Pop

 Ben Harper lança o novo single ‘We Need To Talk About It’

Ben Harper. Foto: Divulgação

O cantor-compositor/músico/produtor Ben Harper compartilhou “We Need To Talk About It”, disponível agora em todos os serviços de streaming. Um vídeo oficial estreia hoje no YouTube. Produzido por Harper e Sheldon Gomberg, vencedor do prêmio GRAMMY®, “We Need To Talk About It” marca o primeiro single do álbum BLOODLINE MAINTENANCE, disponível pelo selo Chrysalis Records na sexta-feira, 22 de julho.

Impulsionada pela guitarra de Harper, “We Need To Talk About It” , trata de forma desafiadora as feridas da escravidão através de uma chamada e resposta afiada, com vocais de apoio alimentados pelo gospel e ritmos agudos, aumentados pelo som característico do tambor africano.

O novo álbum é uma obra em grande parte inspirada pela perda de um amigo de longa data e pela influência persistente de um pai carismático. BLOODLINE MAINTENANCE vê Harper tocando a maioria dos instrumentos por conta própria, com guitarra, baixo, bateria e uma eclética variedade de percussões, incluindo um laço de brinquedo plástico. Seu 17º LP de estúdio – e o primeiro desde 2020, o instrumental WINTER IS FOR LOVERS – e o primeiro álbum não-instrumental de novas canções desde 2018. O novo álbum é alimentado ainda mais pela assinatura de Harper, super carregada através de um poderoso amplificador Dumble criando um tom verdadeiramente indisciplinado que ele descreve como “uma espécie de fusão de Robert Johnson e Jimi Hendrix”.

“Era como se eu estivesse avançando e me aventurando em lugares onde nunca havia estado antes”, diz ele. “Levando tudo o que aprendi de todos os outros álbuns e incendiar tudo isso e começar de novo”. E eu sabia que os sons que estava ouvindo na minha cabeça eram tão pouco ortodoxos que eu mesmo tinha que fazer a maior parte”.

Aplicando a inventividade do hip-hop a paradigmas antigos de soul, blues e jazz, transformando tudo isso em uma reconfiguração de uma nova Americana negra, BLOODLINE MAINTENANCE continua a longa história de Harper como um dos mais potentes cantores de protesto de sua geração. Perseguido pelas autoridades locais por ser comunista, seu avô mudou sua família para o oeste, onde sua loja de música, o Folk Music Center and Museum em Claremont, CA, provou ser um centro vital em um cenário popular próspero do sul da Califórnia. 

Aos 21 anos de idade, ele estava em turnê com a lenda do blues Taj Mahal. Nos anos seguintes, Harper reuniu aplausos da crítica internacional, ganhando três prêmios GRAMMY® (de um total de sete indicações) por seu próprio trabalho, enquanto produzia álbuns aclamados por Mavis Staples, Rickie Lee Jones, The Blind Boys of Alabama, Natalie Maines, e outros. Colaborador dedicado, Harper também gravou com diversos artistas, desde John Lee Hooker, Charlie Musselwhite, Ziggy Marley e Jack Johnson até Ringo Starr, Keith Richards e, mais recentemente, Harry Styles, contribuindo com seu trabalho de guitarra de assinatura para o novo álbum da super estrela, HARRY’S HOUSE.

Harper – acompanhado por sua banda de longa data, The Innocent Criminals – anuncia BLOODLINE MAINTENANCE com uma turnê mundial destacada por datas nos EUA e na Europa. Apresentações em festivais, shows americanos ao lado de Jack Johnson, e 15 noites abrindo para seu recente colaborador Harry Styles em Los Angeles, o Kia Forum da CA. Mais datas da turnê serão anunciadas.

Sair da versão mobile