Para qualquer banda de reggae e rock que nasceu no Brasil após os anos 2000, os mineiros do Skank são influência incontornável. Samuel Rosa e cia tomaram conta do Brasil com seu reggae, dancehall e ska, posteriormente misturado ao rock e indie. Filhos dessa referência, o Bloco do Caos lançou na última sexta-feira, 11, a sua versão de “Pacato Cidadão”, hit do clássico álbum “Calango”, lançado em 1994, e o lançamento ganha o tempero de audiovisual nesta quarta-feira, 16 de abril. O videoclipe foi gravado em estúdio de fundo infinito.
- Lady Gaga: painel gigante dá boas-vindas à Mother Monster no Rio
- Alok revisita clássico dos anos 1970 e lança ‘Esperar Pra Ver’
- Michelle Trachtenberg: causa da morte da atriz é revelada
O single chega como abre alas do EP “Nosso Canto” previsto para junho. No dia 26 de abril, o grupo faz show no Sesc Belenzinho com as participações mais que especiais do poeta do rap, GOG e Vitin Onze:20.
Para o vocalista do Bloco, Ale Cazarotto, foi difícil escolher uma música de um disco que tocou praticamente todo na rádio, mas a escolha veio por um critério afetivo: “Eu tenho uma lembrança muito boa dessa canção. Gosto muito dela, até por não ser tão hit quanto ‘Jackie Tequila’ ou ‘Te Ver’. E também é uma composição que mistura ritmo dançante com mensagem política, o que tem tudo a ver conosco”, explica o cantor.
O Bloco do Caos tem aproveitado uma nova fase em que o público tem se expandido, e a nova formação, com Thominhas (ex-Restart) e o guitarrista Carlos Simon, encara o desafio de lançar o novo EP com “Pacato Cidadão” como primeiro single.
O clássico “Naquela Mesa”, de Nelson Gonçalves e Raphael Rabello, viralizou em versão da banda paulistana recentemente, mostrando que “modernizar o passado é uma revolução musical” dominada pelos paulistanos, parafraseando Chico Science.
Para “Pacato Cidadão”, a receita da identidade do grupo permanece, com uma mistura pulsante de batuques afro-brasileiros, swing, distorção, cumbia e música eletrônica. O resultado mantém a cara do Skank sem ser uma mera repetição, atualizando uma grande música para as novas gerações.
“A gravação original é tão boa que eu estava trabalhando nas mudanças para nossa regravação e quando fui ouvir a do Skank, não deixei de me impressionar com o que o Samuel fez. Claro que colocamos a identidade do Bloco, mas com máximo respeito aos nossos precursores”, conta Ale.
Parte da atualização do novo single vem do que os membros andam escutando e já colocando nos últimos trabalhos da banda, do rock ao reggae, mas também com temperos fortíssimos vindo da Bahia, sobretudo da sonoridade difundida por artistas como BaianaSystem e Ivete Sangalo. “Nós até pensamos em fazer um pagodão baiano, mas fomos para um lado menos pesado que o Baiana. Eu estava ouvindo muito Ivete Sangalo, que traz uma modernidade toda dela para o pagodão baiano, meio eletrônico, e acho que foi a referência principal”, explica o vocalista do Bloco.
Com o lançamento de “Pacato Cidadão”, o Bloco se consolida como banda que abre portas e convida a nova geração a conhecer o que veio antes, de mente e coração abertos. “É difícil mexer numa obra clássica e que a gente gosta muito. Eu queria mudar, não apenas fazer um cover, mas algo que ficasse bom, respeitoso com o Skank, mas também com nossa cara. E acho que conseguimos”, conclui Cazarotto.
Serviço:
Bloco do Caos – Turnê “NOSSO CANTO”
Sesc Belenzinho:
Endereço R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP, 03303-000
Participações especiais de GOG e Vitin (ex-Onze:20)
Show de lançamento do EP
Sábado, 26 de Abril, às 20h30
Ingressos à venda a partir do dia
15.04 às 17h pela internet
e 16.04 às 17h para venda física
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop
