Brasil
Claudia Leitte canta sobre burnout e esgotamento mental em ‘Sobre Viver’
“Desacelera, espera, calma…”, canta Claudia Leitte no refrão de “Sobre Viver”. A faixa inédita chega no primeiro minuto desta sexta-feira (14), em todas as plataformas digitais. Na mesma data, ao meio-dia, será disponibilizado o videoclipe. A obra faz parte do show “Intemporal”, gravado ao vivo em São Paulo.
- Roberta Miranda lança a biografia ‘Um lugar todinho meu’
- Henry Freitas lança ‘Terapia de Verão 2.0’ com repertório 1000% da Terapia
- Barão Vermelho apresenta novo show ‘Do Tamanho da Vida’ no Circo Voador
“Cada um tem uma vivência e uma história. Mas é chocante perceber como momentos de estresse, ansiedade ou, nos casos mais extremos, burnout, se tornaram mais comuns na nossa sociedade”, reflete a cantora, que também passou por experiências do tipo nos últimos anos.
Na letra, Claudinha detalha sobre como a correria do dia-a-dia, muitas vezes, nos impede de olhar para nós mesmos com mais gentileza. E nos convida a parar, desacelerar e avaliar o nosso emocional.
“Nos primeiros versos, eu canto sobre uma rotina atribulada, que não dá lugar pra gente pensar na saúde da mente. É trabalho, dinheiro, tarefa, compromisso…”, explica a artista, que é mãe de três filhos. “Graças a Deus, hoje em dia tenho o privilégio de uma rede de apoio que me ajuda a tornar a rotina mais fácil. Mas promovo essa música na esperança de que as pessoas se identifiquem. Existe um aconchego enorme na identificação, sabe? Quero proporcionar isso a quem me ouve”.
A composição é assinada por Cleitinho Persona (compositor de hits de Ferrugem e Thiaguinho), Elizeu Henrique (Sorriso Maroto, Dilsinho), Lucas Nage (Gloria Groove) e Nagetta (Péricles). Por sua vez, Torcuato Mariano (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil) é o responsável pela produção do arranjo.
CURA ATRAVÉS DA ARTE
“Sobre Viver” é um dos pontos altos do show “Intemporal”. No palco, como quem lava a alma por meio da música, Claudia Leitte canta a faixa diante de uma chuva cenográfica, que insere ainda mais poesia ao registro audiovisual. “Minha intenção com esse espetáculo era, desde o começo, retratar uma trajetória de cura por meio da arte, principalmente nesse período pós-pandêmico. Essa canção é parte essencial desse processo”, ela conta sobre a performance.
O cineasta Mess Santos, que já trabalhou com com Claudia em projetos como “Baldin de Gelo”, “Samba Lento” e “Agradece”.
O desejo da artista de produzir DVD ao vivo mais intimista e próximo ao público nasceu durante o isolamento social: “Acho que a pandemia expôs mais ainda essas feridas, né? Eu mesma passei por momentos de incertezas sobre mim mesma nesse momento. Cresceu em mim a vontade de criar um show que transmitisse força”.
“Intemporal” é resultado dessas reflexões, proporcionando uma viagem pelas quatro estações do ano, fragmentos da história de Claudinha e pelo conceito de atemporalidade na arte. A gravação ocorreu na Vibra São Paulo, na capital paulista, em abril. A captação completa será divulgada em breve.