Premiações

Bafta 2022: ‘Ataque dos Cães’ vence como melhor filme; confira a lista de vencedores

Foto: Divulgação / Twitter (@bafta)

Neste domingo (13) aconteceu a cerimônia da 75ª edição do British Academy of Film Awards (BAFTA), no Royal Albert Hall, em Londres. O vencedor da noite foi “Ataque dos Cães“, que ganhou os prêmios de melhor filme e melhor direção.

A superprodução “Duna”, que tinha recebido 11 indicações, venceu em cinco categorias: design de produção, fotografia, som, trilha original e efeitos especiais.

Os Prémios BAFTA foram entregues este domingo – numa gala conduzida pela atriz Rebel Wilson – e transmitidos em todo o mundo pela BBC. Nesta 75ª edição destacaram-se também “Drive My Car” (que venceu o prémio de Melhor Filme Estrangeiro) e “Encanto” – considerada a Melhor Animação. “Belfast”, de Kenneth Branagh, não foi além do prémio para Melhor Filme Britânico.

Lady Gaga, que concorria como melhor atriz em “Casa Gucci”, perdeu para a atriz britânica Joanna Scanlan, que estrela “After Love”.

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Confira os vencedores:

Melhor filme

  • “Belfast”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Duna”
  • “Licorice Pizza”
  • “Ataque dos Cães”

Melhor filme britânico

  • “After Love”
  • “Ali & Ava”
  • “Belfast”
  • “Boiling Point”
  • “Cyrano”
  • “Everybody’s Talking About Jamie”
  • “Casa Gucci”
  • “Noite Passada em Soho”
  • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
  • “Identidade”

Melhor filme de língua não inglesa

  • “Drive My Car”
  • “A Mão de Deus”
  • “Mães Paralelas”
  • “Petite Maman”
  • “The Worst Person in the World”

Melhor direção

  • Aleem Khan, por “After Love”
  • Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
  • Audrey Diwan, por “Happening”
  • Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
  • Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
  • Julia Ducournau, por “Titane”

Melhor roteiro original

  • “Apresentando os Ricardos” (Aaron Sorkin)
  • “Belfast” (Kenneth Branagh)
  • “Não Olhe Para Cima” (Adam McKay)
  • “King Richard: Criando Campeãs” (Zach Baylin)
  • “Licorice Pizza” (Paul Thomas Anderson)

Melhor roteiro adaptado

  • “No Ritmo do Coração” (Siân Heder)
  • “Drive My Car” (Ryûsuke Hamaguchi)
  • “Duna” (Denis Villeneuve)
  • “A Filha Perdida” (Maggie Gyllenhaal)
  • “Ataque dos Cães” (Jane Campion)

Melhor atriz

  • Lady Gaga, por “Casa Gucci”
  • Alana Haim, por “Licorice Pizza”
  • Emilia Jones, por “No Ritmo do Coração”
  • Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”
  • Joanna Scanlan, por “After Love”
  • Tessa Thompson, por “Identidade”

Melhor ator

  • Adeel Akhtar, por “Ali & Ava”
  • Mahershala Ali, por “Swan Song’
  • Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
  • Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”
  • Stephen Gragam, por “Boiling Point”
  • Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”

Melhor atriz coadjuvante

  • Citriona Balfe, por “Belfast”
  • Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
  • Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
  • Ann Dowd, por “Mass’
  • Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”
  • Ruth Negga, por “Identidade”

Melhor ator coadjuvante

  • Mike Faist, por “Amor, Sublime Amor”
  • Ciarán Hinds, por “Belfast”
  • Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
  • Woody Norman, por “Sempre em Frente”
  • Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
  • Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”

Melhor elenco

  • “Boiling Point”
  • “Duna”
  • “A Mão de Deus”
  • “King Richard: Criando Campeãs”
  • “Amor, Sublime Amor”

Melhor documentário

  • “Becoming Cousteau”
  • “Cow”
  • “Flee”
  • “The Rescue”
  • “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”

Melhor animação

  • “Encanto”
  • “Flee”
  • ‘Luca”
  • “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”

Melhor trilha sonora

  • “Apresentando os Ricardos” (Daniel Pemberton)
  • “Não Olhe Para Cima” (Nicholas Britell)
  • “Duna” (Hans Zimmer)
  • “A Crônica Francesa” (Alexandre Desplat)
  • “Ataque dos Cães” (Jonny Greenwood)

Melhor fotografia

  • Greig Fraser, por “Duna”
  • Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
  • Linus Sandgren, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
  • Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
  • Bruno Delbonnel, por “A Tragédia de Macbeth”

Melhor edição

  • “Belfast” (Úna Ní Dhonghaíle)
  • “Duna” (Joe Walker)
  • “Licorice Pizza” (Andy Jurgensen)
  • “007 – Sem Tempo Para Morrer” (Tom Cross & Elliot Graham)
  • “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)” (Joshua L. Pearson)

Melhor design de produção

  • “Cyrano” (Sarah Greenwood & Katie Spencer)
  • “Duna” (Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos)
  • “A Crônica Francesa” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)
  • “O Beco do Pesadelo” (Tamara Deverell & Shane Vieau)
  • “Amor, Sublime Amor” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)

Melhor figurino

  • Jenny Beavan, por “Cruella”
  • Massimo Cantini Parrini, por “Cyrano”
  • Robert Morgan & Jacqueline West, por “Duna”
  • Milena Canonero, por “A Crônica Francesa”
  • Luis Sequeira, por “O Beco do Pesadelo”

Melhor cabelo e maquiagem

  • “Cruella”
  • “Cyrano”
  • “Duna”
  • “Os Olhos de Tammy Faye”
  • “Casa Gucci”

Melhor som

  • “Duna”
  • “Noite Passada em Soho”
  • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
  • “Um Lugar Silencioso: Parte II”
  • “Amor, Sublime Amor”

Melhores efeitos especiais

  • “Duna”
  • “Free Guy: Assumindo o Controle”
  • “Ghostbusters: Mais Além”
  • “Matrix Resurrections”
  • “007 – Sem Tempo Para Morrer”

Melhor curta britânico em animação

  • “Affairs of the Art”
  • “Do Not Feed the Pigeons”
  • “Night of the Living Dead”

Melhor curta britânico

  • “The Black Cop”
  • “Femme”
  • “The Palace”
  • “Stuffed”
  • “Three Meetings of the Extraordinary Committee”

Melhor estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico

  • Aleem Khan, por “After Love”
  • James Cummings & Hester Ruoff, por “Boiling Point”
  • Jeymes Samuel, por “Vingança & Castigo”
  • Posy Dixon & Liv Procter, por “Keyboard Fantasies”
  • Rebecca Hall, por “Identidade”
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