Brasil
Banda Dejaneiro Soul lança ‘What’s Going On’
O grupo foi criado para reverenciar a Soul Music. Este primeiro projeto é um EP com releituras de cinco clássicos da Motown. Nesta sexta-feira (2), foi lançado o primeiro single, e nos meses seguintes virão os próximos, formando o EP. A primeira pérola escolhida é “What’s Going On” que foi originalmente interpretada por Marvin Gaye, também um dos três compositores da canção. Esse lançamento que completou 50 anos em maio, representou uma grande mudança na carreira de Marvin.
- Flor retorna ao Brasil para shows ao lado de Seu Jorge
- Paula Landucci fala sobre seu retorno à música sete anos após o fim da banda Hewie
- Blue Note Rio celebra Mês da Consciência Negra com programação especial e mais de 30 shows
Até então ele era muito bem sucedido como cantor romântico, mas a turbulenta situação da época marcada por protestos e conflitos violentos em torno da causa contra a guerra do Vietnam, motivou Marvin a dar uma guinada em suas canções. O presidente da gravadora, que aliás era seu cunhado, Barry Gordy não queria permitir e tentou inutilmente até o fim evitar o lançamento. Quando afinal foi distribuído, o álbum, que levou o mesmo nome da canção, foi um sucesso estrondoso, o maior da carreira do artista.
Infelizmente o momento é significativo para as questões contidas na letra desse clássico de 50 anos, afinal “What’s Going On?“. O que está acontecendo em nossa sociedade? Muita violência, muita discórdia e dificuldade de compreensão entre as pessoas.
O grupo
Dejaneiro Soul é uma banda formada por amigos de longa data, mais de 20 anos de relacionamento pessoal e profissional, mas só agora trabalhando todos juntos em um grupo. Três deles moram em Sete Lagoas (MG), e dois no Rio de Janeiro. Em Sete Lagoas moram Fred Carvalho que toca guitarra e violão, Átila Moreira que é baterista e Pedro Estrela o tecladista. No Rio de Janeiro moram Lúcio Fernandes Costa que é baixista e idealizador do projeto, e Alexandra Milanez que é a cantora. Alguns destaques das carreiras: Alexandra cantou como backing vocal na excursão do primeiro disco de Marisa Monte. Lúcio tocou na última excursão de Cazuza no show ‘O tempo não pára’ e foi empresário de Marjorie Estiano e Tiago Iorc. Fred foi parceiro de banda de Roberta Campos antes da sua carreira solo.
James Jamerson
A banda Dejaneiro Soul procurou manter as principais características do estilo original, ao mesmo tempo em que traz a sonoridade para os dias de hoje. Um dos elementos escolhidos para ser preservado foi a linha de baixo, originalmente gravada pelo lendário James Jamerson. Na verdade, pode-se afirmar que todo o projeto é uma homenagem a esse músico incrível que morreu jovem demais, no início dos anos 80, e que gravou em praticamente todos os clássicos da Motown. Quatro das cinco canções que compõem o EP tem no seu DNA as linhas de JJ.