Música

Carlos Cipa lança faixa ‘and she was’, do álbum ‘Retronyms’

Carlos Cipa, compositor e multi-instrumentista de Munique, lança, nesta sexta-feira, dia 19 de julho, a faixa “

A música que funde a formação do artista como pianista e compositor clássico e o interesse dele por música experimental e pop num só projeto. Em oito peças, artista inova nas composições e surpreende o público.

PUBLICIDADE

Depois de inúmeras apresentações ao vivo ao longo dos anos, uma série de colaborações e, entre outros, trabalhos para cinema e teatro, Cipa convidou diferentes músicos para o estúdio que mantém em Munique para gravar oito peças.

Retronyms” carrega esse título por um motivo: um retrônimo é uma mudança de nome subsequente que fornece um novo termo para algo antigo. Um exemplo seria a “guitarra acústica” que foi renomeada após a invenção da guitarra elétrica. Os retrônimos são cunhados no final de um excitante desenvolvimento cultural ou tecnológico, assim como “Retronyms” marca uma virada decisiva no desenvolvimento de Cipa como compositor.

Todo um novo som é criado, um que não poderia ter sido concebido em uma partitura musical. Houve muitos momentos durante a gravação de “Retronyms“, nos quais tudo se desenvolvia organicamente, no qual músicos clássicos eram encorajados a improvisar ou um músico de jazz estava tocando pela partitura. No registro, é expressado tão perfeitamente quanto as frases de piano entrelaçadas em “And She Was“.

Recentemente, o artista dedicou-se ao trabalho colaborativo com a compositora Sophia Jani e o produtor Martin Brugger a.k.a. Occupanther, com quem gravou música para cinema e TV, além de compor para conjuntos clássicos e marcar presença em apresentações de dança e teatro.

Com mais de cem concertos por toda a Europa, Cipa provou que sua música pode encantar o público de clubes ou salas de concertos clássicas tão bem quanto os de grandes festivais de música pop como Haldern-Pop, MS Dockville e o festival Reeperbahn. Tudo isso o viu dividindo o palco com artistas como Hauschka ou Nils Frahm e dando vida nova aos “Six Pianos“, de Steve Reich no Elbphilharmonie de Hamburgo.

Confira “and she was” :

Sair da versão mobile