Premiações
Brasil leva maior delegação da história ao Grammy Latino
A música brasileira está prestes a realizar um feito internacional histórico: o país contará com a maior delegação de sua história na 25ª edição do Latin GRAMMY, que acontece em 14 de novembro, em Miami. São 92 artistas brasileiros com presenças confirmadas na premiação, todos concorrentes em diversas categorias.
- Billboard Music Awards: Taylor Swift triunfa e Chappell Roan é destaque como Revelação
- Selena Gomez, Ariana Grande e Miley Cyrus são indicadas ao Globo de Ouro 2025; veja a lista
- Luísa Sonza, Larissa Luz e Karol Conká serão as apresentadoras do WME Awards 2024
Ao todo, mais de 400 brasileiros estarão presentes no Latin GRAMMY, somando artistas, executivos, equipes e profissionais da música.
A escalação dos artistas de malas prontas para Miami é tão diversa e plural quanto a própria música brasileira, reunindo representantes da música pop, como Luíza Sonza, Anitta, Jão e Glória Groove, estreantes na premiação, Jovem Dionísio e Cacá Magalhães, e virtuosos da música instrumental consagrados em palcos internacionais, como Hamilton de Holanda e Yamandu Costa.
Um dos pontos altos da participação brasileira é a entrega do Prêmio à Excelência Musical a Lulu Santos. O prêmio é outorgado por votação do Conselho Diretivo da Academia Latina da Gravação a artistas que realizaram contribuições criativas de excepcional importância, já tendo homenageado em edições anteriores grandes nomes brasileiros como Simone, Rita Lee, Martinho da Vila, Erasmo Carlos, João Bosco, Djavan, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Gal Costa, Roberto Carlos e Jorge Ben Jor.
Marcelo Castello Branco, executivo do mercado fonográfico e líder da delegação brasileira, celebra o feito histórico: “Nunca levamos uma delegação tão diversa e numerosa para o Latin GRAMMY, e isso diz muito sobre a força da nossa música. Temos uma riqueza que passa por todos os gêneros e estilos — de Milton, que é uma lenda viva, a jovens talentos da nova música urbana, do funk ao sertanejo. O Brasil sempre fez música para o mundo, mas agora, mais do que nunca, essa potência está visível na pluralidade de nossos representantes. É uma delegação que representa o Brasil em toda a sua complexidade, da tradição à inovação.”
Pela primeira vez, a delegação brasileira contará com um QG exclusivo, o Hotel Vagabond, um prédio histórico de Miami que já hospedou figuras como Frank Sinatra e Dean Martin. Com o hotel reservado apenas para a comitiva do Brasil, o local se tornará o ponto de encontro dos nossos artistas ao longo da Latin GRAMMY Week. “Esse espaço não será só um lugar de descanso; será um verdadeiro hub cultural onde nossos artistas poderão se conectar, trocar experiências e também se integrar à comunidade latina que estará na cidade. É uma semana de festa, mas também de grandes oportunidades e novas conexões,” conclui Castello Branco.