Brasil
‘Cabelin de Trança’, novo single do selo musical de Babu Santana, celebra o empoderamento da periferia
“Cabelin de Trança”, novo lançamento da Paizão Records, selo musical do Babu, em parceria com a Só As Braba Records, chegará nas plataformas digitais nesta sexta-feira (18). O single traz o ritmo envolvente do trap-funk nas vozes de Babu Santana, Gu e Lucas Ramaciote. Já a produção fica por conta de CP no Beat e Nbeatz.
- Com Léo Santana e Rachel Reis, Filhos de Jorge lança o álbum ‘Ninguém Tá Só’
- Margareth Menezes relança álbuns ‘Naturalmente Acústico’ e ‘Naturalmente’
- Ella Medrá estreia clipe de ‘Sim ou Não’ e encerra trilogia sobre flerte e decepção
Assim como os olhos são as janelas da alma e os dentes o cartão de visitas, “o cabelo é a coroa e o pente a libertação” (emblemática frase do “Paizão” Babu Santana no Big Brother Brasil 20). Inspirada nessa frase, a música “Cabelin de Trança” celebra a libertação, o empoderamento e o festejo da periferia.
O trabalho marca a primeira colaboração entre os selos musicais Paizão Records, criado por Babu Santana, e Só As Braba Records, do produtor CP No Beat.
Ouça:
Sobre Babu Santana
Alexandre da Silva Santana, conhecido por Babu Santana, é um ator e cantor brasileiro. Vindo do grupo de teatro Nós do Morro, fez diversos filmes e novelas, tendo ganhado notoriedade após interpretar Tim Maia na cinebiografia do cantor. Ganhou duas vezes o Grande Otelo, maior prêmio do cinema brasileiro
Babu cresceu no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Começou a trabalhar cedo em uma barraca na Praia de Ipanema, e também fez faxina, foi pedreiro, aderecista de escola de samba e eletricista. Seu pai trabalhava como segurança no Teatro Fênix, onde a Globo gravava algumas de suas produções, e ele as vezes ia nos programas. Essas idas a programas de auditório e um casal de tios, que sempre o incentivaram a consumir cultura, iniciaram seu interesse na carreira artística. Começou a atuar no Teatro Nós do Morro em 1997.
Seu apelido Babu veio de um apelido preconceituoso de infância, “babuíno”, do qual ele se apropriou como um protesto.
Seu primeiro filme lançado foi Cidade de Deus, onde faz um personagem menor. Entretanto, havia gravado O Homem do Ano e Uma Onda no Ar antes. Em 2007, com o personagem Bujiú no filme Estômago, conquista diversos prêmios de ator coadjuvante, como o “Grande Otelo”. O grande reconhecimento viria em 2014, quando interpreta a fase adulta do protagonista Tim Maia na cinebiografia do cantor, pelo qual é elogiado pela crítica e ganha novos prêmios, como o segundo Grande Otelo da carreira, agora de ator protagonista. Já participou de mais de 20 filmes na carreira, sem contar novelas e séries na Globo, RecordTV e Multishow. A fama como ator não trouxe grandes ganhos financeiros. Ele e sua família vivem em uma casa simples alugada na Ilha da Gigoia, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ele interpretou inúmeros policiais e bandidos em produções televisivas. Em uma entrevista onde é questionado por esse fato “curioso”, ele comenta que “isso se deve à nossa sociedade, que vê um bandido ou um policial como um cara alto, truculento, com cara mau e negro. Há uma associação entre a violência e a imagem dos negros e de pessoas dos guetos. Então, tenho o visual perfeito para esses personagens”. Logo depois, ele também coloca que, no teatro, faz papéis muito mais variados.
Além de ator, Babu também tem uma banda, chamada Babu Santana e Os Cabeças de Água-Viva, a banda mistura samba, reggae, soul e funk.
Em 2020, foi convidado pela Rede Globo para participar da vigésima temporada do Big Brother Brasil, cuja temporada selecionou participantes já famosos e anônimos. Babu foi o décimo sétimo eliminado do reality show com 57,15% dos votos ao enfrentar as participantes Rafa Kalimann e Thelma Assis, terminando em quarto lugar na competição. O ator detém os recordes de mais paredões enfrentados na história do programa (10 paredões) e o de menor percentual da história para ser eliminado em um paredão, quando recebeu apenas 0,44% dos votos no segundo paredão da edição. Enquanto ainda estava confinado, Babu teve dois singles lançados, “Sou Babu” e “Soul África”. Após sua passagem pelo BBB20 e seu sucesso no programa, o ator fechou contrato com a TV Globo em Maio de 2020.