Connect with us

Subscribe

Brasil

Bruna Caram revive Gonzaguinha em novo álbum com show de pré-lançamento na Casa Natura Musical

Bruna Caram por Rodolfo Magalhães

De um projeto idealizado por Bruna Caram, com arranjos de Norberto Vinhas e pesquisa de repertório de Jean Wyllys, o show “Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha” aconteceu pela primeira vez durante a pandemia, sem público, em formato de live. E foi devido a um pedido especial dos seus fãs (e fãs do compositor) que Bruna decidiu transformar o projeto em turnê – e no sétimo disco de sua carreira.

O desejo de cantar Gonzaguinha veio, não só da paixão por sua obra, mas pelo fato de ter percebido o quanto era pertinente e vigorosa nos tempos de medo, ódio e descaso pelos quais passamos. Sendo assim, ao longo de dois anos, a multiartista mergulhou para o trabalho mais criterioso de sua carreira. Segundo a cantora, para “trazer para o estúdio a energia do público”, fez questão de iniciar a turnê antes do disco, passando por cidades do Sudeste ao Nordeste. E agora, anuncia a pré-estreia do disco em show-festa na Casa Natura no dia 16. O tão esperado álbum sai em 28 de abril, um dia antes da data de aniversário de morte do compositor.

A turnê passou por São Paulo, Recife, João Pessoa, Salvador, Belo Horizonte (onde o compositor viveu os últimos anos de sua vida), e volta à capital paulista para reestrear e celebrar o lançamento do álbum, e com nova banda formada por duas percussões, violão, baixo e voz. Outra novidade é que além de, no palco, a cantora recitar poemas de seu livro “Pequena Poesia Presente” (2020), e também trará histórias por trás das canções, confidenciadas a ela por Nanan Gonzaga, filha de Gonzaguinha, que assina a direção de voz do disco. O espetáculo também conta com a participação de Preta Ferreira, cantora, compositora, escritora e ativista pelo direito à Moradia – MSTC, importante voz na luta por justiça social em SP.

Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha é o nome do álbum em que a multiartista está se dedicando desde 2020, e de lá para cá passamos por 700 mil mortes por COVID-19 no Brasil, lockdown não-oficial, a volta da fome, uma eleição tensa, e um começo de ano, na visão da multiartista, com esperança de mais liberdade e dignidade, bandeiras que percorrem a obra de Luiz Gonzaga Jr do começo ao fim.

“Escolhi duas vertentes, a das canções de amor e a das canções políticas, mas considero que essas duas vertentes, na obra dele, muitas vezes se sobrepõem. Porque lutar também significa amar, defender, enfrentar. Para mim, Gonzaguinha era um artista destemido e engajado, que cantava as lutas e principalmente a alegria de viver.”, diz a cantora, contrariando uma visão da imprensa à época do compositor, no começo de sua carreira, que chegou a chamá-lo de “o cantor-rancor”.

Encarar uma sociedade que adoecia enquanto Bruna concebia seu primeiro filho, e depois lidar com a maternidade, foi um dos fatores que fez com que sua maturidade virasse força para viver o desafio de interpretar o mestre, de voltar às origens de intérprete encontrada nos primeiros discos de sua carreira e a sua adolescência, passar por um processo de autoconhecimento, temer, voltar a ter coragem e reunir diferentes gerações de cantores que, assim como ela, admiram o trabalho do compositor.

“Sempre tive receio de convidar outros artistas para participar dos meus projetos, tinha insegurança, não queria soar oportunista. Mas a partir do momento em que comecei esse projeto, muitos artistas que admiro se aproximaram espontaneamente. Foi lindo. Vi o tamanho de Gonzaguinha aí, e também me senti mais capaz. No fim, é a coisa mais rica que eu poderia ter feito, o ápice da minha carreira até agora” desabafa Bruna.

Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha se tornou o disco mais importante da carreira da artista e mais memorável com participações de grandes artistas como Zé Renato em “Redescobrir”, Preta Ferreira em “É”, Zeca Baleiro em “Eu Nem Ligo”, além de Renato Braz, Nanan Gonzaga e Leila Pinheiro.

A presença de Jean Willys na direção de repertório e Nanan Gonzaga na direção de voz (e participando nos vocais de uma das faixas) foram muito importantes. Jean trouxe novas canções e olhares sobre a obra tão política do compositor, e Nanan trouxe detalhes preciosos nas melodias e harmonias, além de memórias que Bruna compartilhará no palco. Para criar os arranjos do disco, Bruna Caram e o produtor e arranjador Norberto Vinhas visitaram e aplicaram à obra de Gonzaguinha diversos ritmos brasileiros, como Maracatu, Samba, Frevo, Ijexá, Coco e Choro. Para tanto, inclusive, Bruna estudou um ano de danças brasileiras com Letícia Doretto, e houve ideias de arranjos que surgiram ali, na preparação de corpo.

“Foi a primeira vez que o movimento esteve tão presente na pré produção de um álbum. Levava para o arranjador referências de canções que dancei, e íamos trabalhando muitas vezes em cima delas. Sempre quis que meus álbuns tivessem mais presença dos ritmos brasileiros, que sempre amei, e que cresci ouvindo. Meu avô era violonista 7 cordas, fazia rodas de choro, e foi ali que aprendi a cantar. Os ritmos brasileiros estão na minha memória afetiva intensamente”, finaliza.

O lançamento do álbum está marcado para dia 28, e o show de pré-lançamento ocorrerá dia 16, num show-festa para celebrar a vida e a saudade de Gonzaguinha. Por isso é tão importante que seja realizado em um dos principais palcos da cidade de São Paulo, para as pessoas dançarem e se emocionarem.

SERVIÇO:

Pré-Estreia Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha

Data: 16/04 (Domingo)

Local: Casa Natura Musical

Endereço: Rua Artur de Azevedo 2134 – Pinheiros

Horário: 17h30 (abertura da casa) | 19h (Show)

Compra Online:
https://bileto.sympla.com.br/event/80460/

Compra presencial:

Local: Casa Natura Musical

Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Written By

Publicitária e pós-graduada em Marketing e Mídias Sociais. Apaixonada por música, filmes, séries e tudo que envolve o universo das redes sociais.

Mais Populares

Duda Beat e Orquestra Ouro Preto se apresentam pela primeira vez no Rio de Janeiro, de graça, nos Arcos da Lapa

Notícias

ALMAR anuncia novo single, ‘Sorte do Dia’, exaltando os encontros que transformam a rotina em poesia

Brasil

#SextouMusical: Justin Bieber, Blackpink, Mariah Carey feat Luísa Sonza e muito mais!!!

Lançamentos da Semana

Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam após 27 anos: ‘Foi uma jornada incrível’

Rock

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop