elementos da noite e como eu me comporto nela. O videoclipe é muito dançante e escolhemos Fortaleza para ser gravado porque eu amo meu Nordeste, afinal são minhas raízes, onde nasci e cresci. Neste clipe, eu pude sentir o calor dos meus fãs, os vittarlovers, porque estava todo mundo lá se divertindo também.”, diz Pabllo.
Renata Monte, da produtora Peixe-Mulher, uma das diretoras do projeto, explica como foi a experiência em gravar o audiovisual e qual foi a ideia para o conceito do clipe: “Queríamos gravar em um lugar que tivesse a cara do brega funk cearense e a cena costuma acontecer em quadras e praças. O desafio era montar uma estrutura que assegurasse a gravação e foi aí que encontramos a Pracinha da Cultura, do bairro Vicente Pinzon, periferia de Fortaleza. A praça fica bem no meio do bairro e é gerida pela Rede Juv e o Instituto Juvente Inovação, da Secretaria de Juventude de Fortaleza. Trabalhar com a Pabllo foi como ver uma fábrica de sonho funcionando. Tudo é impecável: conceito, montação, musicalidade.”, comenta.
Além da Renata, Luana Caiubi, que também é diretora da Peixe-Mulher, explicou como tudo foi pensado para o público da Pabllo que estava assistindo as gravações: Esse era um clipe, essencialmente, para os fãs, construído para que eles assistissem e vissem a Pabllo, então tinha que ser especial. Por isso tomamos todos os cuidados e pensamos nos mínimos detalhes. Foram mais de 200 profissionais envolvidos, entre produção, fotografia, maquinário, elétrica, segurança, guarda-vidas, figuração, companhia de dança, além da equipe da própria cantora. Foi incrível acompanhar de perto a excelência dela enquanto artista Drag Queen.
Além delas, Zé Filho, um dos diretores da Flo Studio também falou qual foi a sua experiência em gravar com a artista “A experiência de produzir o clipe da Pabllo foi bem desafiadora por muitos motivos: por ser uma cantora de visibilidade nacional, por ser uma referência enquanto drag queen, por ser em um formato incomum com a participação de uma companhia de dança e das pessoas da comunidade. O fato de ter mobilizado a vizinhança do Vicente Pinzon e dado destaque pra Cia 085, uma companhia de dança de brega funk cearense, já faz com que a experiência valha muito a pena. Além disso, ver a Pabllo em cena era sempre muito bom, ela conhece bem o corpo, as caras, os ângulos, chegava bem pronta ao set”.
O álbum “Noitada” tem a marca de mais de 94 milhões de streams no somatório total das plataformas. Com participações de Anitta, Gloria Groove, MC Carol e O Kannalha, a coletânea é sucesso de público e crítica. Além deste lançamento, neste ano de 2023, em março, Pabllo se apresentou nos dias 02 e 04 na Austrália, no Fórum Theatre, em Melbourne, e na Pink Party at the Ivy, em Sydney, respectivamente; com World Pride Tour”. Também em março, a cantora foi a primeira artista da história do Lollapalooza Brasil a se apresentar em todos os palcos do festival na mesma edição. Pabllo deu um espetáculo ao lado de Lil Nas X, Sofi Tukker e Tove Lo nos três dias de Festival.
No mais, agora em maio, ela realiza mais uma turnê internacional de “Noitada” pela América Latina, passando por Colômbia, México, Chile,, Uruguai e Argentina. A cantora também anunciou sua turnê na América do Norte e entre as cidades estão: Seattle, Orlando, Boston, Atlanta, Chicago e entre outras.
Considerada a maior Drag Queen do mundo, Pabllo coleciona mais de 26 milhões de seguidores nas redes sociais, 2 bilhões de views no youtube e 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify.