Brasil

Banda Arrumadinho realiza nova temporada do projeto “Forró para juntar”

O grupo de forró Arrumadinho realizará, entre abril e maio, uma nova sequência de shows em São Paulo como parte do projeto Forró para juntar. Após o sucesso da primeira temporada, no ano passado, o grupo voltou aos palcos este ano com apresentações no teatros Paulo Eiró, Cacilda Becker e Alfredo Mesquita, e seguem para mais três datas no Teatro Arthur de Azevedo (17/4), no Centro Cultural São Paulo (23/4) e no Teatro Flávio Império (1/5), além de mais seis oficinas.

“O forró sempre anima as pessoas, mas o Arrumadinho leva isso pra um nível impressionante. Mesmo em lugares mais comportados, como um teatro, as pessoas se levantam, abrem rodas, fazem o caminho da roça e se adaptam à arquitetura local, tudo para celebrar esse encontro”, explica Dani Mã, um dos vocalistas e violonista da banda. O projeto foi contemplado pela 4ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Forró da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Além de Dani, o conjunto conta ainda com Anderson Freitas (Rabeca e Voz), Illa Benício (Percussão e Voz), Jady Hauani (Percussão), Cicinho Silva (Sanfona) e Lucas Melifona (Baixo). “Arrumadinho é uma banda que tem uma característica muito divertida da música brasileira, especialmente da música nordestina, que é juntar pessoas que você gosta e fazer um bem bolado”, brinca Dani Mã. “A brincadeira do Arrumadinho é essa: juntar os melhores músicos e sair tocando por aí. Então tem esse lado bonito, democrático e aberto que a gente constrói como base do nosso trabalho”, complementa Anderson Freitas. No repertório, grandes clássicos como Homem com H, Qui nem jiló, Que diferença da mulher o homem tem e outros sucessos populares.

Além da apresentação musical, o grupo oferecerá ao público oficinas gratuitas de dois dos instrumentos típicos do forró: Rabeca e Pife com os instrumentistas Anderson Freitas e Tanaka do Pife.
O objetivo do projeto é valorizar e disseminar as tradições do forró e seus instrumentos, fortalecendo a cena artística do estilo na cidade. Além disso, a iniciativa também tem o propósito de promover a diversidade e a inclusão, mostrando que o forró é para todos, independentemente das diferenças – na verdade, ainda melhor por causa delas. “Queremos dar abertura e democratizar acessos e possibilidades, trazendo para o universo da música nordestina, do forró, questões que também são importantes, como a inclusão racial, feminina e LGBTQIAPN+. E a gente faz isso escolhendo músicas que trazem um pouco desse lugar, como Ney Matogrosso fez com Homem com h”, exemplifica o músico.

Agenda:

17/04 Teatro Arthur de Azevedo às 21 horas – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP, 03115-020
23/04 Centro Cultural São Paulo às 19:00 horas – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP, 01504-000
01/05 Teatro Flávio Império às 18h – R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba, São Paulo – SP, 03721-010
Todas as apresentações são gratuitas e tem classificação indicativa livre.

Sair da versão mobile