Pop
Coldplay alcança o 1º lugar na Billboard 200 com o álbum ‘Moon Music’
O Coldplay alcançou seu quinto álbum número um na lista Billboard 200, o primeiro em mais de dez anos, com a estreia de “Moon Music” no topo do ranking (com data de 19 de outubro). O álbum contabilizou 120.000 unidades equivalentes, das quais 106.000 foram vendas tradicionais. Esses números representam a melhor semana, tanto em unidades quanto em vendas de álbuns, para a banda desde 2015.
- Rock the Mountain anuncia Jorja Smith para edição 2025
- Kelly Clarkson traz versão country de ‘Please Please Please’ de Sabrina Carpenter no Kellyoke
- Pabllo Vittar, Yseult e Sevdaliza recebem Disco de Platina durante evento em Paris
De maneira geral, “Moon Music” representa o décimo álbum da banda a alcançar o top 10 das paradas. Anteriormente, o grupo já havia liderado a lista com os álbuns “Ghost Stories” (2014), “Mylo Xyloto” (2011), “Viva La Vida or Death and All His Friends” (2008) e “X&Y” (2005).
Das 120.000 unidades de “Moon Music” na primeira semana, 106.000 correspondem a vendas de álbuns (fazendo dele o álbum mais vendido da semana, ocupando o primeiro lugar no Top Album Sales), 13.000 são unidades de streaming equivalente (o que equivale a 16,71 milhões de streams oficiais sob demanda das músicas do álbum) e 1.000 são unidades de álbuns equivalentes a faixas. O grupo não registrava uma semana maior, em termos de unidades totais ou vendas de álbuns, desde a estreia de “A Head Full of Dreams” em 2015, que teve 210.000 unidades, sendo 195.000 em vendas tradicionais.
As vendas da primeira semana do novo álbum foram impulsionadas pela oferta de pelo menos oito variantes em vinil (incluindo duas edições autografadas e uma edição da Target com três faixas bônus) e seis versões em CD (entre elas uma edição assinada e uma “edição caderno” em embalagem colecionável com notas de voz adicionais) — todas produzidas com iniciativas sustentáveis. Além disso, o álbum estava disponível em pelo menos quatro versões para download digital. Entre as edições digitais, havia duas que incluíam 10 faixas bônus cada. A loja oficial do Coldplay ofereceu as edições digitais com desconto durante a semana de lançamento.
O novo álbum foi antecipado pelo single “feelslikeimfallinginlove,” que alcançou a 81ª posição na lista Billboard Hot 100 de julho. Além disso, o single figurou entre os 10 primeiros nas paradas de Alternative Airplay e Adult Pop Airplay, sendo essa a 15ª e a 12ª vez que a banda alcança o top 10 nessas listas, respectivamente.
O álbum “Short n’ Sweet” de Sabrina Carpenter caiu uma posição, agora ocupando o segundo lugar com 93.000 unidades equivalentes (uma redução de 8%), após quatro semanas não consecutivas no topo da lista. Ele permanece em primeiro lugar na parada Top Streaming Albums por sexta vez não consecutiva. “The Rise and Fall of a Midwest Princess” de Chappell Roan recuou de 2º para 3º na Billboard 200, com 56.000 unidades (uma queda de 12%). O álbum “One Thing at a Time” de Morgan Wallen, que já foi número um, não se moveu da 4ª posição (50.000 unidades; queda de menos de 1%), enquanto “Hit Me Hard and Soft” de Billie Eilish se manteve em 5º lugar (50.000 unidades; alta de 1%).
Três álbuns que já foram líderes vêm a seguir, com “The Tortured Poets Department” de Taylor Swift subindo uma posição para o 6º lugar (45.000 unidades equivalentes; aumento de 1%). “F-1 Trillion” de Post Malone caiu de 6º para 7º (43.000; queda de 8%) e “Mixtape Pluto” de Future desceu de 3º para 8º (40.000; queda de 28%).
Fechando o top 10 estão “Stick Season” de Noah Kahan, que caiu da 8ª para a 9ª posição (com 37.000 unidades equivalentes; uma queda de 2%), e “Dangerous: The Double Album” de Wallen, que permanece em 10º lugar (com 32.000 unidades; também uma redução de 2%).